sábado, 14 de maio de 2016

Líder, como agir em contato com os subalternos?


Líder, em contato com os subalternos:

1-Ordens de trabalho devem ser faladas, jamais gritadas.
2-Repreensões por falhas ou má conduta podem ser duras, jamais ofensivas.
3-Se um estagiário fizer uma vez um serviço ótimo, incline-se ao elogio. Se fizer duas vezes, observe. Se fizer várias vezes efetive-o, pois está-se diante de um exímio profissional.
4-Nervosismo. Ao esbravejar com um funcionário por um erro incorrigível num serviço, contenha o fôlego e controle a emoção. Caso contrário, falará o que não deve e, irascível, cometerá um erro incorrigível...
5-Quando um subalterno faz uma boa pergunta, o líder deve refletir para dar uma boa resposta. Porém, mesmo se a pergunta não tiver relevância é prudente dar uma boa resposta, pois para quem a fez foi relevante.
6-Evolução tecnológica, mercadológica, digital... Cabe ao líder incentivá-los ao estudo desse novo marco evolutivo. Com o aperfeiçoamento da técnica ganha o profissional no seu currículo e ganha a empresa na agilidade produtiva.
7-O bom diálogo é o prenúncio do bom entendimento. E é algo inerente ao líder. Ciente disso, ele deve portar-se com equilíbrio com o funcionário rebelde. A palavra é uma chibata invisível para ser usada para corrigir, não para ferir...
8-Ao ter que advertir um subalterno faça-o no ato. Não postergue. Ficar indeciso a remoer as palavras mentalmente pode dar-lhes uma nova semântica. E, mais tarde, quando o fizer, o sentido das palavras nada terá a ver com a essência dos fatos...
9-Diante de imprevistos, mantenha-se calmo – os olhos e as atenções da equipe estarão voltados para si. Nervosismo desestabiliza e desconcentra o raciocínio. Com serenidade reflita, concatene as ideias e decida usando a experiência e a sabedoria.
10-Se tiver de persuadir um operador para executar um serviço do jeito que quer, não do jeito que ele quer, faça-o afavelmente, em “baixa pressão”. Há que pensar que, em geral, serviço que se executa sob alta pressão ou se estraga o material ou se danifica a ferramenta ou o serviço sai imperfeito.
Prof. Inácio Dantas
Extraído do livro (Ebook)do Autor "Ser Professor. Pequena bíblia do Professor" - adquira no portal www.amazon.com.br
*Inácio Dantas é Economista, Contabilista, Escritor (34 livros editados, sendo 4 no México em espanhol), Professor universitário de Ciências Sociais Aplicadas, Colunista semanal em 20 jornais no Brasil.


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