sábado, 18 de julho de 2020

Três erros no trabalho que um profissional deve evitar:


Três erros no trabalho que um profissional deve evitar:

Nesse momento de retomada do trabalho, da atividade econômica, evitar erros profissionais no trabalho é fundamental para autovalorização pessoal e agregar valor aos produtos e serviços.

1.Desistir sem lutar[1]. Por medo de errar, ou por insegurança na própria capacidade, diz “não” ao desconhecido e aos novos desafios que o farão pensar, agir e alterar sua rotina.

Dica: Cobre de si mesmo mais garra e ousadia. Se estiver dentro das suas habilidades ouse, participe, tente. Jamais desista de lutar, e vencer, sem antes ensejar bons golpes de luta. 

Obs: Chacoalhe o querer, espane o pó da comodidade. Você tem um pódio a subir, medalhas a conquistar. Desistir da luta e proporcionar vitória ao adversário? Nem pensar! Desistir sem lutar é não ouvir os aplausos da torcida, nem ver brilhar os holofotes do sucesso!

2.Ter desculpas prontas para possíveis erros[2]. Preocupe-se em fazer correto e bem feito os serviços que lhe compete. Não se preste a ser criativo nas desculpas e sem criatividade no trabalho.

Dica: Sucessivas desculpas para sucessivos erros farão com que percebam suas manobras e subterfúgios. Ligue-se no trabalho, dê toques de arte e qualidade e melhore a confiança e o respeito superior.

Obs: Ninguém está imune ao erro, não há perfeição humana. Se errar, desculpe-se, retrate-se, corrija-se e aprenda com o erro. Não invente “porquês” nem culpe os outros, isso mostra a incapacidade e aumenta a insegurança. Requalifique habilidades e elimine o verbo “errar” do seu trabalho.

3.Recuar, desmotivar-se. Recuar nem sempre é sinal de fraqueza, pode ser estratégia para reabastecer-se de energias, novas ideias e voltar à luta ainda mais forte e motivado. Dar “passos atrás”, desmotivado, é ausência de gana para conquistas materiais e realização íntima.

Dica: Num momento crítico, quando perceber que vai falhar ou perder o controle, pare, recue, “erga a cabeça” e motive-se. Ao retomar o passo estará firme, seguro e pronto para evoluir no serviço e na profissão.

Obs: Prepare-se. (Re)qualifique-se. Fortaleça-se física, moral e em conhecimentos. Recuar? Desmotivar-se? Isso não faz parte das suas prioridades estratégicas. Vista as luvas, “suba ao ringue” e, motivação a mil, enfrente desafios e adversários com altivez.  

Inácio Dantas
Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”
Adquira em www.agbook.com.br



[1] “Não desista. Geralmente é a última chave do chaveiro que abre a porta.” (Paulo Coelho).
[2]“Costumo voltar atrás, sim. Não tenho compromisso com o erro”. (Juscelino Kubitschek)


Nenhum comentário:

Postar um comentário