Criar
e inovar & oportunidades e vantagens
Criar um novo produto significa, além da venda
do produto em si, agregar vendas de itens substitutos ou complementares. “A oferta de um produto cria demanda por
outros produtos” (Jean Baptiste Say)
Implementar ações no mundo do empreendedorismo pode resultar sucesso ou
fracasso, a depender do quantum e da qualidade das criações e inovações.
Algumas considerações:
-Através da criação e da inovação (criar um
bem ou serviço a partir de uma invenção) pode-se gerar produtos e serviços,
amealhar lucros e riquezas e obter sustentabilidade dos negócios;
-No mundo corporativo, pode-se ser um
empreendedor individual ou fazer parte de uma organização. A qualidade dos
projetos e a forma das realizações é que vão determinar o resultado final. Seja
em qual situação for, boas ideias, transformadas em coisas viáveis, é promessa
de bons lucros;
-Aqui o conceito “estratégia” é basilar.
Criar e inovar envolve capital humano, material, financeiro. Na estratégia há
que se atingir o menor custo, diferenciar a oferta (design, marca, atendimento
personalizado, etc) e dar um enfoque direcionado (grupo de compradores, linha
de produtos, área geográfica, etc);
-Com a constante busca da inovação, o empreendedor
mantém-se competitivo no mercado e está sempre num crescendo de vendas e lucros
e alavancando os negócios;
-Há que ter o pensamento centrado no que
faz, considerando custos & retorno. As estratégias devem levar em conta o curto
e o longo prazo.
-Participar do processo dando ideias,
opiniões e sugestões. Há que melhorar o que não está bom, e o que está bom
deixar excelente. Se for o caso, mude de lugar “coisas afins” para obter mais
eficiência. Ex. Máquinas que torneiam peças grandes e pesadas devem estar mais
próximas do pátio de carga/descarga...
Inácio Dantas
Texto do livro
ebook “Lições
para o Autoaperfeiçoamento Profissional”
Temas
relacionados (Boa gestão):
Nenhum comentário:
Postar um comentário