Habilidades do Líder:
1-Um líder que a vida inteira estudou e vive o fracasso, que livros leu que falam de liderança e sucesso...?
2-Tratar todos os liderados igualmente, com a régua da ética na mesma medida e o prumo moral alinhado numa só retidão.
3-Ter mente aberta para ouvir argumentos e retórica para contra-argumentar. Aceitar o pré-ponto e fazer o contraponto é um dos trunfos do líder.
4-Imbuir na mente dos liderados que, quando honestamente lutamos pelo sucesso, inconscientemente damos luvas para outros lutarem também!
5-Mãos cheias de energia, mente que prospecta insights inéditos: as dificuldades se dissipam ante as mãos que laboram e a mente que não tem preguiça de pensar.
6-Capacitar os “pupilos” e aperfeiçoar os “veteranos”. Bem prepará-los para a profissão, mas também bem prepará-los para vida é a essência da filosofia “líder”.
7-Orientar os liderados que lutar contra os incrédulos e a desconfiança é a mais amarga das batalhas, mas vencer pela competência e a capacidade é a mais doce das vitórias!
8-Catequizar os parceiros que a nossa cabeça é um celeiro de boas e más ideias. Por isso, eles devem conviver sempre com bons pensamentos, porque quando estiverem sós eles serão seus companheiros!
9-Ser inovador. Inovar é a capacidade de renovar, introduzir novidades ou de transformar o que existe em novo. A inovação permite melhoria da coisa, desperta interesse social, traz retorno financeiro e impulsiona empreendimentos.
10-Encontrar o ouro do sucesso? Prepare-se, aprenda, esforce-se. Não há como encontrar ouro numa mina sem cavar fundo e procurá-lo. Difícil, mas não impossível. Estar preparado, aprender sobre o que se quer explorar e esforçar-se com abnegação é, de repente, encontrar um grande filão!
Prof. Inácio Dantas
Extraído do livro “Ser Líder. Pequena bíblia do Líder” do Autor. - Adquira-o no portal www.amazon.com.br
*Inácio Dantas é Economista, Contabilista, Escritor (34 livros editados, sendo 4 no México em espanhol), Professor universitário de Ciências Sociais Aplicadas, Colunista semanal em 20 jornais no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário