segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Criar e inovar: oportunidades e vantagens



       Criar e inovar & oportunidades e vantagens

     Criar um novo produto significa, além da venda do produto em si, agregar vendas de itens substitutos ou complementares. “A oferta de um produto cria demanda por outros produtos” (Jean Baptiste Say)

     Implementar ações no mundo do empreendedorismo pode resultar sucesso ou fracasso, a depender do quantum e da qualidade das criações e inovações. Algumas considerações:

     -Através da criação e da inovação (criar um bem ou serviço a partir de uma invenção) pode-se gerar produtos e serviços, amealhar lucros e riquezas e obter sustentabilidade dos negócios;

     -No mundo corporativo, pode-se ser um empreendedor individual ou fazer parte de uma organização. A qualidade dos projetos e a forma das realizações é que vão determinar o resultado final. Seja em qual situação for, boas ideias, transformadas em coisas viáveis, é promessa de bons lucros;

     -Aqui o conceito “estratégia” é basilar. Criar e inovar envolve capital humano, material, financeiro. Na estratégia há que se atingir o menor custo, diferenciar a oferta (design, marca, atendimento personalizado, etc) e dar um enfoque direcionado (grupo de compradores, linha de produtos, área geográfica, etc);

     -Com a constante busca da inovação, o empreendedor mantém-se competitivo no mercado e está sempre num crescendo de vendas e lucros e alavancando os negócios;

     -Há que ter o pensamento centrado no que faz, considerando custos & retorno. As estratégias devem levar em conta o curto e o longo prazo.

     -Participar do processo dando ideias, opiniões e sugestões. Há que melhorar o que não está bom, e o que está bom deixar excelente. Se for o caso, mude de lugar “coisas afins” para obter mais eficiência. Ex. Máquinas que torneiam peças grandes e pesadas devem estar mais próximas do pátio de carga/descarga...

     Inácio Dantas
     Texto do livro ebook “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional

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