sábado, 15 de janeiro de 2011

Flexibilidade, relacionamento amigável, sucesso garantido!




   A inflexibilidade de líderes de ousar, criar e produzir por outros métodos, faz muitas empresas soçobrarem no prejuízo.

    Uma das grandes qualidades do profissional de alto impacto é a flexibilidade. É primordial ser flexível nas divergências, nas opiniões, na implementação de uma ideia que pode ter variadas aplicações. Negativas de propostas, sugestões ou ideias, sem uma análise prévia abalizada devem ser refutadas, assim como concordâncias, simplesmente para agradar o oponente não é conduta inteligente. Há que ter-se flexibilidade para aceitar ou recusar, tendo como ponto referencial o bom senso, uma visão momentânea e futura de viabilidade econômica do que está sendo proposto. É também importante ter afabilidade no trato, ser maleável, cordato. E, inegavelmente, nos dias de hoje são qualidades que destacam e referendam o profissional.
    Assim, especialize-se nesse tema. Ante qualquer desassossego, respire fundo, acalme-se, reflita. Quando nos perturbamos, perturbam-se todos à nossa volta. A brandura é companheira que anda sempre de braços dados com a paz.
     Você, que objetiva o sucesso, seu, da sua empresa ou até mesmo do seu país, deve ser flexível no entendimento e ter a amizade como baluarte. Não pense em resistir, marcar posição e não ceder. Mudanças são importantes para dinamizar o processo existencial e mesmo o processo produtivo. É impossível alcançar o sucesso com rispidez, displicência, imprudência ou deixar que a intransigência atrapalhe as inter-relações. Embora o provérbio diga que “negócios são negócios, amizades à parte”, não se deve destruir a amizade para construir lucros. Nem se perder lucros para privilegiar amizades. Pense que o sucesso é uma soma de pequenas ações, humanas e materiais, corretas, firmes e bem coordenadas.
     Ser flexível não é sinal de fraqueza ou mera concordância para agradar os outros. É uma estratégia, pois às vezes concordar com o que discorda é uma forma de, lá na frente, ter a chance de abraçar a vitória de todo o time
     Se você comanda, exerça um comando diligente, atuante, participativo, que delega tarefas, orienta e cobra resultados. Se for o caso, reavalie sua forma de planejar e mude o que for preciso mudar para melhorar e adaptar-se às necessidades do ambiente. Mas o faça com flexibilidade, ouvindo os opostos num clima de amistosidade, preocupado em passar lições e também aprender; lições de trabalho, vida e cidadania!

   Inácio Dantas

   Temas relacionados (Erros que um profissional deve evitar):

   Temas complementares ("Apagando incêndio"...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário