segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ano Novo: Preparando-se para novos desafios em 2013.



Ano Novo: Preparando-se para novos desafios em 2013.
1.Esforço, licitude: argamassa que constrói com solidez a prosperidade.
Esforce-se. Centre forças nos empreendimentos e avance para a frente e para o alto. Ou você já viu alguém receber medalha de campeão sem coragem, estudo, esforço e suor? O galardão é dado àqueles que se destacam, seja pelo desprendimento físico ou intelectual. Paralelamente, atenha-se ao que é lícito e afaste-se do que é contra as leis.
Olhemos o exemplo dos abnegados competidores olímpicos que se desdobram, não desistem, não reclamam do cansaço e sobrepujam os próprios limites. Eles têm muito a nos ensinar em termos de êxitos com energias próprias, em sobressair-se em meio a desafios e vencer disputas acirradas. E os grandes vitoriosos são os que lutam com as armas da lisura, respeito às regras e competição leal.
Muitos tijolos, tempo e “calos nas mãos” para erguer o portentoso monumento do sucesso: assim é o castelo dos vitoriosos. Porém, derrubar tudo ao chão, num instante, basta um pequeno ato ilegal.
Não são poucos aqueles que juntam fortunas ilicitamente, ganham fama, notoriedade e destaque social e, julgando-se inatacáveis, transformam-se em pequenos deuses... Ledo engano! Poderosos na ilicitude, mundo afora, foram e são defenestrados dos cetros e do poder.
Por isso, para uma vida gloriosa e aprazível, há que, paralelo às lutas e esforços, ter conduta ímpar, comprometida com a licitude e o bem-fazer, dando a “César o que é de césar” e a si mesmo tudo que com esforço e honestidade lutar para conquistar!
>> 
2.Flexibilidade: trabalho coordenado, relacionamento amigável, êxito garantido.
Uma das grandes qualidades do bom profissional é a flexibilidade. É primordial ser flexível nas divergências, nas opiniões, na implementação de uma ideia que pode ter variadas aplicações. Negativas de propostas, sugestões ou ideias, sem uma análise prévia abalizada, devem ser refutadas, assim como concordâncias, simplesmente para agradar o oponente não é conduta inteligente. Há que ter-se flexibilidade para ouvir e falar, aceitar ou recusar, tendo como referencial o bom senso e a visão real da viabilidade econômica, momentânea ou futura. É também importante ter afabilidade no trato, ser maleável e cordato. E, inegavelmente, nos dias de hoje são qualidades que destacam e referendam o profissional.
Você, que objetiva o êxito, seu e da sua empresa, deve ser flexível no entendimento e ter a amizade como bastião. Não pense em resistir, marcar posição e não ceder. Mudanças são fundamentais para dinamizar o processo existencial e mesmo a rotina produtiva. É impossível alcançar o êxito com rispidez, displicência, imprudência ou deixar que a inflexibilidade conturbe as inter-relações. Embora o provérbio diga que “negócios são negócios, amizades à parte”, não se deve destruir a amizade para construir lucros. Nem se perder lucros para privilegiar amizades. Pense que o êxito é uma soma de pequenas ações, humanas e materiais, corretas, firmes e bem coordenadas.
Inácio Dantas
Do livro ebook “Vida, Luta e Sucesso”
www.amazon.com

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Você está preparado profissionalmente para o ano 2013?



     1.Mantenha-se atualizado, pronto para ”altos voos”...

     A cada segundo a economia se dinamiza e evolui. O mundo que aí está se amplia, desenvolve – e você, junto, pois faz parte dele.
     Nesse grande barco que é o mundo global, você deve aprumar as velas em consonância com os ventos afim de alcançar o porto-seguro do saber. Para isso, atualize-se. Mídias escritas, faladas, televisadas estão, em tempo real, jorrando informações on-line ininterruptamente, a baixo custo, com alta qualidade. E você, que vive no mar da modernidade, deve velejar na crista da onda. Manter-se interconectado com a rede mundial para burilar a sabedoria é agregar cultura, captar novas técnicas e procedimentos.
    Atualizar-se, hoje em dia, é questão de sobrevivência. E melhor ainda, radiante e feliz. Você é o propulsor dessa felicidade. Então, não hesite. Olhe à volta e veja quantas pessoas começaram antes e hoje estão à sua frente...
    O mercado de trabalho é rigoroso e não perdoa. Ou você está inserido no contexto ou fica para trás. Tenha em mente que profissional desatualizado é profissional desqualificado.
     Transforme seus dias, dê um “up grade” na sua formação, aperfeiçoe sua técnica.
     Mantenha-se atualizado, competitivo. Novas tecnologias, novos maquinários, novos serviços. Aquele que se atualiza amplia seu raio de ação, lê nas entrelinhas, vislumbra oportunidades, enxerga o sucesso!

>> 

    2.Inventividade:  que novidades úteis você tem mente?

     Pare por um minuto. Concentre-se nesse texto. A garantia de dias longânimes, de “paz, sombra e água fresca”, pode não estar no hoje, mas no amanhã. O presente é de trabalho, o futuro de descanso.
     A massa populacional cresce, diversifica hábitos, enriquece. Com isso, novas necessidades vão sendo incorporadas à vida humana. E nessa perspectiva cria-se uma lacuna abissal entre oferta e demanda (produção e consumo) de bens e serviços. Ao comparar as neo-necessidades humanas imediatas, e o que existe disponível para satisfazê-las, é aí que está o ouro em estado puro. Muito foi inventado, muito há por inventar. É uma conta que não fecha. Quando se pensa que já inventaram tudo, vemos novas coisas surgirem, qual um passe de mágica, e aí nos admiramos “por que eu não pensei nisso antes?”...
     Em termos de inventividade, há coisas que são trampolins para a produção e comercialização de outras coisas. Por exemplo, inventar um bem que, ao ser usado possa ter incorporado uma série de outros pequenos bens. Essa é uma tese do economista Jean Baptiste Say “A oferta de um produto cria demanda por outros produtos”. Assim, você compra um carro e logo compra um som, DVD e uma séria de itens complementares.
    Creia, “zilhões” de reais podem transitar velozmente nessa via de infinitas mãos, ampla e larga em direção ao futuro. Sim, há muitas invenções que podem sair do seu crânio e aterrissar nas linhas produtivas das indústrias, remunerando-o exemplarmente. Você já avaliou isso? Então, para que perder tempo?
     Quantas conquistas podem-se amealhar, sejam no campo esportivo, artístico, empresarial, etc, com uma boa dose de inventividade! Vamos lá, mantenha a mente “pensante”, em busca de novos insights, flertando com as vitórias!

     Inácio Dantas
     Do livro Epub “Vida, Luta e Sucesso!

domingo, 18 de novembro de 2012

Líder/Gestor: “Ensinando” a resolver problemas.



     Dentre as atribuições do líder/gestor, destacam-se ensinar, treinar e preparar sua equipe para decidir, com correção e senso produtivo, os problemas atinentes às suas áreas. Capacitar a equipe plenamente nas suas atividades é ter como retorno bons índices de produção, aliados a um ritmo normal e tranquilo dos trabalhos. Com boas instruções cria-se uma equipe afinada e evita-se que ao surgir um problema banal o funcionário dirija-se ao líder para questionar a solução. Ele, o funcionário, resolve de pronto, com assertiva. Por isso, é importantíssimo que cada qual, em suas funções, tenha preparo, conhecimento e discernimento para, ao surgir o problema, tomar a decisão sem perda de tempo.
     Todo líder/gestor é responsável pelo patrimônio material, e mais ainda pelo elemento humano. Por consequência, deve estar atento para:

·         Ter conhecimento pleno das máquinas, ferramentas e equipamentos de trabalho, bem como da utilização dos insumos e qualidade final dos produtos.

·         Evitar dar ao profissional sem técnica ou qualificação serviços que requeiram técnica e qualidade.

·         Orientar o aprendiz, ou profissional desqualificado, as etapas de um trabalho, afim de que ele faça correto, benfeito e aprimore-se. Simultaneamente, acompanhar a execução para certificar-se se está dentro do orientado.

·         Dar “liberdade vigiada” para que o liderado raciocine, desenvolva e resolva as dúvidas por si próprio.

·         Não tolher a criatividade dos liderados nem calar-se às boas ideias. Antes, incentivá-los a pôr os neurônios para funcionar.
    
·         Estar sempre presente quando pressentir dúvida ou dificuldade do liderado na execução de uma tarefa. De forma didática, orientar como executá-la corretamente. Isso evita desperdício de material, perda de tempo e aprimora o profissional.

     A partir do momento que cada liderado domine suas atribuições plenamente, a tendência é ele agir de forma autônoma e o número de problemas diminuir. Com isso, ao líder virão somente, e em menor número, os problemas de maior envergadura. Por extensão, a dinâmica produtiva estará mais bem engrenada, com mais desenvoltura, a proporcionar liberdade ao líder para gerenciar e fiscalizar melhor todo setor e cada etapa dos trabalhos. Resultado: homens menos fatigados, menor exaustão dos equipamentos, menor desperdício de materiais e melhor performance dos trabalhos.

     Inácio Dantas
     Do livro Ebook “Liderança e gestão descomplicada”
     www.ibookstore.com


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Líder de equipes de trabalho & Reflexões sobre harmonia e sucesso



                      Líder de equipes de trabalho & Reflexões sobre harmonia e sucesso

1-Uma equipe que se destaca, dá destaque aos seus membros. Portanto, a consonância a impulsiona à vitória; inversamente, a dissonância a empurra à derrota!

2-Quando você, líder, escolhe os melhores profissionais, seu time dá o primeiro lance para memoráveis vitórias!

3-Líder, mantenha coesão de forças e unidade de pensamento. Equipe dividida entre si mesma expõe-se, não só à derrota do grupo, mas à derrota do individual.

4-Uma equipe que dá ideias, dicas e sugestões para a melhor performance dos trabalhos, e o líder ouve e acata, é uma equipe com dupla chance de sucesso.

5- A universidade forma profissionais, a vida testa-os.

6-Um líder jamais deve reter seus dons profissionais. De repente algum membro da equipe pode estar precisando deles para qualificar a produção.

7-Líder, se as suas ideias e ideais não forem os mesmos da sua equipe, fatalmente ela estará condenada ao insucesso!

8-Antes de perder um colaborador da sua equipe, envide esforços para mantê-lo. Não deixe seus lucros caírem para descobrir o valor de um bom profissional!


9-Não “pegue pesado” nas broncas ao chamar a atenção de um subalterno pelo seu primeiro erro. Lembre-se antes de ser líder quantas vezes você errou pela primeira vez.


10-Sim, ao liderar você encontrará pensamentos conflitantes. E aí perceberá que é muito mais difícil tornear as ideias de certos homens do que tornear um bloco de aço!

11-Mantenha-se atento com os custos e despesas na empresa, eles são como redes no mar: prendem os pequenos peixes, mas os grandes atravessam-nas...


12-Jamais desdenhe ou menospreze funcionários humildes da sua equipe. Fique atento, pois há empregados surpreendentes, embora de poucos estudos, capazes de ideias geniais!

     Inácio Dantas
     Do livro Ebook “Motivado para o Sucesso!”

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Trabalho, bom relacionamento em equipe.



     Doze dicas para bom relacionamento no trabalho

1-Aquele que fizer um trabalho errado e não se preocupar em descobrir onde errou, está condenado a, ao repetir o trabalho, repetir o erro.

2-A notabilidade na vida é obtida, ou pelas ideias criadas, ou pelos trabalhos feitos. Não espere, na cadeira do ócio, ser notabilizado por ideias que não criou ou  por trabalhos que não fez...

3-Não contratar um jovem funcionário com uma carreira brilhante pela frente, pelo fato de ‘não ter experiência anterior’, é igual podar fruteiras na primavera. Como obter o fruto se é predada a flor?

4-Ter grande conhecimento e não usá-lo, é como ter uma grande biblioteca e não abrir um único livro.

5-Todos nós somos dotados de recursos próprios para enfrentar infortúnios. Cada qual, a seu modo, deve lutar usando sua força ou perspicácia. O importante é mostrar ao mundo que é feito de uma fibra que se verga, mas não quebra!

6-Não se queixe ao Pai que muitos pedem e recebem, e você, que também é filho, pede em vão. Antes, estude, esforce-se, trabalhe. De que adianta pedir a chuva se o chão não está pronto para a semente?

7-Sentir-se inferiorizado é desmerecer seus valores natos e viver atormentado. Pense bem, faça emergir suas virtudes e imergir seus defeitos. Ao içar as velas da autoestima você sentirá bons ventos levarem sua nave sobre águas serenas e tranquilas!

8-Velha cabeça, nova consciência. É mister rejuvenescê-la e edificar ideias. Nos momentos ociosos, ocupar-se com atividades produtivas é, além de rentável, uma terapia para relaxar o corpo e a mente. O tempo? É ouro em pó! Se não souber segurá-lo esvai-se por entre os dedos...

9-Quando lhe surgir um trabalho, que para você é inédito, mas alguém já o fez, pesquise-o antes, esquadrinhe-o a fundo e aprenda como fazer. Depois, tendo-o como exemplo, se possível faça ainda melhor!

10-Procure imitar-se a si mesmo. Ao passar muito tempo imitando os outros, você pode acabar deturpando sua própria identidade.

11-Não confunda liberdade com liberalidade. Num ambiente produtivo, onde se buscam riquezas por resultado, liberalidade gera bagunça e o resultado pode ser o caos.

12-Mentalizar bons pensamentos é criar boas ideias, tornar-se melhor para o mundo e o mundo melhor para si. Assim como a ginástica fortalece e molda o corpo, a ginástica mental fortalece a mente, deixando-a mais ágil e radiosa.

     Inácio Dantas
     Textos do livro “Dicas para um bom relacionamento no trabalho

     Temas relacionados (Veja o release no Amazon):

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Criar e inovar: oportunidades e vantagens



       Criar e inovar & oportunidades e vantagens

     Criar um novo produto significa, além da venda do produto em si, agregar vendas de itens substitutos ou complementares. “A oferta de um produto cria demanda por outros produtos” (Jean Baptiste Say)

     Implementar ações no mundo do empreendedorismo pode resultar sucesso ou fracasso, a depender do quantum e da qualidade das criações e inovações. Algumas considerações:

     -Através da criação e da inovação (criar um bem ou serviço a partir de uma invenção) pode-se gerar produtos e serviços, amealhar lucros e riquezas e obter sustentabilidade dos negócios;

     -No mundo corporativo, pode-se ser um empreendedor individual ou fazer parte de uma organização. A qualidade dos projetos e a forma das realizações é que vão determinar o resultado final. Seja em qual situação for, boas ideias, transformadas em coisas viáveis, é promessa de bons lucros;

     -Aqui o conceito “estratégia” é basilar. Criar e inovar envolve capital humano, material, financeiro. Na estratégia há que se atingir o menor custo, diferenciar a oferta (design, marca, atendimento personalizado, etc) e dar um enfoque direcionado (grupo de compradores, linha de produtos, área geográfica, etc);

     -Com a constante busca da inovação, o empreendedor mantém-se competitivo no mercado e está sempre num crescendo de vendas e lucros e alavancando os negócios;

     -Há que ter o pensamento centrado no que faz, considerando custos & retorno. As estratégias devem levar em conta o curto e o longo prazo.

     -Participar do processo dando ideias, opiniões e sugestões. Há que melhorar o que não está bom, e o que está bom deixar excelente. Se for o caso, mude de lugar “coisas afins” para obter mais eficiência. Ex. Máquinas que torneiam peças grandes e pesadas devem estar mais próximas do pátio de carga/descarga...

     Inácio Dantas
     Texto do livro ebook “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional

     Temas relacionados (Boa gestão):

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dez citações para motivação profissional



    Dez citações para motivação profissional

1-Espelhe-se naqueles que acreditaram e subiram ao pódio. Quando um homem falha na busca da vitória não foi sorte que lhe faltou, e sim esforço e acreditar mais em si mesmo!

2-A maior vitória de alguém é saber domar sua coragem; a pior derrota é ser domado pelos seus medos.

3-Ao realizar seus trabalhos, tenha sempre ao seu lado bons profissionais. Trabalhar com a cooperação deles é subir a escada do sucesso de dois em dois degraus.

4-Se você se esforçou e conseguiu o sucesso continue se esforçando para mantê-lo; se fraquejar, em dois tempos ele se vai...

5-O homem que tem nas atitudes a verdade e a justiça galopa para onde quer, pois tem nas mãos as rédeas do mundo.

6-Demonstre aos superiores que tem experiência e competência para tocar o serviço confiado. Por segurança, antes de iniciar tenha sempre um plano “B” para eventual emergência.

7-Difícil o almejado sucesso? Se a vida lhe deu um caule cheio de espinhos, não reclame. Olhe-o bem. Quem sabe ali não brote as mais belas flores?

8-O sucesso nem sempre está no poder do dinheiro, às vezes está no poder do objetivo, e sempre está no poder do trabalho!

9-Na vida, dificuldade não é desenvolver um trabalho com decência, e sim não ter um trabalho decente para desenvolver.

10-Nas suas atribuições no trabalho, não tema enfrentar problemas, pois é aí que você mostra seu cabedal de sabedoria, estratégias e habilidade para resolvê-los.

     Inácio Dantas
     Do livro Ebook “Motivado para o sucesso!

domingo, 12 de agosto de 2012

“Webcérebro”, educação, a nova ´onda´ mundial.



     Cérebro: a melhor webpage que existe!

     Na Internet da vida real, o networking de uma pessoa deve ser de trezentos e sessenta graus, interligado com todas as redes sociais, blogs, webpages, etc. Sua ´caixa de e-mails´ deve conter todos os  relacionamentos que influam nos seus negócios e na sua vida. Você jamais deve navegar à margem das notícias, fatos e acontecimentos. O oceano da ´grande rede´ é amplo, largo, e pode levá-lo e trazê-lo em segurança aos quatro cantos do planeta. Para isso, mantenha-se on-line fazendo downloads e captando conhecimento e tecnologias atuais.
     Seu cérebro, entenda sua mente, é a primeira fonte de armazenamento dessas informações. Não faça exclusivamente do Google a busca das respostas para tudo que quer saber. Lembre-se, a leitura de livros ainda é e será o melhor exercitador da mente humana, imprescindível para (re)abastecer e dinamizar o que vai dentro da caixa craniana. Por conseguinte, a melhor webpage que existe é a webcérebro. Você pode acessá-la off-line, sem conexões externas. Ela está ´no ar´ em tempo integral. Fácil, rápida, custo-zero e não precisa nem se mover do lugar. Calcula-se que a mente humana possa armazenar bilhões de informações no seu ´disco-rígido´, as quais podem ser acessadas instantaneamente ao simples toque no mouse do pensamento. Todavia, há uma ressalva: para beneficiar-se dessa gama de informações você deverá abastecê-la com boas leituras, bons sons e boas imagens.       
     Jamais permute o arquivo cerebral pelo arquivo virtual da Net. Então, faça um link com a webcérebro. Já pensou, de repente você precisa de uma informação imediata e vital e a conexão do seu microcomputador “caiu”...?

>> 

     Educação: o homem educado tem sempre à mão o cartão de crédito da prosperidade!

     Nas inter-relações humanas e nas tratativas cotidianas de qualquer nível sócio econômico, a educação é uma bandeira a ser hasteada por todos, pois dela emana um poder que supera a força. O que não se consegue com a imposição consegue-se com a palavra bem articulada. A educação deve estar na conduta, nos gestos, no olhar, nas palavras, pois transmite tranquilidade e torna a vida pacata e cordial.
     Ninguém nesse mundo moderno capitaliza boas referências quando é deseducado, imponderado, ríspido. Se você comanda pessoas, saiba que não há necessidade de usar o tacão verbal para ser ouvido e respeitado. Ao mostrar às pessoas a importância e o objetivo das suas ordens, elas o ouvirão atentamente. Logo, converse e oriente de forma educada, ressaltando o valor de um serviço bem feito. Usar formas polidas de se relacionar é ser acatado e compreendido sem questionamentos.
     Agir educadamente é espalhar bons exemplos a todos à volta. Some-se a isso que, além de tornar compreensível o entendimento, é também uma necessidade pessoal, afinal quando os outros estão bem e alegres isso reflete no nosso bem estar e alegria.
    Por quanto tempo mantém o sucesso o homem mal-educado? Quem objetiva o sucesso, e o quer por muito tempo, deve ser flexível no entendimento, fino no trato e ter a educação como baluarte!

     Inácio Dantas
     Do livro EbookVida, luta e Sucesso!

     Temas complementares (Ordem de trabalho):

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Ordem de trabalho não se discute, cumpre-se.



     Dentro do espírito do ordenar, ao determinar um trabalho é imperativo o líder fazer valer sua autoridade. Não deve permitir que a contestem ou recusem a execução. Se for o caso, deve manter-se próximo aos executores para eles sentirem a força da sua autoridade. Algumas vezes agirá com energia, outras com flexibilidade, mas sempre de forma profissional afim de obter do executor o que quer: um trabalho rápido e benfeito.
     É prudente, ao explicar a ordem, ter boa postura, boa dicção, usar palavras simples e expressar-se com naturalidade, evitando ser erudito ou fazer gestos de raiva ou de conotação obscena. Notadamente se estiver cercado pelos membros da equipe. Dependendo do “clima” no momento, usar um “peso” na forma de falar e exigir o trabalho. Lembrando-se, sempre, de expressar-se reforçando as palavras com material de apoio e termos técnicos apropriados. Isso traz atenção e gera compreensão imediata dos executores.
     Quer seja na área administrativa ou na produtiva, a ordem, escrita (memorandos, e-mails, etc) ou falada, deve ser de forma a não pairar dúvidas ou ser suscetível de má interpretação. Ater-se a esse detalhe é fundamental para que, lá na frente ao ocorrer um erro de execução, o executor não justifique que “não lhe explicaram direito”.

     Paralelamente, quando uma ordem é exarada e o executor a refuta há que considerar três hipóteses: ou a ordem é incongruente, ou não foi bem explicada, ou então o líder perdeu a voz de comando. Nesses casos, há que se analisar de imediato o que está “pegando”, afinal ordem dada é ordem cumprida. Se oportuno, convoque-se uma reunião afim de se (re)posicionar a ordem e a voz da liderança. Através de um diálogo amistoso e esclarecedor, há que se “aparar as arestas”, retomar o bom nível de entendimento e dar sequência ao andamento dos serviços.
     É de boa política o líder ser amigo e conselheiro dos seus liderados. Eles veem no superior alguém em quem pode confiar, que tem poder, experiência e que pode ajudá-los em caso de dúvida nos serviços ou mesmo de uma carência pessoal. Ao ser receptivo, e ouvi-los com interesse, inequivocamente eles retribuirão quando chamados a colaborar.
    Por outro lado, há de ter sempre em mente que ninguém é dono da razão. Liderança não é autocracia. Se acaso o líder der uma ordem errada deve retroceder, corrigir-se e refazê-la. Com esse gesto, ao final, ganhará simpatia e será bem-visto pela equipe.
     Com relação ao desenvolvimento de um trabalho, deve ser paciente ao explicar, mormente quando esse trabalho é novo ou tem coeficientes de dificuldade. Embora possa achá-lo fácil, o executor pode ter dificuldade para entender. Se isso ocorrer, deve repassar a ordem, enfatizar os pontos relevantes e certificar-se se ele entendeu por completo. No decorrer da execução, é recomendável supervisionar para certificar-se se o que está sendo produzido está dentro dos parâmetros explicados. 
     Ao concluir o trabalho, objeto da ordem, é imprescindível a avaliação do resultado. Convém demonstrar satisfação e enaltecer o executor quando este realizar um bom trabalho, e, inversamente, criticar de forma construtiva se estiver malfeito. Qual o mestre ao aluno, apontar as incorreções ou imperfeições e orientar os procedimentos de como (re)fazer correto e benfeito.
     Para mantenção das boas relações, é saudável o líder conversar constantemente com os membros da equipe, sejam temas profissionais ou amenidades, pois sempre há novidades e feedbacks importantes de determinadas operações a serem ouvidos. Jamais deve erguer-se um muro de silêncio entre esses profissionais, separando-os, e sim abrir-se uma porta para o diálogo, unindo-os. Ao se mostrar solícito e falar o “idioma” deles, um vínculo de amistosidade é criado. Quando líder e equipe conversam e a sinergia impera, há uma associação de pontos de vista e um efervescer de ideias. Uma equipe unida, fiel às orientações do líder, é uma equipe forte, obediente, onde todos seguem juntos nos trilhos do mesmo objetivo: o sucesso.

     Inácio Dantas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Vendas - Algumas sugestões para alavancar o faturamento




    Negociar - considerações

     Com um bom planejamento é possível implementar várias alternativas eficientes para alavancar um empreendimento, torná-lo próspero e autossustentável. Algumas considerações:

  • Num estabelecimento, oferecer mercadorias novas e a preço atrativo: “giro rápido” é igual a boas vendas e bons lucros.

  • Não vacilar na reposição: prateleira vazia é um “espanta-clientes”...

  • Evitar superagregar margem operacional: que vale aumentar lucros, reduzir clientes e contrair vendas?

  • Mercadoria nova, de boa qualidade e bom preço não encalha, vende-se por si só.

  • Elaborar planejamento eficiente e ser estrategista nas vendas superando a tática dos concorrentes.

  • Não pôr à venda o que o estabelecimento quer vender, e sim o que o cliente quer comprar.

  • Às vezes é preferível lucrar um centavo em dezenas de produtos do que dezena de centavos num único produto...

  • Sustentabilidade não se faz com lucros grandes por breve tempo, e sim com lucros pequenos e duradouros.

  • O cliente tem sempre razão. E geralmente quando ele perde a razão o estabelecimento perde o cliente...

  • Cliente que visita o estabelecimento hoje, e é bem tratado, amanhã será um potencial comprador.

     Inácio Dantas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dar ordens, mandar ou liderar?



     Vinte mandamentos para bem liderar
    
     Nas atribuições diárias do líder ou gestor, é comum acumularem-se afazeres - agenda, reuniões, imprevistos de última hora, etc. Nesse corre-corre, às vezes se esquece de refletir sobre como bem tratar os liderados. E ao se dirigir a eles, imperceptivelmente, acaba por se expressar mal, dizendo o que não deveria dizer, perdendo a fleuma e revelando ser quem não é.
     Inspirar fundo e refletir nos momentos agudos é necessário. Palavras, ou atitudes “não simpáticas”, devem estar revestidas de um caráter profissional para não melindrar relações. Algumas considerações a observar:

     I-Não manter na equipe funcionário mau-caráter, indisciplinado ou desagregador. Como diz o adágio, uma “laranja podre contamina a caixa inteira”.

     II-Jamais ofender um funcionário em público. Pode-se demonstrar autoridade, mas perde-se o respeito do ofendido e tem o gesto repudiado pelos demais.

  III-Evitar envolvimento passional com algum funcionário da equipe. Além dos aspectos legais (CLT) haverá alguém que pode se sentir privilegiado e criar embaraços.

   IV-Evitar proteger ou dar regalias a um funcionário ineficiente. A empresa perde com a improdutividade deste e desincentiva os que produzem.

    V-Não privilegiar um funcionário em detrimento a outro. Há que tratá-los igualmente. Eles percebem essa distinção no trato, a qual pode influenciar no ritmo e na qualidade do trabalho.

  VI-Evitar manter na equipe pessoas despreparadas ou incultas. Para obter-se grandes trabalhos deve-se acercar de grandes inteligências.

 VII-Treinar os membros da equipe. É primordial uni-los promovendo cursos e palestras afim de mantê-los “nos trinques”, atualizados com a tecnologia moderna. Uma equipe unida e bem treinada será uma equipe vencedora.

   VIII-Jamais punir um funcionário acusado por uma irregularidade, fruto de um boato, ilação ou suposição. Antes, há que se analisar criteriosamente o fato para decidir com justeza e correção.

    IX-Evitar comentários depreciativos de um funcionário para outro. Breve, todo o setor estará sabendo. A “rádio-peão” é ágil e infalível...

    X-Jamais ter a presunção de que é o maior, o melhor, o infalível. O presunçoso que se julga invencível acaba derrotado pela própria presunção.

   XI-Evitar demitir um profissional que aparentemente não se adaptou na função. Deve-se dar uma segunda chance. Talvez transferi-lo de função, horário, setor... Há casos de um jogador que é um péssimo goleiro, mas é um excelente centro-avante.

 XII-Exercer o comando como deve ser um líder: calmo, sereno, tranquilo. Não o fazer sob o império do medo, pressão ou ameaças. Não menosprezar ou ofender moralmente um funcionário. Ao valorizá-lo ele será leal; ao enaltecê-lo será um aliado.

 XIII-Ao determinar um trabalho para um profissional hábil, não aceitar o serviço pronto tipo “mais ou menos”, ou “quebra-galho”... Deve-se exigir qualidade, de ótimo para cima.

 XIV-Ter sensibilidade no trato com funcionários de minorias étnicas, homofóbicas, diferenças de religião, etc. Evitar brincadeiras irônicas ou desprezá-los. Deve-se tratá-los de igual para igual como pessoa e profissionalmente, respeitando suas opções e desigualdades.

 XV-Escolher um sub-líder na equipe, alguém responsável, capaz, de plena confiança, um “alter-ego”. Prepará-lo para que ele possa substituir o titular numa eventual ausência, ou mesmo para ser também um futuro líder.

 XVI-Não misturar negócios e amizade dentro da empresa no horário de trabalho. O lado profissional deve sempre se sobrepor ao particular. Não dissociar esse fato pode fazer o líder perder a voz da liderança.

 XVII-Ser firme no comando e fazer ver essa firmeza. Ao demonstrar fraqueza os outros se fortalecem e detêm o controle da situação.

 XVIII-Se o líder é bacharel ou doutor, diante dos mais simples há que despir a toga da superioridade e nivelar-se a eles quando o momento assim exigir. É imperioso tê-los lado a lado e não dispersos, rivalizando ideias e contestando ordens.

 XIX-Assim como o líder repreende um subalterno, de repente pode ser repreendido por um superior. É imperioso manter, sempre, a calma e o equilíbrio.

  XX-Um líder não deve entrar em sua sala ou setor e refestelar-se em sua cadeira vendo o “tempo passar”, deixando suas atribuições para outro. Líder é autoridade e a liderança é vital. A inércia nada produz e pode prejudicar o que for produzido.

     Inácio Dantas

     Temas complementares (

domingo, 13 de maio de 2012

Doze reflexões para motivá-lo rumo ao sucesso!



          
          Doze reflexões para motivá-lo rumo ao sucesso!

1-Se você se esforçou e conseguiu o sucesso continue se esforçando para mantê-lo; se fraquejar, em dois tempos ele se vai...

2-Reflita: derrotado não é o pobre que se lembra da vida e se esquece de ganhar dinheiro, mas, o rico que se lembra de ganhar dinheiro e se esquece de viver...

3-Construa, aumente seu patrimônio. Bom construtor é aquele que pega a argamassa dos sonhos e, com mãos laboriosas e dedicação, molda-a e constrói o seu castelo do sucesso!

4-O homem que tem nas atitudes as palavras de Deus galopa para onde quer, pois tem nas mãos as rédeas do mundo!

5-A diferença entre o homem inferior e o superior é que aquele culpa os outros pelas suas derrotas enquanto este culpa a si próprio.

6-Estude, especialize-se, aprimore-se. As asas do sucesso não erguem voo quando têm de carregar o peso da incapacidade!

7-“Não te influas com discursos alheios nem te inclines a atos que amanhã deporão contra ti. Cuidado. Pensa no futuro, e que bons pensamentos precedam teu proceder!”

8-O que você faz para obter o sucesso é importante, mas, mais importante é o que você faz com o sucesso!

9-Acalme-se, não esbraveje se você foi superexigido pelo superior. É na escola da paciência e das provações que se formam profissionais espetaculares!

10-Atenção: não julgue alguém pelos amigos que ele tem, e sim pelos seus procedimentos em razão deles.

11-A estrada da vida é feita de obstáculos e quedas. No entanto, a fibra dos vitoriosos se revela nas derrotas, na capacidade de erguer-se e começar de novo!

12- Não existe visão mais privilegiada do que aquela de alguém que está posicionado no topo da verdade!

     Inácio Dantas
     Do livro (epub) “Motivado para o Sucesso

terça-feira, 8 de maio de 2012

Especialização e capacitação profissional.



    Especialização e capacitação profissional.

     O trabalho de um grupo ou de uma equipe só tem êxito quando todos os projetos são, com especialização e capacitação, realizados um a um!

     Para se transformar num profissional qualificado para vencer, há que subir os degraus da especialização e capacitação, tanto no que se refere à sua profissão quanto para fazer real o sonho de um negócio próprio. Lembre-se, a concorrência para vagas de trabalho é acirrada, bem como é complexa e custosa a abertura de negócios. Contudo, para ser bem sucedido é imprescindível ser capaz e especializado. E esse acervo de qualificação é obtido, não só através dos conhecimentos livrescos e dos conhecimentos práticos do dia a dia, mas também com a união desses valores. Portanto, arregace as mangas e prepare-se. Algumas formas para se chegar “lá”:
     -Cursos profissionalizantes, seminários de capacitação/especialização
     -Graduação e pós graduação
     -MBA – Master Business Administration
     -Mestrado
     -Doutorado
     -etc.
     Tire da cabeça a ideia errada que “o meu tempo já passou...”. Sempre é tempo quando se tem disposição e vontade. O universo de pessoas que retorna ao banco escolar, à prancheta ou bancada de trabalho é cada vez maior. Você também pode se inserir nesse contexto e burilar ainda mais seu know-how. Há sempre lugar para novas forças, inteligências e, sobretudo, ideias para novas formas de fazer e produzir. O intercâmbio de profissionais especializados é mundial. A barreira do idioma pode ser facilmente vencida e, com a globalização das empresas é comum, de repente, trabalhar em uma filial em outro país.
     Se você pretende algo a mais para si, seja na profissão ou no empreendedorismo, saia da zona de conforto, encoraje-se e vá à luta. A desculpa que tudo é difícil e inalcançável é para os desmotivados, sem perspectivas, não para você, que tem um compromisso agendado com o sucesso. Matricule-se amanhã mesmo num curso que o fará decolar e vislumbrar das alturas um mundo melhor. Um mundo com uma trajetória de estudo, aplicação, trabalho, vitórias, prosperidade. Os bancos escolares o esperam para um novo e promissor futuro. Especializar-se é tornar-se melhor para a sociedade e para si mesmo. Pense nisso e mãos à obra!

     Inácio Dantas

     Temas complementares (Intelectualidade):

sábado, 7 de abril de 2012

Líder: Ensinando a resolver problemas




     Dentre as atribuições do líder, destacam-se ensinar, treinar e preparar sua equipe para decidir, com correção e senso produtivo, os problemas atinentes às suas áreas. Capacitar a equipe plenamente nas suas atividades é ter como retorno bons índices de produção, aliados a um ritmo normal e tranquilo dos trabalhos. Com boas instruções cria-se uma equipe afinada e evita-se que ao surgir um problema banal o funcionário dirija-se ao líder para questionar a solução. Ele, o funcionário, resolve de pronto, com assertiva. Por isso, é importantíssimo que cada qual, em suas funções, tenha preparo, conhecimento e discernimento para, ao surgir o problema, tomar a decisão sem perda de tempo.
     Todo líder é responsável pelo patrimônio material, e mais ainda pelo elemento humano. Por consequência, deve estar atento para:

*     Ter conhecimento pleno das máquinas, ferramentas e equipamentos de trabalho, bem como da utilização dos insumos e qualidade final dos produtos.

*        Evitar dar ao profissional sem técnica ou qualificação serviços que requeiram técnica e qualidade.

*   Orientar o aprendiz, ou profissional desqualificado, as etapas de um trabalho, afim de que ele faça correto, benfeito e aprimore-se. Simultaneamente, acompanhar a execução para certificar-se se está dentro do orientado.

*       Dar “liberdade vigiada” para que o liderado raciocine, desenvolva e resolva as dúvidas por si próprio.

*   Não tolher a criatividade dos liderados nem calar-se às boas ideias. Antes, incentivá-los a pôr os neurônios para funcionar.
    
*       Estar sempre presente quando pressentir dúvida ou dificuldade do liderado na execução de uma tarefa. De forma didática, orientar como executá-la corretamente. Isso evita desperdício de material, perda de tempo e aprimora o profissional.

     A partir do momento que cada liderado domine suas atribuições plenamente, a tendência é ele agir de forma autônoma e o número de problemas diminuir. Com isso, ao líder virão somente, e em menor número, os problemas de maior envergadura. Por extensão, a dinâmica produtiva estará mais bem engrenada, com mais desenvoltura, a proporcionar liberdade ao líder para gerenciar e fiscalizar melhor todo setor e cada etapa dos trabalhos. Resultado: homens menos fatigados, menor exaustão dos equipamentos, menor desperdício de materiais e melhor performance dos trabalhos.

     Inácio Dantas 

     Temas relacionados (Em busca da liderança):

     Temas complementares (Resolvendo contingências):


segunda-feira, 19 de março de 2012

Líder de equipe - Considerações importantes.




Líder de equipe

     Ao premiar um funcionário excelente, cria-se um motivador potencial que se irradia a todos os membros da equipe e, por extensão, a todos os funcionários da empresa, à busca pela excelência.  

      O trabalho do líder e equipe envolve comprometimento, dedicação e alta carga de responsabilidade. É uma carreira que pode ser breve ou longa, de fracasso ou sucesso, a depender do desenvolvimento do profissional - se ele está mais para a união ou mais para a dispersão.
      Candidato que pretende seguir e se destacar nessa laboriosa função não pode refrear seu ritmo nem subjugar seu currículo realizando trabalhos e comandos em níveis abaixo do seu potencial. É imperioso dar o melhor de si e buscar ser expoente. É dessa forma que aplana as divergências e pavimenta a estrada rumo às conquistas: suas, dos seus liderados e da empresa.

         Perspectivas a considerar

*   Motivar os funcionários a alcançar metas e objetivos. Prêmios, promoções, gratificações, etc, são formas de motivação. Funcionários motivados, produção ampliada.

*    Sensibilizar o funcionário menos capacitado do seu valor e importância na equipe é uma forma de incluí-lo, envolvê-lo e contar com sua participação e colaboração mais ativa.

*   Considerar os fornecedores tão importantes quanto os clientes. Tratá-los bem, pois são parceiros valiosos. Numa analogia, clientes dão lucro através das vendas, fornecedores dão lucro através das compras.

·*     Promover reuniões habituais com a diretoria, gerência, encarregados - e estes com os subalternos. A filosofia de trabalho da alta cúpula deve estar sempre enfatizada, irradiando por todo o quadro funcional.

       *     Incorporar-se aos objetivos estatutários da empresa (missão, objetivos, visão) que faz parte. Engajar-se nas suas metas de crescimento e desenvolvimento é “carteira assinada” para crescer e se desenvolver junto; líder deve estar comprometido com a empresa para que a empresa esteja comprometida com ele.

*         A carreira do líder pode ir de vento em popa, devagar como uma tartaruga ou nem decolar. Em todas essas situações ele é o piloto e tem o leme das decisões nas mãos. Pode decidir por melhores trajetos e seguir por eles ou pode ficar na estação, estagnado indefinidamente. Há que estudar, treinar, aperfeiçoar-se, escolher o melhor trajeto e seguir firme e determinado.

·*     Cérebro pensante de uma corporação, o líder é aquele que faz “acontecer”, que dá ao mercado o que o mercado não tem mas necessita ter: boa marca, bons produtos, bons serviços. Sob a sua batuta, equipes desenvolverão bens e serviços que serão absorvidos pela demanda. O tempo é breve e as ações devem ser céleres, enquanto a ideia está “fresca” e não há concorrência.

*     Há necessidade de mudanças na empresa? Cabe ao líder implementá-las de imediato. Mudança de rumo ou direção dos negócios estão afeitas ao cargo. Mudar quem ou o quê está ineficiente reduz custos e expande produtividade. Com isso melhora-se a eficiência produtiva e a saúde financeira da empresa.

     Com o senso da responsabilidade, o líder deve ater-se aos problemas graves da equipe e da empresa. Numa súbita emergência, e na falta de ideias próprias, ideias implementadas em outras empresas, com sucesso, podem servir de inspiração para resolver ou atenuar os seus problemas. Essas ideias podem ainda ser adaptadas e melhoradas, uma vez que cada empresa tem sua política interna e suas peculiaridades.

Inácio Dantas