sábado, 23 de março de 2019

Carreira profissional, uma decisão importantíssima na sua vida.


Você, peça central da máquina do progresso

1.Evolução na carreira escolhida.
O mundo é uma máquina fantástica a produzir novidades, a transformar coisas e lapidar pessoas. É um processo cíclico, onde destrói-se e reconstrói-se, inventa-se e reinventa-se... O que é hoje, amanhã “já era” ou então se reciclou nos laboratórios da modernidade. Nessa roda-viva contínua, a todo instante novos profissionais despontam em todas as áreas e setores da economia em busca de trabalho – e de sucesso.
Esse é o mundo que vivemos. Você respira o oxigênio de um novo século. E, obviamente, é um dente dessa engrenagem bem azeitada, máquina que não para de girar e produzir riquezas.
Porém, há um quesito a avaliar: não basta você ser “mais um”. Há que ser aquele que diz o que fazer e não que ouve o que é para ser feito. Sim, você detém a pedra-filosofal da decisão, pois dita as ordens e coordena os trabalhos. Por isso não permita, em sua mente, haver mais interrogações que exclamações. É importante estar sempre conectado com as artes, ciências, novos produtos e serviços e tecnologia de ponta. Para isso aja, interaja, participe e seja aquele que projeta a máquina e não o que aperta os botões.

2.Potencial profissional.
A partir do momento que você considera que está na profissão certa, que é hábil e talentoso no que faz, que tem vivência e competência e que é importante no time da sua corporação, é certo pôr em prática esse potencial realizador gerando obras com excelência. A ideia de “produzir na exatidão do lhe pagam” está ultrapassada e não deve fazer parte do seu modo de ser. Sim, os paradigmas mundiais mudaram, há que extrapolar os feitos. Você deve exceder seu potencial, seja em quantidade ou qualidade, e a avaliação virá na esteira da meritocracia. Logo, o quantum irão lhe pagar será consequência.

3.Você, “o profissional certo na função e no local certo”.
Com a união da habilidade e o bom ferramental obtém-se a simbiose da perfeição da mão-de-obra. É nesse estágio que se produzem obras-primas e best-sellers. Imagine, ao contrário, um bisturi nas mãos de um carpinteiro, ou um mecânico de carros tentando uns passos de balé clássico...

4.Ao encontro do progresso.
Decodificar o mapa do tesouro para chegar ao baú das riquezas é um esforço que você empreenderá todos os dias. Porém, é imprescindível que a história desse esforço seja escrita com a tinta dos bons métodos, atitudes e comprometimento com o logotipo da empresa que defende e com os símbolos nobres da sociedade.

Toda máquina para funcionar com perfeição há que ter todas as peças funcionando sincronicamente. A máquina são os negócios, os empreendimentos, fazedores do progresso, e você a peça central, o operador que irá transformar barras de aço em lingotes de ouro!

Inácio Dantas
Doo livro “Você, líder do seu Sucesso!”


domingo, 10 de março de 2019

Você tem talento, use-o e edifique seu futuro.


Livros, Homem, Pessoa, Empresário
Você tem talento, use-o e edifique seu futuro.
Nem sempre o sofisticado se sobrepõe ao simples. Quando feito com alegria, talento e paixão, uma pintura preto-e-branco pode causar mais impacto que a multicolorida!
Talento & futuro. Há pessoas que têm talento para a marcenaria, outras para as artes, para o esporte, docência, trabalhos artesanais... Mas há um grande contingente humano talentoso para criar coisas simples e úteis de uso cotidiano e até mesmo para construir edificações, obras de engenharia, etc... Cada um de nós desponta para uma atividade e faz dela seu meio de vida.
Algumas pessoas facilmente se completam profissional e economicamente. Outras, lutam em vão. E ao verem brilhar a vitória dos outros lamentam consigo: “O que falta em mim para ser vitorioso?”. Porém, essas pessoas não refletem que também podem ser aquinhoadas com o galardão. Como? Elas têm talento. E para tanto devem usá-lo para pavimentar o caminho do pódio.
Logo, obviamente, isso vale para você, mesmo que tenha abandonado os estudos. Jamais desacredite na força da sua capacidade, das suas habilidades. Há, dentro de todos nós, uma dotação sublime chamada talento. Ele vem arraigado em nosso DNA desde a concepção. É como se fosse uma pedra preciosa em estado bruto, pronta para ser lapidada por um ourives: você.

Talento & genialidade. Segundo Beethoven, “o gênio se compõe de dois por cento de talento e 98% de perseverante aplicação no trabalho”. Logo, conclui-se que impossibilidades de fazer eclodir genialidades é apenas retórica. Então, ponha ao seu serviço todo o seu potencial. Por exemplo, diante de um debate, não se impressione ao falar com alguém que supostamente é mais eloquente, que “fala  bonito”, coisa e tal. Fale com calma, sem afobação, com desenvoltura. Não se subestime. Tampouco o superavalie. Se seu antagonista perceber que você está na defensiva, inferiorizado, ele vai “crescer” e tentar manipular suas ideias.
Quanto às execuções, mostre seus atributos de “executor”, o que sua mente é capaz de idealizar e o que suas mãos são capazes de fazer com a ideia. Importante, faça bem feito, com maestria, provoque admiração e interesse nas pessoas no que faz. Talento é como uma joia, quanto mais polida maior o brilho e o valor.
E atenção. Ter talento não é garantia de ser um profissional de sucesso. Que adianta ter mil habilidades e não colocá-las em prática para a sociedade e ao seu benefício? É mister que vejam e reconheçam seu potencial. Lembre-se, por fim, que tanto o artista é aplaudido pela sua arte quanto o profissional é exaltado pelas suas obras.  
Inácio Dantas
Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”
Aqui:

segunda-feira, 4 de março de 2019

Um candidato a líder deve ter em mente que...


Empresária, Líder Da Equipe, Mulher

Um candidato a líder deve ter em mente que...

 (Em busca do serviço benfeito, do reconhecimento e do sucesso)

1-...Que tormento ao homem não é somente o fracasso, mas também o sucesso incapaz de administrar.
2-...Que ante a perspectiva de insucesso, a receita é “Lute e esforce-se para afastá-lo”. Se conseguir movê-lo ao menos um milímetro seu esforço valeu a pena.
3-...Que para realizar sonhos e alçar-se ao mais alto degrau do pódio há que lutar aguerridamente. Mas, atenção, lutar para vencer! Pois, a bem da verdade, não existe taça para derrotados...
4-...Que vencer na vida significa fazer um pacto com ela. Ao participar com o trabalho honesto, bom proceder, amor a Deus e às pessoas, ela retribui com sossego, saúde e prosperidade.
5-...Que deve controlar os watts dos nervos adequadamente e ser um elemento útil na equipe. Voltagem inadequada é inútil e produz curto-circuito. Ser útil é produzir luz, em ideias, ações e soluções.
6-...Que nem sempre o sofisticado se sobrepõe ao simples. Há que refletir que, quando feito com alegria, capricho e paixão, uma pintura preto-e-branco pode causar mais impacto que a colorida.
7-...Que, quem tem um sonho vitorioso a construir, e, todavia, os amigos para o ajudar se afastaram... Bem, então pare e pense, de duas uma: ou tem problemas com os amigos ou tem problemas com o sonho...
8-...Que, na vida, deve aprender os ensinamentos de o que fazer para transformar “vidro em diamante”... Porém, se não aprendeu, há que aprender o que não fazer para não transformar “diamante em vidro”...
9-...Que não deve desestimular-se se algo der errado no seu projeto. Ao contrário, deve corrigi-lo, perseverar e não desviar os olhos do alvo: sucesso resulta em insistir mais uma vez quando tudo sinaliza o fracasso.
10-...Que é imprescindível ter na vida bons pensamentos, digno comportamento, palavras sãs e ações probas. Talvez até possa não construir o sucesso agora, mas deixa o terreno plano para construí-lo no futuro.

Inácio Dantas
do livro "Ser Líder. Pequena bíblia do Líder"
Adquira aqui: 


Tags: Aprendendo a ser líder, dicas de liderança

sábado, 2 de março de 2019

Seis erros que um profissional deve evitar


Seis erros que um profissional deve evitar

1.Trabalhar em excesso. A ideia de levar serviço para casa e trocar o lazer pelo fazer pode ser um indutor de melhor remuneração, mas certamente é também da fadiga física e do estresse. Sua jornada de trabalho na empresa já o leva aos limites das forças. Evite ao máximo a dupla jornada.
Dica: Mesmo que você adore trabalhar, seja racional e não faça mais do que suas energias permitem. Ganhar dinheiro e perder saúde não é uma combinação inteligente.

 2.Irritar-se[1] facilmente. Quando um colega discorda dos seus métodos você perde a paciência, muda o humor e esbraveja. Com isso perde a razão e diminui seu conceito profissional.
Dica: Evite reações automáticas. Controle a irritação. Reflita, inspire fundo e avalie o que lhe é proposto. Há boas sugestões que podem se somar às suas e propiciar trabalhos em alto nível.

3.Achar-se o “sabe tudo[2]”. Erro fatal. Recicle essa autoavaliação. Você pode saber muito de muita coisa, mas não sabe tudo de tudo. De repente você pode ser questionado e ter que se dobrar a perguntas sem respostas.
Dica: Aceite o saber dos outros. Interaja harmonicamente procurando ensinar e aprender. Diálogo em alto nível traz melhoria nas relações humanas e profissionais.

4.Desistir sem lutar[3]. Por medo de errar, ou por insegurança na própria capacidade, diz “não” aos novos desafios que o farão pensar, agir e alterar sua rotina.
Dica: Cobre de si mesmo mais garra e ousadia. Se estiver dentro das suas habilidades ouse, participe, tente. Jamais deixe-se vencer antes de lutar.

5.Ter desculpas prontas para possíveis erros[4]. Preocupe-se em fazer correto e bem feito os serviços que lhe compete. Não se preste a ser criativo nas desculpas e sem criatividade no trabalho.
Dica: Sucessivas desculpas para sucessivos erros farão com que percebam suas manobras e subterfúgios. Ligue-se no trabalho, dê toques de arte e qualidade e melhore a confiança e o respeito superior.

 6.Recuar, desistir das ações. Recuar nem sempre é sinal de fraqueza; pode ser estratégia para reabastecer-se de energias e novas ideias e voltar à luta ainda mais disposto e preparado.
Dica: Num momento crítico, quando você perceber que vai falhar ou perder o controle, pare, recue e fortaleça-se. Ao retomar o passo estará pronto para evoluir no serviço e na profissão.

Inácio Dantas
Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento \Profissional”
Adquira em: www.agbooks.com.br


[1]“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.” (Fernando Pessoa)
[2]“É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe.” (Epicteto)
[3] “Não desista. Geralmente é a última chave do chaveiro que abre a porta.” (Paulo Coelho).
[4]“Costumo voltar atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro”. (Juscelino Kubitschek)