terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Conduta respeitosa: você qualificado para o sucesso!




       Você tem um bom emprego, uma família amada, a presença de Deus na sua vida? Olhe para dentro de si e reflita: você é o homem mais feliz do mundo!
   
     Não é porque alguém é líder, chefe de seção ou tem o poder constituído que tem o direito de tratar com desrespeito quem quer que seja. Ainda mais se for um profissional que se qualifica como de alto impacto. Há líderes que perdem o poder sobre os liderados por extrapolar seus direitos ou atuar com agressividade, achando-se o senhorio.
     As equipes de trabalho veem com olhos de desaprovo o profissional desrespeitoso. Não raro, na primeira oportunidade é alijado dos quadros funcionais.
     O perfil do homem corporativo mudou. Ele evoluiu, tecnicamente e nas suas inter-relações. O profissional de vanguarda tem seus atributos avaliados, tanto pelo que diz quanto pelo que faz. E aí recebe “notas” e conceitos dos superiores e da equipe. Sempre que essas “notas” saem fora do status normal um sinal vermelho é aceso.
     É de vital importância ter uma conduta forjada na respeitabilidade, em consonância com as leis e os ensinamentos modernos. Lembre-se que somos atores globais e vivemos interconectados com as comunicações extra-empresas. Alguns exemplos de conduta:
     -Respeitar as dependências da empresa e não fazer uso de bens ou recursos para usufruto próprio, para fins ilícitos, ou fora dos objetivos constitutivos;
     -Assumir compromisso com os princípios éticos, honestos, e respeito às coisas e às pessoas;
     -Tratar de forma educada, cortês, evitando preconceito, discriminação, etc.
     -Ter comportamento transparente, fidedigno, voltado para o decoro e dentro dos preceitos do cargo exercido.
     -Conduta discreta em consonância com o ambiente, corporativo ou não, respeitando subordinados, superiores, clientes, fornecedores, amigos, etc, e respeitando ainda as diferenças de cultura, classe social, raça, credo, etc.
     -Respeito ao meio ambiente, ao direito de “ir e vir”, à liberdade de expressão e as leis constituídas;
     -Responder pelas próprias ações, omissões e decisões. Respeitar sempre as decisões superiores. Fazer uso do lema “ordens são para sempre cumpridas, não contestadas”.
     Por fim, quem tem por formação o respeito é respeitado e está sempre inserido na lista dos profissionais notáveis!

    Inácio Dantas

    Temas relacionados (Inteligência)

    Temas complementares (Dicas felicidade):

Nenhum comentário:

Postar um comentário