domingo, 14 de janeiro de 2018

“Gênios”, seres a um passo do autoaperfeiçoamento


“Gênios”, seres a um passo do autoaperfeiçoamento

Como você está trabalhando seus dotes intelectuais, sua genialidade, seja ela em que área da atividade humana estiver? Ponha-a em prol de si mesmo. Curse uma faculdade.  Não perca tempo velejando nas “ondas do nada”, indo para porto nenhum... Estude, supere-se, ultrapasse seus limites e realize os mais inacessíveis sonhos!

Todos nós, sem exceção, precisamos ser talhados com o formão do aperfeiçoamento – por mais “gênios” ou perfeitos que julguemos ser...  A questão é, ou brilhamos intensamente ou ficamos no semibrilho ou na palidez... A sociedade carece de profissionais de altonível, gênios ou não, pois o mundo cresce e enfrenta um dilema, como bem define o Modelo Econômico, “os recursos são escassos e as necessidades ilimitadas”. Capital, Terra, Trabalho, Tecnologia, Capital Empresarial, tudo têm de se congregar harmonicamente para que haja equilíbrio nessa dicotomia da raça humana. Por conseguinte, os recursos têm de crescer a taxas geométricas para acompanhar a demanda global que cresce na mesma velocidade.

Valorizar os mestres, técnicos, ensinadores...

Não é cabível “aluno agredir professores ou destratar mestres, ou ainda governos dar-lhes salários aviltantes...” Ao contrário, é um erro fatal. Há que se privilegiar a escola e esses guerreiros, mestres dos mestres, afinal estão nas mãos deles a execução do lema que sintetiza a bandeira brasileira: “Ordem e Progresso”.
Por outro lado, não se pode desperdiçar talentos, veio aurífero que brota na mente de muitos e que podem ser bem explorados pelo garimpeiro-mor, o professor, e rapidamente e atingir o auge.
Cumpre à sociedade e governantes investir para que esse ouro não vire lama e perca-se na enxurrada do descaso, relegando-nos a eternidade do “país do futuro”. Há que se desencavar essas joias do fundo das gavetas ministeriais com leis e recursos, investimentos massivos para o lembramento de brasileiros e brasileiras “gênios”, pedras semipreciosas, prontos para serem lapidados. Serão eles que comporão o tão sonhado “valor agregado” das riquezas nacionais, e, enfim, nos tornará uma verdadeira potência mundial!

Prof. Inácio Dantas
Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”

Nenhum comentário:

Postar um comentário