domingo, 7 de novembro de 2021

Bom diálogo, bandeira de bons projetos, edificador de sonhos.


     Bom diálogo, bandeira de bons projetos, edificador de sonhos.

 

Bonito é ver lábios expressarem bom diálogo, arsenal de belas palavras projetadas entre a brancura dos dentes e a rosácea da boca, a flamular a bandeira dos sonhos na vibração dos sons...

 

Bom diálogo: bandeira de bons projetos... As palavras têm poder. A boca que bem as expressam, qual a régia bandeira de uma nação, é por extensão poderosa. Sair da planície do nada e subir o aclive dos sonhos, rumo ao cimo da montanha do tudo, a vitória, com o bom diálogo o peso é leve, o tempo rápido, a jornada prazerosa.

Com o bom diálogo obtém-se o “sinal de igual[1]” para conceitos heterogêneos. Você corrige erros, repara injustiças, apazigua, perdoa, compreende, é compreendido. Nada se resolve com o deserto de palavras ou o malversar. Esses, ao contrário, tiram-no do equilíbrio, perturba-o e desvia-o do caminho do sonho.

...edificador de sonhos. Como iniciar e dar o toque final na edificação dos sonhos sem o bom diálogo, dos arquitetos aos operários? A ausência ou silêncio em o que falar e ouvir, cria um biombo de concreto entre quem quer construir e quem constrói, e aí problemas se antecipam, soluções se postergam... O bom diálogo, ao contrário, acelera e facilita a fluência da obra. Embora o bom diálogo não tenha mais poder que o dinheiro, nem sempre o dinheiro tem mais poder que o bom diálogo: ele, o bom diálogo, é um meio de comunicação que une ideais, iguala diferentes, aproxima pessoas, consolida amores, as nivelam numa só linha de raciocínio afim de esclarecer dúvidas, obter o entendimento, construir sonhos e interesses.

Então, solte a voz, dialogue tendo bons verbos, substantivos, adjetivos... Ouça com bons ouvidos quem bem lhe falar bons sons. Bom diálogo é isso, “rádio comunicador” universal, uma mesma língua igual falando várias línguas diferentes, propulsor dos bons ventos que desfraldam a bandeira dos bons projetos, edificador dos sonhos, dos mais comezinhos aos mais bombásticos...

 

Como revelar o que se tem em mente, ir do sonho à execução mantendo-se a palavra presa na boca? Para hastear a bandeira dos bons projetos e edificar os sonhos, dialogue com boa articulação, desenvoltura, bom-tom. Fale, ouça, entenda, dê vida aos sonhos através do bom diálogo.

 

Inácio Dantas

Do livro “Construindo os próprios Sonhos” – www.agbook.com.br



[1] Sinal de igual: =

Nenhum comentário:

Postar um comentário