sábado, 27 de novembro de 2010

Tempo na administração, no processo produtivo.




      Nos momentos ociosos, ocupar-se com atividades produtivas é, além de rentável, uma terapia para relaxar o corpo e a mente. O tempo? É ouro em pó! Se não souber segurá-lo esvai-se por entre os dedos...

     Administre a evolução do tempo!
     O tempo que é marcado nos ponteiros do relógio de toda empresa, durante o processo produtivo, é agregado ao produto e faz parte do seu preço final. Embora imaterial e imanuseável, é o insumo mais precioso na cadeia de valor.
     Ter em “mãos” o tempo é ter um bem finito, escasso, irreciclável e insubstituível. Os minutos e as horas são um bem estanque – e volátil. Por mais que se queira, não se pode copiá-lo ou cloná-lo. E não existe reator atômico capaz de comprimi-lo ou elastificá-lo. É uma matéria-prima rara, de alto valor, que não se pode reter nem fazer estoque.
     Portanto, o tempo num ambiente corporativo deve ser usado com objetividade e racionalidade. Nas ordens de serviço da produção, os minutos demandados para a elaboração de um bem devem ser seguidos à risca, sob pena de extrapolar custos e “estourar” o orçamento.
     Diante dessa exiguidade da natureza, cronometre a passagem do tempo nas suas atividades e adicione-o à planilha de custos. Entre você e ele, seja você o líder. Use-o racionalmente, otimizando-o durante o expediente. Não permita, pois, a indolência, desídia, nem aceite liderados relapsos. Com sapiência, compatibilize o giro dos ponteiros do relógio na produção: serviço rudimentar, funcionário aprendiz; serviço de qualidade, funcionário perito.
     Compatibilizar equitativamente o tempo da mão de obra, maquinaria e matéria-prima é, ao final, produzir quantidade com qualidade. E racionalizar custos. Faça isso com observância rigorosa, pois desobedecer a combinação dessas variantes é errar na equação produtiva e desperdiçar lucratividade.
     Coíba a ociosidade dos liderados, as excessivas saídas para o “cafezinho”, as “rodinhas de bate-papo” e tudo que possa representar sinônimo de improdutividade. O tempo estabelecido de cada homem & máquina deve estar afinado com o serviço proposto para que o resultado final saia dentro do cronograma pré-estabelecido. Lembre-se, os pedidos dos clientes – e o consequente faturamento - têm prioridade número “um”. Por isso, acompanhe de perto e controle as esteiras da produção para que se termine o produto antes do término do expediente. E se possível produza várias vezes dentro do mesmo expediente.
     Em todas as áreas da vida, particular ou profissional, o tempo deve ser um parceiro, não um adversário. Assim, acerte seu relógio biológico com o relógio de pulso. Tenha seu horário pré-fixado e sua agenda organizada: não se atrase, não perca o trem e não perca o compromisso. Com o aumento da produtividade empresarial há o aumento dos lucros e, e em decorrência, o aumento dos rendimentos - seu e dos seus liderados.

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Desafios para aperfeiçoar o profissional):

     Temas complementares (Decisões "programadas" e "não programadas"):

     Temas afins (Concentração, paciência...):


Nenhum comentário:

Postar um comentário