domingo, 7 de novembro de 2021

Bom diálogo, bandeira de bons projetos, edificador de sonhos.


     Bom diálogo, bandeira de bons projetos, edificador de sonhos.

 

Bonito é ver lábios expressarem bom diálogo, arsenal de belas palavras projetadas entre a brancura dos dentes e a rosácea da boca, a flamular a bandeira dos sonhos na vibração dos sons...

 

Bom diálogo: bandeira de bons projetos... As palavras têm poder. A boca que bem as expressam, qual a régia bandeira de uma nação, é por extensão poderosa. Sair da planície do nada e subir o aclive dos sonhos, rumo ao cimo da montanha do tudo, a vitória, com o bom diálogo o peso é leve, o tempo rápido, a jornada prazerosa.

Com o bom diálogo obtém-se o “sinal de igual[1]” para conceitos heterogêneos. Você corrige erros, repara injustiças, apazigua, perdoa, compreende, é compreendido. Nada se resolve com o deserto de palavras ou o malversar. Esses, ao contrário, tiram-no do equilíbrio, perturba-o e desvia-o do caminho do sonho.

...edificador de sonhos. Como iniciar e dar o toque final na edificação dos sonhos sem o bom diálogo, dos arquitetos aos operários? A ausência ou silêncio em o que falar e ouvir, cria um biombo de concreto entre quem quer construir e quem constrói, e aí problemas se antecipam, soluções se postergam... O bom diálogo, ao contrário, acelera e facilita a fluência da obra. Embora o bom diálogo não tenha mais poder que o dinheiro, nem sempre o dinheiro tem mais poder que o bom diálogo: ele, o bom diálogo, é um meio de comunicação que une ideais, iguala diferentes, aproxima pessoas, consolida amores, as nivelam numa só linha de raciocínio afim de esclarecer dúvidas, obter o entendimento, construir sonhos e interesses.

Então, solte a voz, dialogue tendo bons verbos, substantivos, adjetivos... Ouça com bons ouvidos quem bem lhe falar bons sons. Bom diálogo é isso, “rádio comunicador” universal, uma mesma língua igual falando várias línguas diferentes, propulsor dos bons ventos que desfraldam a bandeira dos bons projetos, edificador dos sonhos, dos mais comezinhos aos mais bombásticos...

 

Como revelar o que se tem em mente, ir do sonho à execução mantendo-se a palavra presa na boca? Para hastear a bandeira dos bons projetos e edificar os sonhos, dialogue com boa articulação, desenvoltura, bom-tom. Fale, ouça, entenda, dê vida aos sonhos através do bom diálogo.

 

Inácio Dantas

Do livro “Construindo os próprios Sonhos” – www.agbook.com.br



[1] Sinal de igual: =

domingo, 31 de outubro de 2021

Quer conquistar seus sonhos? Livros! Use-os como ponte segura entre o saber e as conquistas.


Quer conquistar seus sonhos? Livros! Use-os como ponte segura entre o saber e as conquistas.

 

Você pode ir aonde quiser, mas com o saber vai ainda mais longe, numa viagem plácida, segura. Com a bagagem dos livros, a ponte que o transladará daqui ao outro polo ergue-se mais bela, robusta e seus sonhos estarão ao alcance das mãos, as conquistas serão mais rápidas, fáceis, tranquilas...

 

Livros, ponte segura entre o saber... “Quem não tem o saber trabalha muito e ganha pouco; quem tem o saber, ao contrário, trabalha pouco e ganha muito”... Quem transforma “pesadelos” em sonhos deleitáveis é, tão somente, livros e mais livros...

Não abdique dos livros, eles são, a um só tempo, “cimento, areia e pedra” para fazer o concreto e chantar os seus sonhos. E mais. Pode ser um turbinador de currículo, pois se você pretende realizar a tão sonhada carreira profissional e solidificar as bases do seu futuro, não há melhor ponte a ser percorrida do que os livros. Porém, se você tem aversão ao contato com esse precioso universo do conhecimento, prepare-se para enfrentar obstáculos, duros e difíceis: o tempo é exíguo e o espaço ínfimo para quem não busca nas páginas da leitura sua fonte do saber.

...e as conquistas dos sonhos! Livro é isso, usina geradora de conhecimento, bandeira da independência e libertação. Amigo e companheiro de todas as horas, sempre acessível, que abre-se a viagens interespaciais nas asas da imaginação... Se, abnegado pela leitura, você não dispensa um bom livro e sacia a sede do saber nessas águas claras, está se fortalecendo intelectualmente para enfrentar e vencer os mais inóspitos mares dos desafios.

Faça isso, tenha um livro à mão. Sempre! Abra-o, leia-o. Em cada página, pequenos mosaicos de conhecimento vão tomando forma e reverberando um arco-íris no céu, sobre a ponte segura do saber. Seja, amigo dele, conquiste-o, ele é amigo seu: aqueles que são conquistados pelos livros têm os sonhos mais conquistáveis do mundo!

 

Quantos caminhos para um sonho podem ser encontrados nas linhas mágicas de um livro! É como estar em oceano infindo, sem direção e ter uma bússola a orientar o norte, direção certa rumo à ponte segura das mais extraordinárias conquistas!

 

Inácio Dantas

Do livro “Construindo os próprios Sonhos” – www.agbook.com.br

 

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Dia 25 de Agosto, Dia Nacional da Educação Infantil



Dia 25 de Agosto, Dia Nacional da Educação Infantil

I-Professor, os alunos devem saber que...

(Professor, e seus alunos)

1-...Que seus bons conselhos em sala são espelhos translúcidos da sua boa conduta de vida!

2-...Que você, para múltiplas aulas não se fixa num único livro, mas em múltiplos livros para uma única aula...

3-...Que, quando alunos lhe perguntarem nos corredores da escola se “você trabalha ou só dá aula”, bem... você sabe o que responder...

4-...Que o seu saber deve compartilhá-lo integralmente. (Mestre, não carregue na mente o peso de ensinamentos que não ensinou!)

5-...Que, com a talhadeira do estudo e a marreta do saber transforma rochas de dificuldades em poeiras de soluções!

6-...Que, pior que o relaxo nos cadernos dos alunos, ausência nas aulas e a falta de estudo não é o zero no boletim da escola, e sim no boletim da vida!

7-...Que após a fase estudantil vem a fase laboral. Porém, se o aluno não sair dos livros às pesquisas, como teorizar a prática se não praticou a teoria...?

>> 

II-Professor, você está diante de um bom aluno quanto...

(Professor e alunos)

1-...Quando você coloca a matéria na lousa e ele entende antes mesmo de explicar.

2-...Quando uma boa explicação basta. E ele, o próprio aluno, dá vários exemplos para iluminar a explicação...

3-...Quando nos trabalhos e seminários ele é o “cara”. Se dele você espera o melhor, não raro surpreende-se com o excelente!

4-...Quando ele termina a lição corretamente e ajuda outros colegas com dúvidas a terminarem com correção. O saber é mágico, se multiplica quanto mais o dividimos!

5-...Quando ele não falta, é disciplinado e sempre um dos primeiros a chegar e o último a sair. Sua postura educada, caderno organizado, boas notas e frequência regular falam por si.

6-...Quando ele se candidata a representante de sala e é eleito por unanimidade. Educado, respeitoso, ativo e participativo, é um representante que representa e que não é representado...

7-...Quando ele estuda em aula e complementa os estudos em casa. É importante carregar livros nos braços e ter o saber na cabeça. A inépcia é a treva da mente: a sabedoria limpa-a, pule-a e deixa-a reluzente!

 

Prof. Inácio Dantas

Do livro “Guia Prático do Professor” – www.agbook.com.br

domingo, 8 de agosto de 2021

Dia 11 de agosto, “dia do estudante”


Dia 11 de agosto, “dia do estudante” – Dois temas valiosos:

1.Livros, estudos, sucesso...

Estudante:

1-O feito espetaculoso de um professor é fazer da espetaculosidade dos livros uma aula espetacular...

2-O livro é, hoje, farol solar aceso na sua profissão; sua profissão é, amanhã, luz a resplandecer na sua vida!

3-Um livro modifica o leitor e este modifica o mundo ao redor. O poder que emana das páginas de um livro faz quem o lê poderoso!

4-Mestres, aulas, livros, pesquisas... Jovens devem estudar agora e captar a sabedoria. Na maturidade o sucesso virá em a praticar.

5-Estudo e sucesso são como flores e espinhos, belezas encarnadas um ao outro. O livro é a haste de onde, bonitamente, brota aos olhos o futuro do leitor.

6-A melhor escolha que um estudante faz é trocar a balada por um livro. Este é saudável, não contém contraindicações nem provoca efeitos colaterais...

7-O sucesso que se obtém com um livro não é igual ao sucesso num jogo: este é breve como neve ao sol, aquele é eterno quanto a própria existência!

8-O livro é o mapa que contém os pontos cardeais do sucesso no porvir. Porém, muitos estudantes o deixam fechado na grande longitude dos olhos, na pequena latitude de uma estante...

9-Cada livro lido é um degrau que se sobe para atingir o patamar das conquistas. Sem leitura e sem o saber o chão é sempre íngreme e a disputa acirrada por um naco de qualquer coisa...

10-Entre o estudante e o sucesso há um caminho reto, plano, bem definido, iluminado: o estudo. Mas, atenção!, no meio do caminho há um professor, há um professor no meio do caminho...

>> 

2.Professor, aluno e a difusão do conhecimento:

1-Num debate, o conhecimento se está com você é um grande aliado, se está com o outro um grande adversário...

2-Só se contempla a imensa planície do conhecimento ao se abandonar o imenso abismo da ignorância!

3-As vitórias sofrem nocaute se, para enfrentar a luta, no corpo os bíceps não receberem os tônus do conhecimento!

4-Sobre o dorso do corcel alado do conhecimento galopa-se para onde quer, pois tem-se nas mãos as rédeas do mundo!

5-Na renhida disputa pelas douradas oportunidades, um passo de conhecimento chega mais longe que mil passos de insipiência!

6-O conhecimento, mesmo pequeno, tem corpo forte e saudável. Já a estultice é igual corpo inflamado: grande, mas frágil e doentio...

7-Estudar com professor é, na “Fórmula 1” do conhecimento competir com uma “Ferrari”; estudar sem professor é competir com um “fusquinha”...

8-Sob intempéries, no jardim árido do estudo escolha os melhores livros para ler e, na primavera do futuro colherá a fina-flor do conhecimento!

9-Conhecimento 100%? Sempre há muito a aprender, muito a ensinar, eis que na rotação dos livros o conhecimento faz uma translação infinita!

10-Nem todo aluno que pesquisa e lê bons livros adquire bons conhecimentos, mas todo aluno que adquiriu bons conhecimentos pesquisou e leu bons livros.

Prof. Inácio Dantas

Do livro: Guia Prático do Professor, por Inácio Dantas - agBook - O seu livro Publicado 100% gratuito e sob demanda

 

sábado, 3 de julho de 2021

“Motivação pessoal” - Ative essa energia, ela pode levá-lo a grandes realizações!


Nesse momento de pandemia, a retomada da economia quer “Motivação pessoal” - Ative essa energia, ela pode levá-lo a grandes realizações!
 

1.Define-se motivação como “espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento” (Michaelis)

O primeiro impulso para motivar-se para a vitória é estar motivado consigo mesmo. Quando estamos em alto-astral, felizes, de bem com a vida, irradiamos boas emanações que contagiam todos à volta. A expressão no semblante, as ideias pensadas, as palavras que dizemos, os movimentos físicos tudo vem carregado de simbolismos positivos cuja boa-energia é detectada e assimilada pelos nossos opostos. Com isso, há uma imediata empatia entre nós e eles, que repercutem no senso de humor, no estado de espírito e até no estreitamento de amizades e objetivos.

Seja em casa, no trabalho, ou em local público, as pessoas reagem ao ver-nos em função de uma reação cognitiva, ou seja, se estamos agressivos irradiamos agressividade, se estamos tristes irradiamos tristeza, se estamos alegres irradiamos alegria. Por isso, é fundamental você estar alegre, tranquilo, senso de humor receptivo, motivação a mil.

 

Relacionamento. Relacione-se com astral positivista - cara, sorriso, voz –, mostrando viver a vida com matizes multicoloridos e não em preto-e-branco. E mais. Mantenha o pensamento elevado, com objetivos reais, pois são motivadores em potencial para a realização das mais complexas obras. O que pensa e o que produz um profissional que se dirige ao seu trabalho sem motivação, de “pneus arreados e faróis baixos”, querendo logo que o dia acabe pois sua disposição é nula? Com certeza seu cansaço será rápido, sua paciência “zero” e sua produtividade abaixo do padrão.

 

2.Motivação, força íntima rumo às realizações.

Não é unicamente o salário percebido o indutor da motivação. Ele é um componente. Faz-se necessário, paralelamente, algo que motive o seu “eu” interior, como a autorrealização, a satisfação íntima, o contentamento, a alegria, o sentir-se prestigiado no grupo, a percepção que seu trabalho está agregando resultados ou propiciando melhorias às pessoas e que há um reconhecimento notório do valor e da importância do que faz. Esse conjunto de fatores eleva a autoestima e nos leva à busca da superação, a produzir cada vez mais, com melhor qualidade e e maior quantidade.

 

3.Energize suas motivações.

Qual o tempo de duração e o tamanho da motivação? Ela pode ser breve qual um lampejo ou ter duração atemporal; pode ser do tamanho de cada um ou ser infinito quanto os seus sonhos. Seja como for, enquanto você sentir a efervescência pulsante da motivação dentro de si, busque o melhor, o ótimo, o espetacular.

Evite rebaixar o status da qualidade do que faz. Não aceite o “quebra-galho”, o “mais ou menos”, nem se satisfaça meramente com a praticidade das coisas, tipo “garibada”, ou “do jeito que tá, tá bom...”, ou ainda recorrer ao expediente de “fazer um puxadinho”, coisas com qualidade duvidosa, unicamente para reduzir gasto e abreviar tempo. Vá na contramão dessas alternativas. Pense e aja assim: “para os outros que seja como eles querem; para mim, não, que seja como eu quero: o melhor!”.

 

Prof. Inácio Dantas

Do livro “Semeando Dias Felizes” - www.agbook.com.br

  

domingo, 27 de junho de 2021

Inteligência: não a desperdice nas estradas vazias do nada...


BREVE REFLEXÃO PARA “USAR A MASSA CEREBRAL” EM PROL DE SUA EVOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO.

Inteligência: não a desperdice nas estradas vazias do nada...

“O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força.” (Provérbios 24:5)

É ainda mais sábio aquele que não empresta sua inteligência ou força à arquitetura de ideias inúteis ou obras que possam desagregar pessoas; antes, usa-as para somar e gerar coisas que sirvam à melhoria da sua própria vida e a dos demais.

Essa riqueza mental que você possui, metal-superprecioso chamado inteligência, é uma dádiva celestial para ser carreada aos feitios que promovam a paz, a integração, o bem- estar mundial. O intelecto humano deve ser usado para desvendar o desconhecido, lançar luz às dúvidas, criar, recriar, reformar, inovar... O homem não deve fazer da inteligência estradas esquinadas, íngremes, sem saídas. Ao contrário, deve preencher abismos, terraplanar montanhas, remover pedras e seguir reto e suave; deve alargá-las com a boa conduta e o correto proceder, pois outros virão e usufruirão do mesmo feito. E, à cada passo, deixar como legado um primor de obras que permitam a completude do semelhante.

O tempo é ágil, os pensamentos voláteis. Essas duas variáveis devem equacionar-se para um perfeito cociente. Perder instantes valiosos na produção de obras infrutíferas é ouro líquido que se esvai na lama e não mais recuperado.

Tenha por concepção que para um bon-vivant a inteligência e a força devem ser manuseadas para carpintar os mourões de um mundo melhor, pois é desse mundo que você e sua família felicitadamente compartilharão.

Ao usar a inteligência e a força para remover empecilhos e solidificar boas causas, com certeza seus dias terão o brilho da prosperidade. A inteligência é uma semente de ouro de mil quilates que pode ser semeada, e frutificada, a qualquer momento na terra-fértil da sua mente. Isso só depende de você.

 

Inácio Dantas

Do livro “Semeando dias Felizes!”

www.agbooks.com.br


domingo, 20 de junho de 2021

Dia 27 de junho, “Dia Nacional do Progresso”


Dia 27 de junho, “Dia Nacional do Progresso”

Você, peça central da máquina do progresso próprio.

É momento de “Ordem, Trabalho e Progresso”. As dificuldades impostas pela pandemia devem ser superadas com estratégias que resultem na proteção da saúde, continuidade da vida e subsistência. Algumas considerações para reflexão:

1.Evolução na carreira escolhida.

O mundo é uma máquina fantástica a produzir novidades, a transformar coisas e lapidar pessoas. É um processo cíclico, onde destrói-se e reconstrói-se, inventa-se e reinventa-se... O que é hoje, amanhã “já era” ou então se reciclou nos laboratórios da modernidade. Nessa roda-viva contínua, a todo instante novos profissionais despontam em todas as áreas e setores da economia em busca de trabalho – e de sucesso.

Esse é o mundo que vivemos. Você respira o oxigênio de um novo tempo. E, obviamente, é um dente dessa engrenagem bem azeitada, máquina que não para de girar e produzir riquezas.

Porém, há um quesito a avaliar: não basta você ser “mais um”. Há que ser aquele” que diz o que fazer e não que ouve o que é para ser feito”. Sim, você detém a pedra-filosofal da decisão, pois dita as ordens e coordena os trabalhos. Por isso não permita, em sua mente, haver mais interrogações que exclamações. É importante estar sempre conectado com as artes, ciências, novos produtos e serviços, tecnologia de ponta... Para isso aja, interaja, participe e seja aquele que projeta a máquina e não o que aperta os botões.

2.Potencial profissional.

A partir do momento que você considera que está na profissão certa, que é hábil e talentoso no que faz, que tem vivência e competência e que é importante no time da sua corporação, é certo pôr em prática esse potencial realizador gerando obras com excelência. A ideia de “produzir na exatidão do lhe pagam” está ultrapassada e não deve fazer parte do seu modo de ser. Sim, os paradigmas mundiais mudaram, há que extrapolar os feitos. Você deve exceder seu potencial, seja em quantidade ou qualidade, e a avaliação virá na esteira da meritocracia. Logo, o quantum irão lhe pagar será consequência.

3.Você, “o profissional certo na função e no local certo”.

Com a união da habilidade e o bom ferramental obtém-se a simbiose da perfeição da mão-de-obra. É nesse estágio que se produzem obras-primas e best-sellers. Imagine, ao contrário, um bisturi nas mãos de um carpinteiro, ou um mecânico de carros tentando uns passos de balé clássico...

4.Ao encontro do progresso.

Decodificar o mapa do tesouro para chegar ao baú das riquezas é um esforço que você empreenderá todos os dias. Porém, é imprescindível que a história desse esforço seja escrita com a tinta dos bons métodos, atitudes e comprometimento com o logotipo da empresa que defende e com os símbolos nobres da sociedade.

5.Reflexão.

Toda máquina para funcionar com perfeição há que ter todas as peças funcionando sincronicamente. A máquina são os negócios, os empreendimentos, fazedores do progresso, e você a peça central, o operador que irá transformar barras de aço em lingotes de ouro.

Inácio Dantas

Do livro “Você, Líder do seu Sucesso!” – www.agbook.com.br

 

 

sábado, 12 de junho de 2021

Comunicação & Internet: neste momento de pandemia, as redes sociais são opção de alavancar trabalho e estudo. Duas dicas importantes:


Comunicação & Internet: neste momento de pandemia, as redes sociais são opção de alavancar trabalho e estudo. Duas dicas importantes:

 

1.Comunicação: boas palavras fazem a diferença. 

Uma piada de mau gosto, um gesto insociável, uma frase mal formulada, podem ferir suscetibilidades e despertar reações de desaprovo. É reativo, instantâneo. A mente age negativamente quando o olhar vê o reprovável ou a audição capta frases indesejadas. Às vezes fazemos o impensado, ou o que dizemos, no trajeto da boca aos ouvidos alheios, toma um caminho no ar e acaba surtindo efeito diferente do desejado...

Você, no entanto, ao se expressar está imbuído de bons propósitos, de querer ser receptivo, agradável, brincalhão. Para o outro, ao contrário, sua fala e movimentos não passam de ironia, e daí aflorar respostas abruptas é um passo.

Cuidado. Ao perceber um ato-falho, desculpe-se. Cesse de imediato o mal-entendido. Explique-se, corrija-se e não deixe alongar-se o assunto. Faça-o compreender que foi uma questão de semântica, e não foi bem o que você disse o que ele ouviu...

A comunicação é a base das boas relações interpovos. Não há entendimento coeso quando a mensagem é falsa, dúbia, incerta, ininteligível. Há que ter o rótulo da unidade, da verdade, da clareza. Por isso, concatene as ideias: pense antes de agir ou falar e não aja nem fale antes de pensar. Evite palavras chulas quando o assunto é vital e não fale rebuscado em momentos de descontração.

Seja através da voz, da expressão corporal ou da cinestesia, bem se comunicar tem como efeito o entendimento, a equanimidade de ideias, a união de pessoas heterogêneas, e, enfim, a construção de projetos e a edificação do sucesso.

Ao falar, com a boca ou o corpo, comunique-se em alto nível, não o faça jogando palavras desconexas, qual folhas secas ao vento que se perdem sem rumo... Fale firme, com conteúdo, princípio, meio, fim. Ao comunicar-se, faça das palavras ouro na sua boca quando fala e pérolas nos ouvidos de quem o ouve!

 

2.Internet: use-a para investir no seu sucesso!

Com a expansão dos meios digitais, os relacionamentos interpessoais e interempresariais evoluíram, se modernizaram e se globalizaram. Sobretudo no âmbito das vendas e serviços. O que era há quinze, vinte anos atrás, caiu em desuso ou foi readequado e aperfeiçoado. Como exemplo dessa “readequação” há o “Jornal do Brasil” (JB) que deixou de ser publicado em papel para ser publicado e “entregue” digitalmente na tela do computador. Vários outros jornais e revistas, no Brasil e no mundo, também passaram a disponibilizar aos leitores, além da forma impressa a forma digital, numa dupla oferta de seus produtos/serviços. É a Internet mudando paradigmas. Dinâmica, ágil, barata - e em todo o planeta.

Com isso, em termos digitais, um novo canal foi aberto nas atividades e-commerce. Com o barateamento dos computadores/banda-larga, as vendas eletrônicas avançam e tomam espaços significativos. As negociações, através dos sites pontocom, crescem em progressão geométrica, numa combinação baixo custo & altas vendas.

Todavia, para que essa engenhosidade eletrônica funcione a seu favor, é imprescindível focar criteriosamente o perfil do elemento humano que fará parte da sua equipe. Exigir competência, disciplina, técnica, fidelidade, comprometimento é, com essas qualificações, estruturar uma equipe pronta para criar e inovar, realizar sólidos negócios e ouvir o tilintar da caixa registradora!

Aproveite a Internet, ela está “no ar” de domingo a domingo, ininterruptamente, e não tem botão “desliga’. O sucesso individual, ou de uma equipe, pode ter seu nascedouro na rede “www”. Olhe com olhar arguto esse nicho que cresce dia a dia. E não desperdice navegações fora do radar dos negócios, pois além de perder tempo você se afasta irreversivelmente da liderança do sucesso.

 

Inácio Dantas

Do livro “Você, líder do seu sucesso!” – https://bit.ly/2A9h0gA

 

sábado, 22 de maio de 2021

O momento atual é de grandes desafios e competições. Assim, a receita é: “Autoaperfeiçoe-se e empreenda seu próprio sucesso (‘Queira, você pode’)!”


O momento atual é de grandes desafios e competições. Assim, a receita é: “Autoaperfeiçoe-se e empreenda seu próprio sucesso (‘Queira, você pode’)!”

 

Não deixe para depois o que pode fazer agora”: esta máxima é antiga, mas atual e verdadeira. Tempo perdido é riqueza jogada no bueiro... A “dica” é: corra atrás dos seus sonhos, realize seus planos e projetos, seja vitorioso. Mas, para sagrar-se vencedor, outra “dica”: autoaperfeiçoe-se. A disputa existe, é tensa e quem sair na frente chega primeiro – e ocupa lugar privilegiado no ranking global.

 

i.Autoaperfeiçoando a si mesmo. Invista em você, qualifique-se. Seja o que quer ser, faça o que quer fazer, conquiste o que quer conquistar. Por que não? Você pode, sim senhor! Mas, aja rápido e determinado. Use atalhos (lícitos) para “chegar lá”. Cansaço? Preguiça? Nada disso! Encoraje-se: o campus da faculdade é receptivo e aprazível, local onde borbulha cultura, saber, conhecimento.

Se for o caso, mude de curso, de instituição – não estude o que não assimila, simplesmente para ter o status de bacharel. Estude, isto sim, para transformar-se, absorvendo conhecimentos que o impulsionem, não só à formatura, mas sobretudo ao domínio de técnicas e procedimentos, burilando seu autoaperfeiçoamento. Mas, atenção, sempre dentro do que você busca para si, dos seus sonhos, onde você encontra sua realização e completude. O dinheiro? Não se preocupe, ele vem como complemento dos seus feitos.

Não trabalhe no que não o faz realizado. Poupe tempo, gastos, massa cefálica...

Prepare o canteiro dos seus sonhos e construa sua obra. Talvez na mesma empresa (Mudança linear, ascensão...), ou em outra filial ou até mesmo em outra empresa, e, quiçá, num negócio próprio...

 

ii.Microempreendedor individual-MEI.  A Lei Complementar nº 128/2008 que alterou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123/2006) cria a figura do Microempreendedor Individual. Essa é uma opção, fácil, baixíssimo custo (impostos, contador, papelada...) para você constituir seu próprio negócio, ser seu próprio patrão. No portal do Empreendedor você pode “abrir” sua empresa, em questão de minutos, ter seu próprio CNPJ, emitir nota-fiscal e iniciar sua atividade.

Grandes negócios começam pequenos...

Quer um baita incentivo? Então veja o exemplo do estadunidense Bill Gates, multibilionário, dono da Microsoft, uma das maiores corporações do mundo na área de tecnologia da informação (Dona do Windows). Ele começou humildemente “numa pequena garagem”, e, com muito trabalho e inteligência hoje é um expoente mundial.

Autoaperfeiçoar-se: ponha isso no seu crânio como objetivo financeiro, de ser e viver. Se se sentir pronto para alçar voo próprio, abra sua MEI e expanda seu talento, dê luz à sua criatividade, energize sua força de trabalho, produza bens e serviços e tenha uma existência alicerçada nos seus próprios passos, uma trajetória segura, longeva e feliz.

 

iii.Você no mercado de trabalho – “o (a) melhor”. Autoaperfeiçoar-se é palavra da vez, arma de sobrevivência na selva das competições.

Hoje, nesse mundo competitivo, um profissional quer “ser melhor que outro”, seja em que função ou atividade for. Essa qualificação, no âmbito das ciências econômicas, está no rol das “Estruturas de Mercado” e denomina-se “Concorrência Monopolística”. Ora, quem é o “melhor” tem melhores ofertas de trabalho, maior demanda por sua mão-de-obra e melhores salários. Um exemplo típico é o CR7, o português Cristiano Ronaldo, já eleito o melhor jogador de futebol do mundo: seus ganhos são astronômicos, associado ao prestígio internacional. Ou ainda, a cantora estadunidense Taylor Swift, uma cantora que supera milhões de discos vendidos, acumulando fortuna imensurável.

Empreender o próprio sucesso é interessante porque você pouco depende dos outros e muito de si mesmo. Basta você querer e propor-se a esse desafio. Essa mensagem é para pô-lo otimista, arregaçar as mangas e entrar em ação, afinal, “querer é poder!”.

 

Inácio Dantas

Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”

www.agbooks.com.br

sábado, 17 de abril de 2021

Dia 21 de abril: “Dia Mundial da Criatividade e Inovação” - Você, “Turbinando” o conhecimento e aperfeiçoando-se.


Dia 21 de abril: “Dia de Tiradentes” e também:

“Dia Mundial da Criatividade e Inovação” - Você, “Turbinando” o conhecimento e aperfeiçoando-se.

 

A energia que irradia do conhecimento eleva o homem do chão “terráqueo” ao “marciano”. Nada bem-feito se faz sem boas doses de estudo, pesquisa, trabalho... Não espere, pois, que o conhecimento se desprenda das páginas dos livros e se fixem no seu cérebro como telepatia. Livros? Não se iluda em tê-los em casa e não os ler, simplesmente para admirar ou enfeitar a estante...

 

 Conhecimento é o trem-motor que puxa o vagão da evolução do mundo. E não importa de qual fonte provém: livros, professores, pai, mãe, amigos..., se é um conhecimento adquirido nas “ruas”, se é empírico[1] ou mesmo se você é autodidata... Todo conhecimento absorvido concorre para aumentar e expandir o saber, e com ele o burilar do aperfeiçoamento.

Mas, só o saber por saber é pouco para quem quer extrapolar, ir além, romper barreiras além do alcance das mãos, do olhar... Ultrapassar as fronteiras do conhecimento, por que não?... Aqui fala-se em engendrar ideias e produzir obras, ser um destaque “além-mares” no âmbito do que faz, ter seu nome inserido no rol dos notáveis.

 

“Turbinando” o conhecimento/aperfeiçoamento.  “Extrapolar” significa sair do “ponto zero” de partida do estudo e chegar ao laurel da premiação. Exemplos para “turbinar-se”:

·         Escrever um livro com conteúdo inédito.

·         Elaborar um trabalho escolar em altonível, que seja destaque na Instituição.

·         Publicar um Artigo, uma Tese, um Ensaio.

·         Ser Colunista/Articulista de jornais e revistas.

·         Criar um bem ou serviço de utilidade pública/social.

·         Lecionar – (Professor, Treinador)

·         Ser Palestrante.

·         Mestre de Cerimônia.

·         Etc.

 

“Ir além...”[2] O estudo está pronto? O projeto delineado? A ideia implementada? O bem/serviço é um sucesso?... Então, nem pense em achar que, agora, pode sentar-se no trono da comodidade, olhar o feito com o senso de “missão cumprida” e que nada mais resta por fazer - apenas amealhar os lucros e pronto... Você deve prosseguir, “ir além”, prospectar novos negócios, realizar novos estudos, novos projetos e fazer fluir novas ideias e produtos. Turbinar o aperfeiçoamento significa, incansavelmente, buscar o sonho do inédito e trazê-lo ao mundo real.

 

 “Romper barreiras” - aprendendo com trabalhos acadêmicos. As “barreiras” do desconhecido são rompidas com o saber. Ou existe outra forma de “chegar lá” sem mergulhar no mar dos livros e nadar de braçada nas ondas do estudo?

Trabalhos acadêmicos solicitados pelo professor, tanto para compor o conteúdo curricular do semestre quanto para atribuir nota, são “braçadas” vigorosas e importantes para turbinar o conhecimento. E se você estiver inserido nesse contexto, não “faça corpo mole” nem apresente trabalhos pífios. Você nem imagina como aprende, desenvolve aptidões e aperfeiçoa-se ao realizar, às vezes simples, um trabalho e apresentá-lo em sala de aula.

Alunos que “rompem as barreiras” da pesquisa e produzem esses trabalhos, não só na teoria mas também no campo prático, em geral se destacam e conseguem, além da boa nota na elaboração, aprender e até mesmo implantar na empresa pesquisada o objeto do seu estudo.

É um tempo precioso que desperdiçam alunos que fazem trabalhos “sem alma”, sem pesquisa fundamentada e até mesmo mal impressos e encadernados. E, pior ainda, quando são trabalhos “plagiados”...

A sala de aula é um centro de formação de profissionais que irão, em breve, estar no mercado de trabalho disputando “palmo a palmo” seu espaço. E irão, com sua expertise, pôr em prática suas profissões e oferecer serviços para a sociedade. E, óbvio, com a proficiência e um currículo escolar com excelentes notas terão um passaporte para, além de colocações em grandes empresas, montar seu próprio negócio com excelência. 

 

Inácio Dantas

Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”

Adquira em www.agbook.com.br



[1]Empírico: conhecimento adquirido através da observação, ao longo do tempo.

[2]“Quando penso que cheguei ao meu limite descubro que tenho forças para ir além.” (Pensador.com)

quinta-feira, 18 de março de 2021

#2V - Vídeo (2) de "dicas" sobre Líder/Liderado


Vídeo com "dicas" envolvendo Líder/Liderados. Essas dicas estão presentes no livro "Guia prático do Líder", que você que milita nessa espinhosa missão de inter-relacionar-se com profissionais, deve ter como "guia" para mitigar problemas e aumentar soluções no trato humano/profissional. O livro tem 85 temas e 850 "dicas", e vc o encontra no portal www.agbook.com.br. IMPERDÍVEL!

sábado, 13 de março de 2021

Ninguém “move o mundo” sozinho. Líder e sua equipe, em sincronia, resulta trabalhos espetaculares.


Ninguém “move o mundo” sozinho. Líder e sua equipe, em sincronia,
resulta trabalhos espetaculares.

 

É fundamental, ao liderar uma equipe, incentivar a troca de ideias, opiniões, sugestões, experiências. Determinados trabalhos, que parecem repetitivos e estáticos, podem ser dinâmicos e fluentes. Podem, pela própria natureza, haver mais de uma forma de execução. Para isso perca alguns minutos do seu tempo com os membros da equipe; fale, ouça, interaja, repasse as rotinas. Do início ao fim do processo produtivo, ou administrativo, pode haver fases a serem criadas, implementadas, modificadas ou até mesmo suprimidas em prol de uma maior eficácia. Use toda sua expertise na área para tirar o melhor proveito da mão-de-obra e dos processos produtivos.

Simultaneamente, é uma boa política estabelecer um bate-papo amistoso, focado no trabalho, com os profissionais mais qualificados. Vá aos postos de trabalho e converse com eles, individualmente. Você se surpreenderá, por exemplo numa ferramentaria, com a sabedoria técnica de um mandrilador veterano. Como ele sempre foi ”mandado” e nunca “ouvido”, guarda para si experiências e segredos acumulados de como mandrilar um ferramental de alta complexidade com a mesma qualidade e em metade do tempo usual. E isso ocorre com frequência. Imagine quanta economia hora-homem-máquina, menor exaustão dos equipamentos, redução de insumos e de energia elétrica, etc, pode ser obtida, aliada ao rápido faturamento do serviço.

De forma simples e cordial, ouça o ensinamento de profissionais que vivenciam a penosa missão de transformar barras de ferro em obras de arte. A sabedoria deles é resultado de muito suor, reflexão e observação, e de uma inquantificável soma de horas de trabalho. Certamente, por menores que sejam as informações que obtiver, você descobrirá formas mais rápidas, ágeis e eficazes para chegar ao ponto perfeito de um serviço. E nessa interação irá agregar conhecimento, expandir mais a fronteira do saber e entrelaçar ainda mais a amizade com a equipe.

 

Uma equipe é reflexo do seu líder. Líder capaz, equipe capacitada; líder calmo, equipe tranquila; líder amigo, equipe amistosa; líder participativo, equipe produtiva. Ao estar “junto” com os liderados, o líder forma um todo, um time homogêneo, pensando e agindo com um só cérebro e um só corpo, afinadamente, obtendo, assim, quantidade com qualidade.

 

Prof. Inácio Dantas

Do livro “Você, líder do seu sucesso!” – www.agbook.com.br

 

segunda-feira, 8 de março de 2021

União: força-motriz que acelera o sucesso!


Não é hora de individualismo, é hora de união.

União: força-motriz que acelera o sucesso!


União na convivência diária ou no trabalho, é um agregador de rápidos e bons resultados. Aquele que cultiva a semente da união tem no peito um canteiro com inesgotáveis mudas de felicidade!

Você se considera importante, sábio, participativo? Seja qual for a resposta, você será ainda mais se estiver aliado a alguém ou a um grupo, com objetivos claros e definidos para a realização de um projeto.

Um time de vôlei é uma união de atletas. Ninguém ganha o jogo sozinho. Cada qual deve dar o máximo de si em prol da agremiação que defende. Ou todos ganham, ou todos perdem, não há empate. Por isso, a unicidade das forças, pensamentos e ações devem estar comungadas, com um técnico regendo o time como um maestro rege uma orquestra.

Você sozinho é um remador na canoa, conduzindo-a sobre as ondas da sorte. O ponto futuro a ser encontrado será uma conjectura que poderá ou não se realizar, afinal que efeito produz uma simples gota d’água no oceano? Porém, unida em forma de ondas, sua força produz um tsunami!

Avalie que trabalhos que executamos sozinhos são gerados por uma força isolada. Temos nosso potencial, mas ele está limitado a uma cabeça e um corpo. Quando nos unimos em equipe[1], várias cabeças e várias mentes pensantes, a força se soma e as ações se multiplicam. E havendo harmonia e união, a equipe tende a ser integrada, coesa, vencedora.

Exemplo de união em prol de uma meta comum, que é a sobrevivência, podemos aprender com as formigas. Cada qual exerce uma função, feito uma equipe treinada e motivada. No grupo das formigas há dois tipos: os operários e soldados. Nas atribuições dos operários há as cortadeiras, que ficam nas laranjeiras cortando as folhas, e as carregadeiras, que recolhem as folhas no chão e as levam para os formigueiros. Elas trabalham em sinergia, tipo “um por todos e todos por um”. Ao final, toda a comunidade se beneficia igualmente.

Ações individuais, como se tudo soubesse e tudo pudesse, é, em certos momentos, produzir com desgaste físico, desperdício de energia, insipiência na produção. Quantos milhões são sucateados por manipulação humana inadequada? Desunião, seja um par, uma equipe, é um caminho que rapidamente leva ao fracasso. União, ao contrário, é coesão, energia concentrada. União são forças somadas num só propósito e num só movimento para erguerem, juntas, a alavanca do sucesso.

 

Inácio Dantas

Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”

www.agbook.com.br

 



[1] “Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios.” (Henry Ford).

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Organização: agenda organizada, eficiência, produtividade, lucros.

 


Pandemia: aos poucos a vida vai se (re)organizando. E você?

 Organização: agenda organizada, eficiência, produtividade, lucros.

Não confie sempre na memória, às vezes ela falha. Anote, registre fatos e dados importantes (datas, reuniões, eventos); mantenha seu ambiente de trabalho organizado e tenha como retorno alto índice de eficiência produtiva.

 Quem trabalha com seu fluxo produtivo organizado, tanto no âmbito dos fatores da produção (matéria-prima) quanto no administrativo, obtém melhor performance na execução dos produtos ou serviços – custos e qualidade. Mentalize esse conceito. Imbuído do senso de organização, e com os olhos no gráfico das vendas e lucros, mantenha o pique organizacional e siga em busca da maximização dos resultados. Lembre-se, o “único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário” (Einsten).

Organize-se. Mantenha seus compromissos em dia. Evite improvisar. Anote, faça uso de computadores, agendas, post-its e lembretes, pois não convém ficar à mercê da memória, às vezes ela falha.

Organize seus arquivos, pastas, fichários, “arquivo-morto”, etc. Mantenha-os com identificação de conteúdo, data, hora, etc, em ordem cronológica. Um cuidado especial com os documentos sigilosos, mantendo-os sob chave. Outro cuidado também importante é com os dados e documentos registrados na contabilidade, os quais têm exigibilidade fiscal de pelo menos cinco anos. Guarde em ordem de vencimentos seu “contas a pagar”. Títulos pagos arquive-os de forma a serem acessados facilmente em caso de imprevisto com os fornecedores. Da mesma forma, tenha seu “contas a receber” em perfeita ordem, assim na hipótese de atrasos ou ausência de pagamento poder acionar a cobrança de imediato.

Organize o fluxo produtivo. Quantidade e ritmo dos insumos e matérias-primas aplicadas na produção. Pense que “rebarbas” em demasia, operações ineficientes (peças “mortas”), morosidade nas etapas produtivas, geram acréscimo de custo, perde-se tempo, retarda-se o faturamento e reduz os lucros.

Algumas dicas:

-Selecione, organize e defina as tarefas do dia;

-Planeje o quanto de mão-de-obra e material serão necessários (uma pessoa ou uma equipe) ou q quantidade material (“x” ou “y” quantidade) e o quanto de recursos financeiros;

-Estabeleça os métodos para execução (Equipamento, ferramental, maquinário), se próprio ou terceirizado;

-Defina o tempo demandado – (Início e final. Horas, dias, semanas, etc);

-Estabeleça um “plano B” para o caso de imprevistos;

-Antecipe-se aos fatos. Não se acomode, não deixe acontecer para depois agir. Acerte as velas ao vento para o rumo certo. Mantenha-se informado da execução dos projetos, tempo, custos e receitas. Atualize-se sempre que houver alterações no âmbito operacional. Disponha de material de apoio (planilhas eletrônicas, relatórios e softwares) para compilar as informações e ter tudo à mão com segurança e rapidez.

-Crie ou reorganize rotinas para o melhor fluxo dos trabalhos. Com isso você perceberá “gargalos” e evitará a falta ou a repetição de operações. Isso lhe permitirá racionalizar tempo e economizar insumos, despesas variáveis e mão de obra. Considere a possibilidade das técnicas:

-Custo de Oportunidade - Tenha em mente o objetivo da “economia de escala”: Produzir mais, em menos tempo, com o menor custo possível.”

A boa organização é o êmbolo propulsor do seu sucesso. E isso depende da sua proação, olhar “fino” e ajustes que permitam, depois de muito esforço e comprometimento, um trabalho bem feito e resultados excepcionais.

 

Prof. Inácio Dantas

Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional” – www.agbook.com.br