sexta-feira, 11 de março de 2011

Vinte e dois mandamentos de um líder, gestor ou comandante.

 



    Ao dar um serviço para ser feito, explique-o como fazer. Jamais ‘jogue-o’ nas mãos do executor, deixando-o à própria sorte, pois além do risco de boicote o serviço poderá ser feito errado.


   No curso das suas atribuições diárias acumulam-se os afazeres - agenda, reuniões, imprevistos de última hora – que, às vezes, você se esquece de refletir sobre como bem tratar seus liderados. E, nessas vezes, ao se dirigir a eles, imperceptivelmente acaba por se expressar mal, dizendo o que não deveria, perdendo a fleuma e revelando ser quem não é.
   Para que você possa refletir melhor nos momentos agudos, quando tem de tomar atitudes “não simpáticas”, elencamos algumas dicas a observar: 
  
1-Não mantenha na sua equipe funcionário mau-caráter, indisciplinado ou desagregador. Lembre-se, uma “laranja podre contamina a caixa inteira”.

2-Jamais ofenda um funcionário em público. Você demonstra autoridade, mas perde o respeito do ofendido e tem seu gesto repudiado pelos demais.

3-Evite envolver-se passionalmente com algum funcionário da sua equipe. Além dos aspectos legais (CLT) você terá alguém que pode se sentir privilegiado e lhe criar embaraços.

4-Evite proteger ou dar regalias a um funcionário ineficiente. Você perde com a improdutividade deste e desincentiva os que produzem.

5-Não privilegie um funcionário em detrimento a outro. Trate-os igualmente. Eles percebem essa distinção no trato, a qual pode influenciar no ritmo e na qualidade do trabalho.

6-Evite manter na equipe pessoas despreparadas ou incultas. Se você quer grandes trabalhos acerque-se de grandes inteligências.

7-Treine os membros da sua equipe. Una-os e promova cursos e palestras. Mantenha-os “nos trinques”, atualizados com a tecnologia moderna. Uma equipe unida e bem treinada será uma equipe vencedora.

8-Jamais puna um funcionário por uma irregularidade, fruto de um boato, ilação ou suposição. Antes, analise criteriosamente os fatos para decidir com justeza e correção.

9-Evite comentários depreciativos de um funcionário para outro. Breve, todo o setor estará sabendo. A “rádio-peão” é ágil e infalível...

10-Não tenha a presunção de que é o maior, o melhor, o infalível. O presunçoso que se julga invencível acaba sendo derrotado por sua própria presunção.

11-Evite demitir um profissional que aparentemente não se adaptou na função. Dê-lhe uma segunda chance. Transfira-o de função, horário, setor. Há casos de um funcionário péssimo em uma função e excelente em outra.

12-Exerça o comando como deve ser um líder: calmo, sereno, tranquilo. Não o faça sob o império do medo, “pressão” ou ameaças. Não menospreze ou ofenda moralmente um funcionário. Valorize-o e ele será leal; enalteça-o e ele será seu aliado.

13-Ao determinar um trabalho para um profissional hábil, não aceite o serviço pronto tipo “mais ou menos”, ou “quebra-galho”... Exija qualidade, de ótimo para cima.

14-Tenha sensibilidade no trato com funcionários de minorias étnicas, homossexuais, diferenças de religião, etc. Não caia no erro de fazer ironias ou desprezá-los. Antes, trate-os de igual para igual como pessoa e profissionalmente, respeitando suas opções e desigualdades.

15-Escolha um sub-líder na sua equipe, alguém responsável, capaz, de sua plena confiança. Prepare-o para que ele possa substituí-lo numa eventual ausência, ou mesmo para ser também um futuro líder.

16-Não misture negócios e amizade dentro da empresa no horário de trabalho. O lado profissional deve sempre se sobrepor ao particular. Não dissociar esse fato pode fazê-lo perder a voz da liderança.

17-Seja firme no comando e faça ver essa firmeza. Ao demonstrar fraqueza os outros se fortalecem e detêm o controle da situação.

18-Se você é bacharel ou doutor, diante dos mais simples dispa a toga da superioridade e nivele-se a eles quando o momento assim exigir. Tenha-os ao seu lado, e não dispersos, rivalizando suas ideias e contestando suas ordens.

19-Assim como você repreende um subalterno, de repente pode ser repreendido por um superior. Mantenha, sempre, a calma e o equilíbrio.

20-Não entre em sua sala ou setor e refestele-se em sua cadeira vendo o “tempo passar”, deixando suas atribuições para outro. Você é a autoridade e sua liderança é vital. A inércia nada produz e pode prejudicar o que for produzido.

21-Mantenha sempre um “canal aberto” com os líderes de outras equipes. Troque opiniões, ideias e sugestões sobre desenvolvimento de novas tecnologias, estratégias de compras e vendas, administração, etc;

22-Promova cursos e treinamentos aos seus funcionários que atendem o público. Funcionário bem treinado aumenta o movimento. O respeito e o sorriso são um excelente “cartão de boas vindas”. Bons funcionários e clientes satisfeitos sãob seu maior patrimônio!  

       Inácio Dantas

      Temas relacionados (De repente você é o líder...):

      Temas complementares (Motivações pessoais)

      Temas afins (Virtudes, defeitos...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário