quinta-feira, 17 de março de 2011

Parceria, compartilhamento: excelentes alternativa para os negócios


     Não existe ser humano onipotente. No mundo moderno todos nós dependemos dos outros, e os outros dependem nós. Parceria é isso: compartilhar esforços para multiplicar resultados!

     No mundo atual de múltiplos e espinhosos desafios, trabalhar sozinho para alavancar os negócios – e a vida -, é uma tarefa árdua, difícil, quando não até impossível. Contabilizar o sucesso requer esforço, dedicação constante e incansável. Por isso, ninguém de bom senso deve se considerar superdotado e autossuficiente e desprezar ajuda. Dividir tarefas e responsabilidades, lançando mão da Parceria, é excelente alternativa para estruturar a vida corporativa e pessoal. Com a Parceria alivia-se o peso dos custos financeiros, economiza-se energia física e abrevia-se o tempo de execução. Ao final, com menor esforço e desgaste, todos partilham a frutificação dos lucros ou do bem-estar social.
     Parceria são forças individuais operando em conjunto. É como uma equipe de futebol, onde os onze jogadores têm de formar um time coeso e entrosado. Cada um divide-se em onze, e os onze multiplicam-se em um. O sucesso do todo será o sucesso do individual. Se um jogador não estiver coadunado com os propósitos do time o placar poderá ser adverso. Por isso, todos são importantes para o êxito, pois são membros de um mesmo corpo.
     Por analogia, assim também será em qualquer outro ramo de negócio ou da vida. É mundialmente conhecido, por exemplo, a parceria/compartilhamento de informações simultâneas entre as plataformas Twitter, Facebook, Orkut, etc. Essas empresas estão presentes no mundo, e suas ações na bolsa de valores ascenderam aos bilhões de dólares... Outros tipos de Parceria que podem ser rentáveis: franquias, fusão, pool de empresas, patrocínio de pesquisa e desenvolvimento, venda, co-produção, montagem, etc. Temos ainda, no Brasil, um exemplo também bastante positivo que são as PPP- Parcerias Público-Privada, que, como o próprio nome diz, é a parceria da administração pública com o setor privado. E isso ocorre, entre outras atividades, nos setores prisionais, autoestrada, energia elétrica, leitos hospitalares, etc.
    Seguindo essa ideia de comprovado sucesso, que tal uma Parceria com os seus funcionários? Avalie que, se eles dispersarem forças e ideias, agirem cada um por si e não comungarem esforços em prol do mesmo fim – vendas e lucros -, o resultado final poderá ser negativo. E aí a garantia dos empregos e da saúde financeira da empresa estará em risco. Portanto, converse com eles a respeito, de repente pode ser uma iniciativa de ótima receptividade. Fale sobre Parceria:
    -da sustentabilidade. Parceria para enfrentar as crises e sair delas mais forte do que entrou;   
    -da colaboração em troca da estabilidade no emprego; da boa produção em troca do bom salário; do aumento do lucro e a possibilidade de participação no PLR.-Participação nos Lucros e Resultados;
    -para, num momento de doença ou imprevisto familiar, ter um braço amigo para socorrê-los, e   
    -da estabilidade. Para fixar-se na empresa, na função, e pela troca do suor de hoje por uma boa aposentadoria amanhã.
     Essa Parceria deve ser ampla, irrestrita. Deve envolver desde um simples faxineiro, passando pelo líder até o diretor. Todos, unidos, vestindo a camisa da mesma equipe – a empresa - e sob o brasão do mesmo ideal. Todos em busca da produção e do crescimento contínuo e sustentado, imbuídos do desejo de edificar uma companhia sólida, de concretização de uma marca e em escrever uma história de sucesso coletivo e individual.

    Inácio Dantas


    Temas relacionados (Mar-up, "lucro por dentro"):
http://gestao-e-lideranca.blogspot.com/2010/10/preco-de-venda-lucro-zero-pis-e-cofins.html 


    Temas complementares (Você é um estrategista):
http://gestao-e-lideranca.blogspot.com/2011/01/voce-e-um-estrategista.html 


    Temas afins (Sinergia no Trabalho):
http://inaciodantas.blogspot.com/2008/03/reflexes.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário