terça-feira, 16 de novembro de 2010

Líder de equipe - boa liderança, boa gestão




      “Se você lidera, tenha em mente que é de você que emanam as decisões vitais. Conscientize-se, então, da sua importância no trabalho e faça valer sua liderança. Comando, sabedoria, disposição e iniciativa para realizar tarefas são algumas características de um líder.”

     Incentive seu desejo, seja o articulador da sua liderança e destaque-se!

     Por que esperar que os outros o incentivem a uma decisão se, muitas vezes, eles estão competindo com você? Veja por essa ótica: o mercado de trabalho está saturado de bons profissionais, desde peões a doutores. Mas, há os peões e os doutores. E qual é a diferença fundamental entre ambos? Iniciativa, força de vontade, gana, desprendimento, capacidade para gerenciar pessoas e coisas de forma eficiente. Esses são os principais valores que você precisa, que estão no seu “eu” e que devem ser desencavados e lançados mão.
    Todo o poderio que você julga ter, e que os outros julgam que você tem, pode ficar desperdiçado se você se mantiver sempre submisso, incapaz de comandar, mas capaz de obedecer e ser comandado.
    Para se chegar ao topo, num posto de líder, altas e íngremes montanhas você enfrentará. Mas, jamais reflua ao primeiro tropeço na base da montanha. Siga em frente. Articule seus planos para consolidar sua subida, e, com ela, obter sucesso na sua empreitada. E ao final de uma longa jornada atingirá o ápice.
     Mas, atenção. Líderes devem, além de conduzir negócios, conduzir pessoas a patamares mais nobres. Devem despojar-se de ideais belicosos, opressores, da corrupção, da busca gananciosa do “tudo para mim e nada para os outros”, atos que prestam desserviços à sociedade. Devem espelhar-se em líderes que escreveram e escrevem histórias de magnanimidade, amor, paz, espírito de fraternidade, voltadas para mitigar o sofrimento dos semelhantes e lhes proporcionar vidas dignas. Exemplos mundiais como Mahatma Ghandi (1869-1948), Nelson Mandela, padre Marcelo Rossi, e tantos outros que se dedicaram e dedicam às causas humanitárias. E na área empresarial, líderes bilionários como o mexicano Carlos Slim (telecomunicações), os norte-americanos Bill Gates (Microsoft) e Mark Zuckerberg (Facebook), e o brasileiro Eike Batista (mineração, petróleo) eleito em 2010 (Revista “Forbes”) o mais rico do Brasil e o oitavo do mundo.
     Então, vamos lá. Um líder não se faz somente com o canudo da faculdade ou com a somatória de “x” anos de observações, lances de sorte ou vivência profissional. Há que se ter algo mais, “o brilho da alma”, a competência, a destreza para enfrentar a complexidade. E, mesmo sob condições adversas, coragem para investir e técnicas para produzir, fatores que diferenciam o hábil do aprendiz.
    Erga-se, pois, com energia própria. Acione a mente e ponha-se em marcha. Aquilo que está à sua frente, inerte, não sairá do lugar se você não o mover. Incentive-se. Com um olhar para dentro de si, e outro para além do horizonte, faça acontecer. Com vontade e interesse - rápido, ágil, benfeito -, e destaque-se com uma liderança pujante e virtuosa.

     Inácio Dantas

    Temas relacionados (Você de bem com a vida):

    Temas complementares (Tempo na administração, no processo produtivo):

    Temas afins (Autoconfiança):

Nenhum comentário:

Postar um comentário