sábado, 17 de abril de 2021

Dia 21 de abril: “Dia Mundial da Criatividade e Inovação” - Você, “Turbinando” o conhecimento e aperfeiçoando-se.


Dia 21 de abril: “Dia de Tiradentes” e também:

“Dia Mundial da Criatividade e Inovação” - Você, “Turbinando” o conhecimento e aperfeiçoando-se.

 

A energia que irradia do conhecimento eleva o homem do chão “terráqueo” ao “marciano”. Nada bem-feito se faz sem boas doses de estudo, pesquisa, trabalho... Não espere, pois, que o conhecimento se desprenda das páginas dos livros e se fixem no seu cérebro como telepatia. Livros? Não se iluda em tê-los em casa e não os ler, simplesmente para admirar ou enfeitar a estante...

 

 Conhecimento é o trem-motor que puxa o vagão da evolução do mundo. E não importa de qual fonte provém: livros, professores, pai, mãe, amigos..., se é um conhecimento adquirido nas “ruas”, se é empírico[1] ou mesmo se você é autodidata... Todo conhecimento absorvido concorre para aumentar e expandir o saber, e com ele o burilar do aperfeiçoamento.

Mas, só o saber por saber é pouco para quem quer extrapolar, ir além, romper barreiras além do alcance das mãos, do olhar... Ultrapassar as fronteiras do conhecimento, por que não?... Aqui fala-se em engendrar ideias e produzir obras, ser um destaque “além-mares” no âmbito do que faz, ter seu nome inserido no rol dos notáveis.

 

“Turbinando” o conhecimento/aperfeiçoamento.  “Extrapolar” significa sair do “ponto zero” de partida do estudo e chegar ao laurel da premiação. Exemplos para “turbinar-se”:

·         Escrever um livro com conteúdo inédito.

·         Elaborar um trabalho escolar em altonível, que seja destaque na Instituição.

·         Publicar um Artigo, uma Tese, um Ensaio.

·         Ser Colunista/Articulista de jornais e revistas.

·         Criar um bem ou serviço de utilidade pública/social.

·         Lecionar – (Professor, Treinador)

·         Ser Palestrante.

·         Mestre de Cerimônia.

·         Etc.

 

“Ir além...”[2] O estudo está pronto? O projeto delineado? A ideia implementada? O bem/serviço é um sucesso?... Então, nem pense em achar que, agora, pode sentar-se no trono da comodidade, olhar o feito com o senso de “missão cumprida” e que nada mais resta por fazer - apenas amealhar os lucros e pronto... Você deve prosseguir, “ir além”, prospectar novos negócios, realizar novos estudos, novos projetos e fazer fluir novas ideias e produtos. Turbinar o aperfeiçoamento significa, incansavelmente, buscar o sonho do inédito e trazê-lo ao mundo real.

 

 “Romper barreiras” - aprendendo com trabalhos acadêmicos. As “barreiras” do desconhecido são rompidas com o saber. Ou existe outra forma de “chegar lá” sem mergulhar no mar dos livros e nadar de braçada nas ondas do estudo?

Trabalhos acadêmicos solicitados pelo professor, tanto para compor o conteúdo curricular do semestre quanto para atribuir nota, são “braçadas” vigorosas e importantes para turbinar o conhecimento. E se você estiver inserido nesse contexto, não “faça corpo mole” nem apresente trabalhos pífios. Você nem imagina como aprende, desenvolve aptidões e aperfeiçoa-se ao realizar, às vezes simples, um trabalho e apresentá-lo em sala de aula.

Alunos que “rompem as barreiras” da pesquisa e produzem esses trabalhos, não só na teoria mas também no campo prático, em geral se destacam e conseguem, além da boa nota na elaboração, aprender e até mesmo implantar na empresa pesquisada o objeto do seu estudo.

É um tempo precioso que desperdiçam alunos que fazem trabalhos “sem alma”, sem pesquisa fundamentada e até mesmo mal impressos e encadernados. E, pior ainda, quando são trabalhos “plagiados”...

A sala de aula é um centro de formação de profissionais que irão, em breve, estar no mercado de trabalho disputando “palmo a palmo” seu espaço. E irão, com sua expertise, pôr em prática suas profissões e oferecer serviços para a sociedade. E, óbvio, com a proficiência e um currículo escolar com excelentes notas terão um passaporte para, além de colocações em grandes empresas, montar seu próprio negócio com excelência. 

 

Inácio Dantas

Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”

Adquira em www.agbook.com.br



[1]Empírico: conhecimento adquirido através da observação, ao longo do tempo.

[2]“Quando penso que cheguei ao meu limite descubro que tenho forças para ir além.” (Pensador.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário