sábado, 25 de junho de 2011

Crises: não acredite nelas, trabalhe!



    Se você se esforçou e conseguiu o sucesso, continue se esforçando para mantê-lo; se fraquejar, em dois tempos ele se vai...

   
  Crise é uma conjuntura de desequilíbrio, situação anormal e grave. Pode ser passageira; pode ser duradoura. Enfrentamentos para transpô-las, sejam quais forem, devem ser implementados de pronto, pois decisões tardias podem revelar-se ineficazes e danosas.
     Profissional que não quer ser levado pelo arrastão das crises deve estar firme e “ligado” no seu trabalho, aprimorando a todo momento seus conhecimentos e afinando sua profissão. Quando há uma crise no mercado, seja na demanda, oferta, governos, empresas, o primeiro ponto a ser abalado são os postos de trabalho. Profissionais, às vezes com vários anos de relevantes serviços prestados, são demitidos subitamente. A crise, que é do empregador, passa a ser também do empregado. Para não afetar a sustentabilidade corporativa, esta “livra-se” do seu material humano sob o pretexto de “contenção de custos”, desencadeando, num ciclo negativo, uma crise maior.
     O profissional, diante desse grande e novo desafio, que é sair de um trabalho e procurar outro, não deve deixar-se abater nem se desesperançar. A qualidade da sua mão-de-obra, seu expertise, suas ações proativas, inclinação para enfrentamentos e buscar novas fontes de rendas, são recursos que deve pôr em prática em prol da superação.
   Mas, quais os conceitos-chaves para enfrentar os desafios e espantar o monstro das crises? Alguns exemplos:
    -Resiliência: Capacidade de vencer adversidades, recuperando-se da queda ainda mais forte. Não se abater nem esmorecer frente à escuridão, mas acender a lâmpada das ideias e buscar rotas alternativas. Aqui inclui-se, entre outros, coragem, otimismo, perseverança, entusiasmo;
    -Networking: Rede de Contatos. Abrir o guarda-chuva das comunicações, contatar os amigos e pedir socorro - na iminência de afogamento, uma boia em alto mar é um iate;
    -Benchmarking: Busca das melhores práticas corporativas que conduzem ao desempenho superior. Você pode superar seus próprios limites. Crises não resistem a um trabalho árduo e bem feito.
     -Criatividade: Capacidade de criar, dar origem a algo, inventar. Buscar no seio da inteligência o que não existe e precisa existir. A capacidade humana, posta à prova frente aos problemas, tende a superar-se e criar o incrível. Ponha esse minério precioso para fora e faça-o brilhar;
     -Inovação: Capacidade de renovar, introduzir novidades ou de transformar o que existe em novo. Não confundir com copiar. A inovação permite melhoria da coisa, agrega valor econômico, desperta interesse social e traz retorno financeiro;
     -Cooperação: Ato de cooperar, colaborar, ajudar, auxiliar tendo por objetivo a construção de algo para o bem comum. Com a cooperação você ajuda e é ajudado; dá e recebe, divide forças e multiplica resultados;
    -Força de Trabalho: Todos os conceitos anteriores canalizados em um só: força de trabalho. Com desprendimento, ir à luta com toda essa bagagem é ter grandes chances de derrotar as crises, estruturar a carreira profissional, estabilizar as finanças e ter um futuro promissor.

     Inácio Dantas

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