sábado, 12 de março de 2011

Líder e equipe: doze sugestões para bons resultados


     
1-Uma equipe deve somar energias, independente da força de cada um. Deve ser igual, feita por pessoas desiguais. O líder é o eixo para carrear as energias, manter a igualdade e gerar produtividade qualificada.

2-Assunto prioritário, não mande recado. Líder deve falar diretamente ao executor em alto e bom som. Logo, se você tem um serviçal, dá uma ordem de execução de um trabalho e ele o repassa para outro executar, sinceramente, esse serviçal para lhe servir não serve...

3-Uma equipe pode até vencer com um líder leniente, mas será derrotada se o líder permitir a leniência!

4-Os componentes da sua equipe são como os dedos da mão. Você precisa de todos eles, individualmente ou em conjunto. Cada qual tem uma força e função específica, mas todos se completam. Logo, mãos saudáveis, que é uma equipe agregada e coesa, é sinal de um corpo também saudável (empresa), forte, produtivo, rentável.

5-Time de futebol que quer ser campeão não tem atletas “perna-de-pau”. Logo, uma equipe não será altamente competente até que, individualmente, todos os componentes o sejam!

6-Num debate com um liderado, se tiver razão, acalme-se e faça-se ouvir educadamente. Se enervar-se, e tiver que discutir, sua razão transfere-a ao outro.

7-Comandante que escolhe os melhores profissionais para formar o seu time dá o primeiro lance para memoráveis vitórias!

8-Atenção: uma equipe de aprendizes comandada por um profissional é mais eficiente que uma equipe de profissionais comandada por um aprendiz.

9-Uma equipe que dá ideias, dicas e sugestões para melhor performance dos trabalhos, e o líder ouve e acata, é uma equipe com dupla chance de sucesso.

10-Se a sua equipe tem funcionários novatos, cuidado: quanto mais longa é a inexperiência mais curta é a habilidade...

11-Não desdenhe nem menospreze funcionários humildes da sua equipe. Fique atento, pois há empregados surpreendentes: embora de poucos estudos, capazes de ideias geniais!

12-Mantenha-se atento com as despesas na empresa, elas são como redes no mar: prendem os pequenos peixes, mas os grandes atravessam-nas...

     Inácio Dantas
     Do livro © “Motivado para o Sucesso”


    Temas relacionados (Planejamento para reduzir impostos):
http://gestao-e-lideranca.blogspot.com/2010/09/planejamento-tributario.html 


    Temas complementares (Dicas para o sucesso pessoal):
http://gestao-e-lideranca.blogspot.com/2011/03/dez-reflexoes-para-motivar-seu-sucesso.html 


    Temas afins (Paz e felicidade):
http://inaciodantas.blogspot.com/2011/03/paz-e-felicidade-doze-dicas-para.html 

3 comentários:

  1. Não Concordo com o nº02 pois o líder delega uma tarefa a um funcionário que é totalmente diferente da função dele...cabe o líder saber delegar a tarefa certa para o funcionário certo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adriana, grato pelo seu comentário, pois os comentários servem para ampliar nossas opiniões e ideias. Quanto à sua discordância no No. 2, deixo um exemplo para vc refletir. Um técnico de futebol é um líder, líder do seu time. Imagine ele delegar uma tarefa (diretamente e em alto e bom som) para o "centro-avante" do time, para este se posicionar no ataque e fazer uma determinada jogada. No entanto, o centro-avante não o faz, e repassa a tarefa para o "médio-volante". Com certeza esse "centro-avante" será brevemente sacado do time.

    Abs.

    ResponderExcluir