terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Gestão, liderança. Relacionando-se com subalternos e superiores.




     Relacione-se bem com os superiores sem se esquecer dos subalternos. Tenha a ‘porta aberta’ para a diretoria e a produção, mantendo um relacionamento desenvolto e cordial. Se você comanda, é o elo de ligação para as ordens chegarem da nascente ao destino com clareza e fluidez.

     Você, líder de um setor ou departamento, deve manter-se conectado com os superiores, carreando as ordens exaradas (projetos, estratégias, metas, etc) destes aos subalternos, afim de que haja unidade de pensamento por todo o corpo empresarial.
     Dentro do organograma da empresa, o líder, tem a função de um “amortecedor”: recebe um primeiro impacto que vem dos liderados, absorve-o, e o administra. Recebe um segundo impacto dos superiores, administra-o e repassa o “efeito” aos liderados. É como se estivesse no meio de uma “batalha amiga”, por um lado liderando, por outro sendo liderado. Essa “roda-viva” é normal e inerente ao cargo. A pressão do trabalho àqueles que lideram, em qualquer área de atuação, surge dos quatro lados e durante o expediente deve ser atenuada com sabedoria e eficiência.
     O importante é você estar “ligado”, usar a experiência e o jogo de cintura afim de transitar com desenvoltura entre os superiores e os subalternos. É primordial um diálogo constante, aberto, e em alto nível com os superiores. Com os subalternos, o diálogo deve manter-se em alto nível, mas a marca das suas digitais na execução do trabalho deve estar presente. Seja na relação com eles, com clientes, fornecedores e amigos, você deve se fazer ouvir, ser ouvido, questionar, ser questionado, sempre com respeito, atenção e cordialidade.

     1.Quando em contato com os superiores, atente para:

·         Não apresentar somente problemas, mas principalmente soluções.

·     Dar ideias para criar, inovar, alterar e aperfeiçoar e implementar rotinas afim de reduzir custos e melhorar a performance produtiva, mantendo o mesmo ferramental e o mesmo quadro funcional.

·        Não levar aos superiores problemas que você pode e deve resolver.

·     Estar sempre concentrado no seu trabalho para, ao ser questionado sobre algo, responder com desenvoltura.

·      Metas e Cotas? Não realize somente o básico, o estipulado. Exceda, ultrapasse limites!

·        Não esperar ser convocado para ouvir que seu setor está crítico e deve melhorar. Mostrar, isto sim, que tem a administração do setor na “ponta dos dedos” - compras, vendas, estoques, produção, custos, performance da equipe, etc. Se possível descer aos detalhes, como unidades-homem-hora, custos e lucro por unidade, etc. Enfim, você deve agir como se o seu setor fosse uma empresa e você fosse o dono.

·        A diretoria confia os negócios a você - retribua essa confiança. Seja fiel guardião. Proteja e conserve o patrimônio sob a sua responsabilidade.

·       Cultivar afetividade e integração com os demais escalões da empresa. Amistosidade, temperança e compreensão para resolver problemas são formas de tornar fáceis as coisas complexas.

     2.Quando em contato com os subalternos:

·         Repreensões por falhas ou má conduta podem ser duras, jamais ofensivas.

·         Ordens de trabalho devem ser faladas, jamais gritadas.

·       Evolução tecnológica, mercadológica, digital... Incentive-os ao estudo desse novo marco evolutivo. Com o aperfeiçoamento da técnica, ganha o profissional no seu currículo, ganha a empresa na agilidade produtiva.

·       O bom diálogo é prenúncio do bom entendimento. E é algo inerente ao líder. Ciente disso, porte-se com equilíbrio com o funcionário rebelde. A palavra é uma chibata invisível que é para ser usada, não para dominar, mas para domar.

·        Ao ter que advertir um subalterno faça-o no ato. Não postergue. Ficar indeciso a remoer as palavras mentalmente pode dar-lhes uma nova semântica. E, mais tarde, quando finalmente o fizer, o sentido das palavras nada terá a ver com a origem dos fatos...

·      Não “pegue pesado” nas broncas ao chamar a atenção de um subalterno pelo seu primeiro erro. Lembre-se antes de ser líder quantas vezes você errou pela primeira vez...

·        Se um estagiário fizer uma vez um serviço ótimo, elogie. Se fizer duas vezes, observe. Se fizer várias vezes efetive-o, você tem um exímio profissional!

·        Quando um subalterno lhe faz uma boa pergunta, pare e reflita para dar uma boa resposta. Porém, mesmo se a pergunta não tiver relevância dê uma boa resposta, pois para quem a fez ela foi relevante.

·         Diante de imprevistos, mantenha-se calmo – os olhos e as atenções da equipe estarão voltados para você. Nervosismo desestabiliza e desconcentra o raciocínio. Com serenidade concatene as ideias, reflita e decida usando sua expertise e sabedoria.

·         Se tiver que persuadir um operador para executar um serviço do jeito que você quer, não do jeito que ele quer, faça-o de afavelmente, em “baixa pressão”. Pense que, em geral, serviço que se executa sob alta pressão ou se estraga o material ou se danifica a ferramenta ou o serviço sai imperfeito.

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Boa gestão):

     Temas complementares (Estruturas de mercado):
  
     Temas afins (Vitórias com a presença de Deus):

Nenhum comentário:

Postar um comentário