Líder, em
contato com os subalternos:
1-Ordens
de trabalho devem ser faladas, jamais gritadas.
2-Repreensões
por falhas ou má conduta podem ser duras, jamais ofensivas.
3-Se um
estagiário fizer uma vez um serviço ótimo, incline-se ao elogio. Se fizer duas
vezes, observe. Se fizer várias vezes efetive-o, pois está-se diante de um
exímio profissional.
4-Nervosismo.
Ao esbravejar com um funcionário por um erro incorrigível num serviço, contenha
o fôlego e controle a emoção. Caso contrário, falará o que não deve e,
irascível, cometerá um erro incorrigível...
5-Quando
um subalterno faz uma boa pergunta, o líder deve refletir para dar uma boa
resposta. Porém, mesmo se a pergunta não tiver relevância é prudente dar uma
boa resposta, pois para quem a fez foi relevante.
6-Evolução
tecnológica, mercadológica, digital... Cabe ao líder incentivá-los ao estudo
desse novo marco evolutivo. Com o aperfeiçoamento da técnica ganha o profissional
no seu currículo e ganha a empresa na agilidade produtiva.
7-O bom
diálogo é o prenúncio do bom entendimento. E é algo inerente ao líder. Ciente
disso, ele deve portar-se com equilíbrio com o funcionário rebelde. A palavra é
uma chibata invisível para ser usada para corrigir, não para ferir...
8-Ao ter
que advertir um subalterno faça-o no ato. Não postergue. Ficar indeciso a
remoer as palavras mentalmente pode dar-lhes uma nova semântica. E, mais tarde,
quando o fizer, o sentido das palavras nada terá a ver com a essência dos
fatos...
9-Diante
de imprevistos, mantenha-se calmo – os olhos e as atenções da equipe estarão
voltados para si. Nervosismo desestabiliza e desconcentra o raciocínio. Com
serenidade reflita, concatene as ideias e decida usando a experiência e a
sabedoria.
10-Se
tiver de persuadir um operador para executar um serviço do jeito que quer, não
do jeito que ele quer, faça-o afavelmente, em “baixa pressão”. Há que pensar
que, em geral, serviço que se executa sob alta pressão ou se estraga o material
ou se danifica a ferramenta ou o serviço sai imperfeito.
Prof.
Inácio Dantas
Extraído
do livro (Ebook)do Autor "Ser Professor. Pequena bíblia do Professor"
- adquira no portal www.amazon.com.br
*Inácio
Dantas é Economista, Contabilista, Escritor (34 livros editados, sendo 4 no
México em espanhol), Professor universitário de Ciências Sociais Aplicadas,
Colunista semanal em 20 jornais no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário