domingo, 10 de março de 2019

Você tem talento, use-o e edifique seu futuro.


Livros, Homem, Pessoa, Empresário
Você tem talento, use-o e edifique seu futuro.
Nem sempre o sofisticado se sobrepõe ao simples. Quando feito com alegria, talento e paixão, uma pintura preto-e-branco pode causar mais impacto que a multicolorida!
Talento & futuro. Há pessoas que têm talento para a marcenaria, outras para as artes, para o esporte, docência, trabalhos artesanais... Mas há um grande contingente humano talentoso para criar coisas simples e úteis de uso cotidiano e até mesmo para construir edificações, obras de engenharia, etc... Cada um de nós desponta para uma atividade e faz dela seu meio de vida.
Algumas pessoas facilmente se completam profissional e economicamente. Outras, lutam em vão. E ao verem brilhar a vitória dos outros lamentam consigo: “O que falta em mim para ser vitorioso?”. Porém, essas pessoas não refletem que também podem ser aquinhoadas com o galardão. Como? Elas têm talento. E para tanto devem usá-lo para pavimentar o caminho do pódio.
Logo, obviamente, isso vale para você, mesmo que tenha abandonado os estudos. Jamais desacredite na força da sua capacidade, das suas habilidades. Há, dentro de todos nós, uma dotação sublime chamada talento. Ele vem arraigado em nosso DNA desde a concepção. É como se fosse uma pedra preciosa em estado bruto, pronta para ser lapidada por um ourives: você.

Talento & genialidade. Segundo Beethoven, “o gênio se compõe de dois por cento de talento e 98% de perseverante aplicação no trabalho”. Logo, conclui-se que impossibilidades de fazer eclodir genialidades é apenas retórica. Então, ponha ao seu serviço todo o seu potencial. Por exemplo, diante de um debate, não se impressione ao falar com alguém que supostamente é mais eloquente, que “fala  bonito”, coisa e tal. Fale com calma, sem afobação, com desenvoltura. Não se subestime. Tampouco o superavalie. Se seu antagonista perceber que você está na defensiva, inferiorizado, ele vai “crescer” e tentar manipular suas ideias.
Quanto às execuções, mostre seus atributos de “executor”, o que sua mente é capaz de idealizar e o que suas mãos são capazes de fazer com a ideia. Importante, faça bem feito, com maestria, provoque admiração e interesse nas pessoas no que faz. Talento é como uma joia, quanto mais polida maior o brilho e o valor.
E atenção. Ter talento não é garantia de ser um profissional de sucesso. Que adianta ter mil habilidades e não colocá-las em prática para a sociedade e ao seu benefício? É mister que vejam e reconheçam seu potencial. Lembre-se, por fim, que tanto o artista é aplaudido pela sua arte quanto o profissional é exaltado pelas suas obras.  
Inácio Dantas
Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”
Aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário