Dia 21 de abril: “Dia de Tiradentes” e também:
“Dia Mundial da Criatividade e Inovação” - Você,
“Turbinando” o conhecimento e aperfeiçoando-se.
A energia que irradia do conhecimento
eleva o homem do chão “terráqueo” ao “marciano”. Nada bem-feito se faz sem boas
doses de estudo, pesquisa, trabalho... Não espere, pois, que o conhecimento se
desprenda das páginas dos livros e se fixem no seu cérebro como telepatia.
Livros? Não se iluda em tê-los em casa e não os ler, simplesmente para admirar ou
enfeitar a estante...
Conhecimento é o trem-motor que puxa o vagão
da evolução do mundo. E não importa de qual fonte provém: livros, professores,
pai, mãe, amigos..., se é um conhecimento adquirido nas “ruas”, se é empírico[1]
ou mesmo se você é autodidata... Todo conhecimento absorvido concorre para
aumentar e expandir o saber, e com ele o burilar do aperfeiçoamento.
Mas, só
o saber por saber é pouco para quem
quer extrapolar, ir além, romper barreiras além do alcance das mãos, do
olhar... Ultrapassar as fronteiras do conhecimento, por que não?... Aqui
fala-se em engendrar ideias e produzir obras, ser um destaque “além-mares” no
âmbito do que faz, ter seu nome inserido no rol dos notáveis.
“Turbinando” o conhecimento/aperfeiçoamento. “Extrapolar” significa sair do “ponto
zero” de partida do estudo e chegar ao laurel da premiação. Exemplos para
“turbinar-se”:
·
Escrever um livro com conteúdo inédito.
·
Elaborar um trabalho escolar em altonível, que
seja destaque na Instituição.
·
Publicar um Artigo, uma Tese, um Ensaio.
·
Ser Colunista/Articulista de jornais e revistas.
·
Criar um bem ou serviço de utilidade
pública/social.
·
Lecionar – (Professor, Treinador)
·
Ser Palestrante.
·
Mestre de Cerimônia.
·
Etc.
“Ir além...”[2]
O estudo está pronto? O projeto delineado? A ideia implementada? O
bem/serviço é um sucesso?... Então, nem pense em achar que, agora, pode
sentar-se no trono da comodidade, olhar o feito com o senso de “missão
cumprida” e que nada mais resta por fazer - apenas amealhar os lucros e pronto...
Você deve prosseguir, “ir além”, prospectar novos negócios, realizar novos
estudos, novos projetos e fazer fluir novas ideias e produtos. Turbinar o
aperfeiçoamento significa, incansavelmente, buscar o sonho do inédito e trazê-lo
ao mundo real.
“Romper
barreiras” - aprendendo com trabalhos acadêmicos. As “barreiras” do
desconhecido são rompidas com o saber. Ou existe outra forma de “chegar lá” sem
mergulhar no mar dos livros e nadar de braçada nas ondas do estudo?
Trabalhos
acadêmicos solicitados pelo professor, tanto para compor o conteúdo curricular do
semestre quanto para atribuir nota, são “braçadas” vigorosas e importantes para
turbinar o conhecimento. E se você estiver inserido nesse contexto, não “faça
corpo mole” nem apresente trabalhos pífios. Você nem imagina como aprende,
desenvolve aptidões e aperfeiçoa-se ao realizar, às vezes simples, um trabalho e
apresentá-lo em sala de aula.
Alunos
que “rompem as barreiras” da pesquisa e produzem esses trabalhos, não só na
teoria mas também no campo prático, em geral se destacam e conseguem, além da
boa nota na elaboração, aprender e até mesmo implantar na empresa pesquisada o
objeto do seu estudo.
É um
tempo precioso que desperdiçam alunos que fazem trabalhos “sem alma”, sem
pesquisa fundamentada e até mesmo mal impressos e encadernados. E, pior ainda,
quando são trabalhos “plagiados”...
A sala
de aula é um centro de formação de profissionais que irão, em breve, estar no
mercado de trabalho disputando “palmo a palmo” seu espaço. E irão, com sua
expertise, pôr em prática suas profissões e oferecer serviços para a sociedade.
E, óbvio, com a proficiência e um currículo escolar com excelentes notas terão um
passaporte para, além de colocações em grandes empresas, montar seu próprio
negócio com excelência.
Inácio
Dantas
Do livro
“Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”
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