Educação: em mãos, a chave do sucesso.
Educação[1],
premissa basilar na vida do homem. Ela é uma escada que, passo a passo e degrau
a degrau, subimos em direção ao sucesso!
Mau profissional atrai mau profissional. Podemos ver esse fato acontecer todos os dias à nossa
volta. Explica-se: o bom profissional não quer fazer parceria com quem vai desvalorizar
seu trabalho e denegrir sua imagem. Logo, quem se aproxima do mau profissional,
e faz parceria, é alguém não recomendável... As empresas, por sua vez, ao
primeiro sinal de ter em seus quadros um funcionário desse naipe afastam-no de
imediato.
O profissional que não mede
suas ações, reações e comportamento perde a razão, o respeito, torna-se
imponderado e ríspido. As pessoas no entorno se afastam e o convívio fica
insuportável. E isso serve de alerta para que você no seu dia a dia jamais
perca a verve da educação, mesmo sob pressão e diante de adversidades.
Lembre-se, ao partir para atos de deseducação todos se afastarão e o deixarão
só. Por outro lado, intramuros da corporação a “falta de educação”, ou
comportamento que possa melindrar sua “Missão, Visão e Valores”, conceitos
inalienáveis, mesmo que tenha uma “posição chave” logo é chamado para
explicar-se aos superiores – e corrigir-se.
Bom profissional atrai bom profissional. Fatores como educação e cultura podem influenciar
positivamente na contratação de um funcionário ou na concretização de um
negócio. Na área corporativa, um bom profissional tem sempre, à sua volta,
outros bons profissionais para compartilhar dificuldades e estudar soluções.
Isso é um indutor de produção e ampliação de conhecimento.
Educação é o item primeiro
no currículo do profissional que garimpa vitórias. É o que vai referendar os
demais itens. Nas tratativas humanas, de qualquer nível cultural, a educação
irradia um poder que supera as diferenças entre as classes sociais. O que não
se consegue com a imposição consegue-se com a palavra bem articulada. A
educação deve estar nos gestos, na expressão corporal, nas palavras, pois
transmite tranquilidade e torna as inter-relações dóceis e cordiais.
Se você faz parte de
equipes, entenda que é desnecessário usar o tacão físico ou verbal para ser
ouvido e respeitado. Ao mostrar às pessoas a importância das suas orientações,
e do serviço a ser feito, elas o ouvirão atentamente. Portanto, fale de forma
natural, ressaltando o “como fazer” e o valor de um serviço bem feito. Usar
formas educadas de se relacionar é ser acatado, não deixar dúvidas, ressalvas
ou questionamentos. Some-se a isso que, além de tornar harmonioso o ambiente,
há um reflexo positivo por toda a empresa, expressando números importantes no
balanço final.
Inácio Dantas
Do livro “Lições para o
Autoaperfeiçoamento Profissional” – www.abgook.com.br
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