segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Administrando (e resolvendo) problemas.


Administrando (e resolvendo) problemas.


Para todo problema há sempre uma solução adequada. Administrar é isso, implementar soluções e mitigar problemas. É diante dos grandes problemas, resolvendo-os com eficientes alternativas, que o profissional expert se destaca do profissional comum.

 Navegar, quando o barco está sob bons ventos, céu azul e ondas calmas, é relativamente fácil. Porém, quando o céu se fecha e as intempéries açulam, aí, sim, é que se destaca o bom piloto. E é nesse contexto que você entra.

Bom administrador é aquele que está pronto para o trivial e muito mais para o inesperado. E quantas vezes o inesperado nos aflige derrotas... Por isso, estar bem preparado é um recurso formidável, um condicionante para superar e lograr excelentes resultados. Mas, isso não é tudo. Há outros detalhes a considerar...

Você pronto para os embates. Primeiramente você deve cuidar de si e das suas coisas, para depois se dedicar aos outros. E cuidar de si representa ter um bom emprego, boa formação nos estudos, estar saudável, ter bom relacionamento social, paz, tranquilidade.

Em segundo lugar está você e os problemas. Agora é hora de administrar, de pôr todo o seu conhecimento empírico e saberes técnicos para transformar dificuldades em facilidades. O erro aqui é capital, e o acerto representa cifrões e elevação moral. Alguns conceitos para pôr em prática:

i-Avalie o grau e a extensão do problema;

ii-Pacientemente, estude todas as formas de resolvê-lo;

iii-Detectado o quê do problema, muna-se de equipamentos, manuais, ferramentas apropriadas e de competente equipe técnica;

iv-Divida o problema[1] em subproblemas, detalhe-os e resolva primeiramente as partes mais fáceis;

v-Cuidado com a intuição ou “acho que é assim...” Lembre-se, conectar dois fios positivos gera curto-circuito;

vi-Priorize etapas[2]. Dentro de uma sequência lógica, resolva a primeira e somente depois passe para a seguinte;

vii-Se não souber como fazer, peça ajuda a quem sabe. Se for o caso, recorra à sua equipe. Lembre-se: “Várias cabeças pensam mais e melhor do que uma”.

Com essas e outras providências assertivas o problema terá uma solução rápida e eficaz. Tenha em mente, e como referencial de suas ações, que por mais experiência que tenha sempre é bom ter um parâmetro opinativo de outro profissional também experiente. Fazer as coisas de uma forma, sempre nos “mesmos moldes”, pode ter uma segunda forma de o fazer. Nesse contexto, as chances de acerto de maximizam e as de erros se minimizam. Isso significa menos tempo de trabalho, força física, uso de materiais e maquinários etc.

O sucesso na administração dos problemas gera um sprint na carreira de todo profissional. E isso repercute no seu currículo, nos seus empreendimentos e nas suas vitórias pessoais.

 

Inácio Dantas

Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”

www.agbook.com.br e www.amazon.com.br

 



[1]“Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada.” (Augusto Cury)

[2]“Não há nada tão inútil quanto fazer com grande eficiência algo que não deveria ser feito.” (Peter Drucker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário