Comunicação & Internet: neste momento de pandemia, as redes sociais são opção de alavancar trabalho e estudo. Duas dicas importantes:
1.Comunicação: boas palavras fazem a diferença.
Uma piada de mau gosto, um gesto insociável, uma frase
mal formulada, podem ferir suscetibilidades e despertar reações de desaprovo. É
reativo, instantâneo. A mente age negativamente quando o olhar vê o reprovável
ou a audição capta frases indesejadas. Às vezes fazemos o impensado, ou o que dizemos, no trajeto da boca aos ouvidos
alheios, toma um caminho no ar e acaba surtindo efeito diferente do desejado...
Você, no entanto, ao se expressar está imbuído de bons
propósitos, de querer ser receptivo, agradável, brincalhão. Para o outro, ao
contrário, sua fala e movimentos não passam de ironia, e daí aflorar respostas
abruptas é um passo.
Cuidado. Ao perceber um ato-falho, desculpe-se. Cesse
de imediato o mal-entendido. Explique-se, corrija-se e não deixe alongar-se o
assunto. Faça-o compreender que foi uma questão de semântica, e não foi bem o
que você disse o que ele ouviu...
A comunicação é a base das boas relações interpovos.
Não há entendimento coeso quando a mensagem é falsa, dúbia, incerta,
ininteligível. Há que ter o rótulo da unidade, da verdade, da clareza. Por
isso, concatene as ideias: pense antes de agir ou falar e não aja nem fale
antes de pensar. Evite palavras chulas quando o assunto é vital e não fale
rebuscado em momentos de descontração.
Seja através da voz, da expressão corporal ou da cinestesia, bem se comunicar tem como efeito o entendimento, a equanimidade de ideias, a união de pessoas heterogêneas, e, enfim, a construção de projetos e a edificação do sucesso.
Ao falar, com a
boca ou o corpo, comunique-se em alto nível, não o faça jogando palavras
desconexas, qual folhas secas ao vento que se perdem sem rumo... Fale firme,
com conteúdo, princípio, meio, fim. Ao comunicar-se, faça das palavras ouro na
sua boca quando fala e pérolas nos ouvidos de quem o ouve!
2.Internet: use-a para investir no seu sucesso!
Com a expansão dos meios digitais, os relacionamentos
interpessoais e interempresariais evoluíram, se modernizaram e se globalizaram.
Sobretudo no âmbito das vendas e serviços. O que era há quinze, vinte anos
atrás, caiu em desuso ou foi readequado e aperfeiçoado. Como exemplo dessa
“readequação” há o “Jornal do Brasil” (JB) que deixou de ser publicado em papel
para ser publicado e “entregue” digitalmente na tela do computador. Vários
outros jornais e revistas, no Brasil e no mundo, também passaram a
disponibilizar aos leitores, além da forma impressa a forma digital, numa dupla
oferta de seus produtos/serviços. É a Internet mudando paradigmas. Dinâmica,
ágil, barata - e em todo o planeta.
Com isso, em termos digitais, um novo canal foi aberto
nas atividades e-commerce. Com o
barateamento dos computadores/banda-larga, as vendas eletrônicas avançam e tomam
espaços significativos. As negociações, através dos sites pontocom, crescem em progressão geométrica, numa combinação baixo custo & altas vendas.
Todavia, para que essa engenhosidade eletrônica
funcione a seu favor, é imprescindível focar criteriosamente o perfil do
elemento humano que fará parte da sua equipe. Exigir competência, disciplina,
técnica, fidelidade, comprometimento é, com essas qualificações, estruturar uma
equipe pronta para criar e inovar, realizar sólidos negócios e ouvir o tilintar
da caixa registradora!
Aproveite a Internet, ela está “no ar” de domingo a domingo, ininterruptamente, e não tem botão “desliga’. O sucesso individual, ou de uma equipe, pode ter seu nascedouro na rede “www”. Olhe com olhar arguto esse nicho que cresce dia a dia. E não desperdice navegações fora do radar dos negócios, pois além de perder tempo você se afasta irreversivelmente da liderança do sucesso.
Inácio Dantas
Do livro “Você, líder do seu sucesso!” – https://bit.ly/2A9h0gA
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