domingo, 28 de janeiro de 2018

Flexibilidade: relacionamento amigável, sucesso garantido!


      Flexibilidade[1]: relacionamento amigável, sucesso garantido!

Ser flexível é ser maleável. A inflexibilidade de profissionais de ousar, criar e produzir por outros métodos, faz muitas empresas não decolarem rumo a melhores lucros e sustentabilidade.

Uma das grandes qualidades do profissional que lidera é a flexibilidade. É primordial ser flexível nas divergências, nas opiniões, na implementação de uma ideia que pode ter variadas aplicações. Negativas de propostas, sugestões ou ideias, sem uma análise prévia abalizada devem ser refutadas, assim como concordâncias, simplesmente para agradar o oponente não é conduta inteligente. Há que ter-se flexibilidade para aceitar ou recusar, tendo como ponto referencial o bom senso, sugestões com viabilidade econômica, momentânea ou futura. É também importante ter afabilidade no trato, ser maleável, cordato. E, inegavelmente, nos dias de hoje são qualidades que destacam e referendam o profissional.
Assim, especialize-se nesse tema. Ante qualquer desassossego, respire fundo, acalme-se, reflita. Quando nos perturbamos, perturbam-se todos à nossa volta. A brandura é companheira que anda sempre de braços dados com a paz.
Você, que objetiva o sucesso, seu, da sua empresa e do seu país, deve ser flexível no entendimento e ter a amizade como baluarte. Não pense em resistir, marcar posição e não ceder. Mudanças são importantes para dinamizar o processo existencial e mesmo o processo produtivo. É impossível alcançar o sucesso com rispidez, displicência, imprudência ou deixar que a intransigência atrapalhe as inter-relações. Embora o provérbio diga que “negócios são negócios, amizades à parte”, não se deve destruir a amizade para construir lucros. Nem se perder lucros para privilegiar amizades. Pense que o sucesso é uma soma de pequenas ações, humanas e materiais, corretas, firmes e bem coordenadas.

Ser flexível não é sinal de fraqueza ou mera concordância para agradar os outros. É uma estratégia, pois às vezes concordar com o que discorda é uma forma de, lá na frente, ter a chance de abraçar a vitória de todo o time
Se você comanda, exerça um comando diligente, atuante, participativo, que delega tarefas, orienta e cobra resultados. Se for o caso, reavalie sua forma de planejar e mude o que for preciso mudar para melhorar e adaptar-se às necessidades do ambiente. Mas o faça com flexibilidade, ouvindo os opostos num clima de amistosidade, preocupado em passar lições e também aprender; lições de trabalho, vida e cidadania.

Prof. Inácio Dantas
Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”


[1] Há que ser flexível, opiniões mudam com o tempo, e o tempo as faz mudar. Assim nos ensina "Raul Seixas", cantor: “Prefiro ser esta metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.”

domingo, 21 de janeiro de 2018

Organização: agenda organizada, eficiência e produtividade.


Organização: agenda organizada, eficiência e produtividade.

Não confie sempre na memória, às vezes ela falha. Anote, registre fatos e dados importantes (datas, reuniões, eventos), mantenha seu ambiente de trabalho organizado e tenha como retorno alto índice de eficiência produtiva.

Quem trabalha com seu fluxo produtivo organizado, tanto no âmbito dos fatores da produção (matéria-prima) quanto no administrativo, obtém melhor performance na execução dos produtos ou serviços – custos e qualidade. Mentalize esse conceito. Imbuído do senso de organização, e com os olhos no gráfico das vendas e lucros, mantenha o pique organizacional e siga em busca da maximização dos resultados. Lembre-se, o “único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário” (Einsten).
Organize-se. Mantenha seus compromissos em dia. Evite improvisar. Anote, faça uso de computadores, agendas, post-its e lembretes, pois não convém ficar à mercê da memória, às vezes ela falha.
Organize seus arquivos, pastas, fichários, “arquivo-morto”, etc. Mantenha-os com identificação de conteúdo, data, hora, etc, em ordem cronológica. Um cuidado especial com os documentos sigilosos, mantendo-os sob chave. Outro cuidado também importante é com os dados e documentos registrados na contabilidade, os quais têm exigibilidade fiscal de pelo menos cinco anos. Guarde em ordem de vencimentos seu “contas a pagar”. Títulos pagos arquive-os de forma a serem acessados facilmente em caso de imprevisto com os fornecedores. Da mesma forma, tenha seu “contas a receber” em perfeita ordem, assim na hipótese de atrasos ou ausência de pagamento poder acionar a cobrança de imediato.
Organize o fluxo produtivo. Quantidade e ritmo dos insumos e matérias-primas aplicadas na produção. Pense que “rebarbas” em demasia, operações ineficientes (peças “mortas”), morosidade nas etapas produtivas, geram acréscimo de custo, perde-se tempo, retarda-se o faturamento e reduz os lucros.
Algumas dicas:
-Selecione, organize e defina as tarefas do dia;
-Planeje o quanto de mão-de-obra e material serão necessários (uma pessoa ou uma equipe) ou q quantidade material (“x” ou “y” quantidade) e o quanto de recursos financeiros;
-Estabeleça os métodos para execução (Equipamento, ferramental, maquinário), se próprio ou terceirizado;
-Defina o tempo demandado – (Início e final. Horas, dias, semanas, etc);
-Estabeleça um “plano B” para o caso de imprevistos;
Antecipe-se aos fatos. Não se acomode, não deixe acontecer para depois agir. Acerte as velas ao vento para o rumo certo. Mantenha-se informado da execução dos projetos, tempo, custos e receitas. Atualize-se sempre que houver alterações no âmbito operacional. Disponha de material de apoio (planilhas eletrônicas, relatórios e softwares) para compilar as informações e ter tudo à mão com segurança e rapidez.
Crie ou reorganize rotinas para o melhor fluxo dos trabalhos. Com isso você perceberá “gargalos” e evitará a falta ou a repetição de operações. Isso lhe permitirá racionalizar tempo e economizar insumos, despesas variáveis e mão de obra. Considere a possibilidade das técnicas:
-Curva das Possibilidade de Produção – CPP
-Custo de Oportunidade
 Tenha em mente o objetivo da “economia de escala”: Produzir mais, em menos tempo, com o menor custo possível.”
A boa organização é o êmbolo propulsor do seu sucesso. E isso depende da sua proação, olhar “fino” e ajustes que permitam, depois de muito esforço e comprometimento, um trabalho bem feito e resultados excepcionais.

Prof. Inácio Dantas
Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”

domingo, 14 de janeiro de 2018

“Gênios”, seres a um passo do autoaperfeiçoamento


“Gênios”, seres a um passo do autoaperfeiçoamento

Como você está trabalhando seus dotes intelectuais, sua genialidade, seja ela em que área da atividade humana estiver? Ponha-a em prol de si mesmo. Curse uma faculdade.  Não perca tempo velejando nas “ondas do nada”, indo para porto nenhum... Estude, supere-se, ultrapasse seus limites e realize os mais inacessíveis sonhos!

Todos nós, sem exceção, precisamos ser talhados com o formão do aperfeiçoamento – por mais “gênios” ou perfeitos que julguemos ser...  A questão é, ou brilhamos intensamente ou ficamos no semibrilho ou na palidez... A sociedade carece de profissionais de altonível, gênios ou não, pois o mundo cresce e enfrenta um dilema, como bem define o Modelo Econômico, “os recursos são escassos e as necessidades ilimitadas”. Capital, Terra, Trabalho, Tecnologia, Capital Empresarial, tudo têm de se congregar harmonicamente para que haja equilíbrio nessa dicotomia da raça humana. Por conseguinte, os recursos têm de crescer a taxas geométricas para acompanhar a demanda global que cresce na mesma velocidade.

Valorizar os mestres, técnicos, ensinadores...

Não é cabível “aluno agredir professores ou destratar mestres, ou ainda governos dar-lhes salários aviltantes...” Ao contrário, é um erro fatal. Há que se privilegiar a escola e esses guerreiros, mestres dos mestres, afinal estão nas mãos deles a execução do lema que sintetiza a bandeira brasileira: “Ordem e Progresso”.
Por outro lado, não se pode desperdiçar talentos, veio aurífero que brota na mente de muitos e que podem ser bem explorados pelo garimpeiro-mor, o professor, e rapidamente e atingir o auge.
Cumpre à sociedade e governantes investir para que esse ouro não vire lama e perca-se na enxurrada do descaso, relegando-nos a eternidade do “país do futuro”. Há que se desencavar essas joias do fundo das gavetas ministeriais com leis e recursos, investimentos massivos para o lembramento de brasileiros e brasileiras “gênios”, pedras semipreciosas, prontos para serem lapidados. Serão eles que comporão o tão sonhado “valor agregado” das riquezas nacionais, e, enfim, nos tornará uma verdadeira potência mundial!

Prof. Inácio Dantas
Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”

sábado, 6 de janeiro de 2018

Big-Companies. Você um dia pode também chegar lá!



Você, empreendendo seu próprio sucesso (“Queira, você pode”)!


Não deixe para depois o que pode fazer agora”: esta máxima é antiga, mas atual e verdadeira. Tempo perdido é riqueza jogada num bueiro... A “dica” é: corra atrás dos seus sonhos, realize seus planos e projetos. Mas, para sagrar-se vencedor, outra “dica”: autoaperfeiçoe-se. A disputa existe, é tensa e quem sair na frente chega primeiro – e ocupa um lugar privilegiado no ranking global.


1.Autoaperfeiçoando a si mesmo

Invista em você, qualifique-se. Seja o que quer ser, faça o que quer fazer, conquiste o que quer conquistar. Por que não? Você pode, sim senhor! Mas, aja rápido e com assertiva. Use atalhos (lícitos) para “chegar lá”. Cansaço? Preguiça? Nada disso! Encoraje-se: o campus da faculdade é receptivo e aprazível, local onde borbulha cultura, saber, conhecimento.
Se for o caso, mude de curso[1], de instituição – não estude o que não assimila, simplesmente para ter o status de bacharel. Estude, isto sim, para transformar-se, absorvendo conhecimentos que o impulsionem, não só à formatura, mas sobretudo ao domínio de técnicas e procedimentos, burilando seu autoaperfeiçoamento. Mas, atenção, sempre dentro do que você busca para si, dos seus sonhos, onde você encontra sua realização e completude. O dinheiro? Não se preocupe, ele vem!
Não trabalhe no que não o faz realizado. Poupe tempo, gastos, massa cefálica...
Bandeie para o canteiro dos seus sonhos e construa sua obra. Talvez na mesma empresa (Mudança linear, ascensão...), ou em outra filial ou até mesmo em outra empresa, e, quiçá, num negócio próprio...

2.Microempreendedor individual-MEI

A Lei Complementar nº 128/2008 que alterou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123/2006) cria a figura do Microempreendedor Individual. Essa é uma opção, fácil, baixíssimo custo (impostos, contador, papelada...) para você constituir seu próprio negócio, ser seu próprio patrão. No portal do Empreendedor você pode “abrir” sua empresa, em questão de minutos, ter seu próprio CNPJ, emitir nota-fiscal e iniciar sua atividade.
Grandes negócios começam pequenos...
Quer um baita incentivo? Então veja o exemplo do estadunidense Bill Gates, multibilionário, dono da Microsoft, uma das maiores corporações do mundo na área de tecnologia da informação (Dona do Windows). Ele começou humildemente “numa pequena garagem”, e, com muito trabalho e inteligência hoje é um expoente mundial.
Autoaperfeiçoar-se: ponha isso no seu crânio como objetivo financeiro, de ser e viver. Se se sentir pronto para alçar voo próprio, abra sua MEI (o custo de impostos é algo em torno de 5% do Salário Mínimo) e expanda seu talento, dê luz à sua criatividade, energize sua força de trabalho, produza bens e serviços e tenha uma existência alicerçada nos seus próprios passos, uma trajetória segura, longeva e feliz.

3.Você no mercado de trabalho – “o (a) melhor”.

Autoaperfeiçoar-se é palavra da hora, arma de sobrevivência na selva das competições.
Hoje, nesse mundo competitivo, um profissional quer “ser melhor que outro”, seja em que função ou atividade for. Essa qualificação, no âmbito das ciências econômicas, está no rol das “Estruturas de Mercado” e denomina-se “Concorrência Monopolística”[3]. Ora, quem é o “melhor” tem melhores ofertas de trabalho, maior demanda por sua mão-de-obra e melhores salários. Um exemplo típico é o CR7, o português Cristiano Ronaldo[4], eleito (2017) o melhor jogador de futebol do mundo: seus ganhos são astronômicos, associado ao prestígio internacional. Ou ainda, a cantora estadunidense Taylor Swift, uma cantora que supera milhões de discos vendidos (2017), acumulando fortunas imensuráveis.
Empreender o próprio sucesso é interessante porque você pouco depende dos outros e muito mais de si mesmo. Basta você querer e propor esse desafio para si mesmo. Essa é mensagem para pô-lo otimista, arregaçar as mangas e entrar em ação, afinal, “querer é poder!”.
Veja como eram as estruturas das “Big-Companies” de hoje, num passado não remoto...


Inácio Dantas

do livro "Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional"

www.agbooks.com.br