segunda-feira, 14 de março de 2011

Cansaço, Fadiga? Estresse? Lidere com o corpo e o ânimo renovado!

     Todos nós somos dotados de recursos próprios para enfrentar infortúnios. Cada qual, a seu modo, deve lutar usando sua força e perspicácia. O importante é mostrar ao mundo que é feito de uma fibra que se verga, mas não quebra! 

    Liderar equipes, onde o desgaste físico e mental é acentuado, é recomendável ao profissional refrear o pique e precaver-se contra a fadiga e o estresse. Responsabilidades, compromissos, ritmo de trabalho intenso, e situações onde, às vezes. tem de liderar e executar simultaneamente para dar conta das atribuições, ocorre uma sobreposição de tarefas e, ao dar por si, já está acometido desses males.
    Então, se você se enquadra nesse perfil, é daqueles que “não tem medo do trabalho”, traz a palavra “responsabilidade” gravada como uma lei a ser seguida, então só há uma coisa a fazer antes que seja tarde: desacelerar. Isso mesmo, pise no freio e controle a velocidade do corpo na execução dos trabalhos. O ritmo moderado entre esforço e ação é uma forma de conduzir-se ileso. De forma tranquila, com bom senso e sem prejudicar a excelência dos trabalhos. Exceder-se nas atividades laborais, esquecendo-se que o descanso é um contraponto para recompor as energias, pode ser danoso para a sua saúde. Avalie que a empresa o quer no auge da produtividade, esbanjando força, vitalidade. Se acaso adoecer você para - e a empresa continua sem você. Então o que fazer?
     Tenha sempre alguém, um profissional (sub-líder) capacitado que possa ser seu braço direito. Isso é atinente ao líder. Se não tiver, comece a prepará-lo. Você ainda vai precisar de um. Mantenha-o sempre inteirado dos serviços, ajudando-o, em stand-by, pronto para exercer a liderança se necessário. Quando o termômetro da carga de trabalho atingir o vermelho, e você sentir a pressão, acenda a luz de emergência e ponha esse profissional em campo. Não queira ser um candidato a herói, alguém que tudo faz e tudo resolve de forma monogâmica. Lembre-se do risco da fadiga e do estresse. Nesses momentos transfira as ações para o seu pupilo. Afaste-se dos holofotes e fique nos bastidores apenas orientando-o como, o quê, e quando fazer. Acompanhe o desenrolar dos trabalhos, mas com um envolvimento sutil; deixe-o assumir a intensidade das ações. Com isso irá se desgastar menos e descansar mais. Como resultado você ganhará um hiato de tempo para reverdecer as forças, recompor o equilíbrio e preparar-se para novos voos. Quem sabe até para um movimento para cima ou mesmo lateral na carreira. O importante é a descompressão para reavivar o ânimo. Aliás, ânimo é o que mais se necessita, pois é uma força que gera positividade e irradia entre os componentes da equipe, a qual, certamente, traz ótimos resultados numéricos na escala da produção.
    Lidere com a mente e o corpo saudável. Divida atribuições, multiplique resultados. Para a empresa, lucros e solidificação da marca; para você e seus liderados, prosperidade e bem-estar.

    Inácio Dantas 


    Temas relacionados (Apagar Incêndio...):
http://gestao-e-lideranca.blogspot.com/2011/03/apagando-incendio-resolvendo-problemas.html 


    Temas complementares (Sucesso individual e coletivo):
http://gestao-e-lideranca.blogspot.com/2011/03/dez-reflexoes-para-motivar-seu-sucesso.html 


    Temas afins (Cérebro em ação, riqueza em projeção):
http://inaciodantas.blogspot.com/2011/03/cabeca-vazia-cerebro-sem-acao-mente.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário