Seis
erros que um profissional deve evitar
1.Trabalhar
em excesso. A ideia de levar serviço para
casa e trocar o lazer pelo fazer pode ser um indutor de melhor remuneração, mas
certamente é também da fadiga física e do estresse. Sua jornada de trabalho na empresa
já o leva aos limites das forças. Evite ao máximo a dupla jornada.
Dica: Mesmo que você adore trabalhar, seja racional e não faça
mais do que suas energias permitem. Ganhar dinheiro e perder saúde não é uma
combinação inteligente.
2.Irritar-se[1]
facilmente. Quando um colega discorda dos seus métodos você perde a
paciência, muda o humor e esbraveja. Com isso perde a razão e diminui seu
conceito profissional.
Dica: Evite reações automáticas. Controle a irritação. Reflita,
inspire fundo e avalie o que lhe é proposto. Há boas sugestões que podem se
somar às suas e propiciar trabalhos em alto nível.
3.Achar-se
o “sabe tudo[2]”. Erro fatal. Recicle essa autoavaliação. Você pode saber
muito de muita coisa, mas não sabe tudo de tudo. De repente você pode ser
questionado e ter que se dobrar a perguntas sem respostas.
Dica: Aceite o saber dos outros. Interaja harmonicamente
procurando ensinar e aprender. Diálogo em alto nível traz melhoria nas relações
humanas e profissionais.
4.Desistir
sem lutar[3]. Por medo de errar, ou por insegurança na própria
capacidade, diz “não” aos novos desafios que o farão pensar, agir e alterar sua
rotina.
Dica: Cobre de si mesmo mais garra e ousadia. Se estiver dentro
das suas habilidades ouse, participe, tente. Jamais deixe-se vencer antes de
lutar.
5.Ter
desculpas prontas para possíveis erros[4]. Preocupe-se em fazer correto e bem feito os serviços que
lhe compete. Não se preste a ser criativo nas desculpas e sem criatividade no
trabalho.
Dica: Sucessivas desculpas para sucessivos erros farão com que
percebam suas manobras e subterfúgios. Ligue-se no trabalho, dê toques de arte
e qualidade e melhore a confiança e o respeito superior.
6.Recuar, desistir das ações. Recuar
nem sempre é sinal de fraqueza; pode ser estratégia para reabastecer-se de
energias e novas ideias e voltar à luta ainda mais disposto e preparado.
Dica: Num momento crítico, quando você perceber que vai falhar
ou perder o controle, pare, recue e fortaleça-se. Ao retomar o passo estará
pronto para evoluir no serviço e na profissão.
Inácio Dantas
Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento
\Profissional”
Adquira em: www.agbooks.com.br
[1]“Posso
ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de
que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à
falência.” (Fernando Pessoa)
[2]“É
impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.” (Epicteto)
[3] “Não
desista. Geralmente é a última chave do chaveiro que abre a porta.” (Paulo
Coelho).
[4]“Costumo voltar atrás, sim. Não tenho compromisso com
o erro”. (Juscelino Kubitschek)
Nenhum comentário:
Postar um comentário