segunda-feira, 13 de junho de 2011

Autoavaliação, um ‘balanço” existencial.




    Atenção! Fixar-se exclusivamente em grandes lucros é deixar escapar grandiosas somas de lucros pequenos!


     Como está o seu currículo para enfrentar as “feras” no mercado de trabalho? Pense bem. A resposta não é somente se você busca um trabalho ou se já está nele. Bom currículo é a sua identidade profissional. Em contraste, um mau currículo o faz perder chances de ascensão e dificulta a conquista de um novo.
     E a pergunta persiste: como está o seu cabedal do saber para fazer frente aos novos desafios?
     Meça o que você tem de conhecimento e o que o mercado exige. Seus conhecimentos devem ser maiores e mais qualificados, caso contrário você permanecerá na fila dos candidatos. As empresas querem os melhores profissionais para os altos cargos. Isso representa prestígio, crescimento, bons salários. Por isso, é bom aferir se está perto de “rasgar a fita” ou se ainda está no início da jornada...
     Avaliadas as perguntas, é hora das respostas. De um balanço intrapessoal. Saber se na contabilidade da sua vida os seus “ativos” são maiores que os “passivos”. Pelo “saldo” é que se conhece o tamanho de um “patrimônio líquido”. É momento de saber se você realizou seus “direitos” e cumpriu bem seus “deveres”. É assim que saberá se é digno de elogios ou de cobrança de melhorias no seu processo evolutivo. Por exemplo:

     -Conheça onde são suas deficiências e onde você é um ás;

    -avalie se acaso andou relapso, indolente, não se empenhou com afinco nas tarefas e foi ultrapassado por concorrentes;

     -meça se desperdiçou tempo útil, energia e salário em coisas de retorno zero;

    -tome como parâmetro seus amigos e parentes que estudaram e evoluíram e veja quanto você estudou e evoluiu;

    -coteje seus investimentos com outros colegas no mesmo patamar na sua equipe, e conclua o quanto eles se esforçaram para construir e o quanto você se esforçou e construiu.

    Esses são apenas alguns parâmetros para um balanço patrimonial tendo você como gestor de si mesmo. Fundamental para se aprimorar afim de ser gestor dos outros. É recomendável no seu balanço, ao final, sobrar um saldo com vários dígitos em “azul”.

     Inácio Dantas
     Do livro © “Preparado para Vencer!”

    Temas relacionados (Impostos Diretos/Indiretos):

    Temas complementares (Decisões estruturadas):

Nenhum comentário:

Postar um comentário