Ordens
e orientações: líder, escolha as palavras certas
1-Assunto prioritário, não mande recado.
Fale diretamente ao executor em alto e bom-som afim de que a ordem seja
compreendida e a missão cumprida.
2-Coerência. A ordem dada hoje, caso
repetida amanhã, será exatamente a mesma, quer seja no estilo, forma ou método.
Coerência: “impressão digital” do líder.
3-Se você, líder, tem um serviçal, dá
uma ordem de execução de um trabalho e ele o repassa para outro executar, sem
dúvida, esse serviçal para lhe servir não serve...
4-Ordens exaradas, ordens cumpridas. O
desacato ou recusa do executor, sem a imediata reprimenda, reduz a moral do
líder e não tarda a transformá-lo num mero palestrante sem ouvintes...
5-Cultive afetividade e integração com
os demais escalões da empresa. Amistosidade, temperança e compreensão para
resolver problemas são formas de tornar fáceis as coisas complexas.
6-Quando uma ordem é vital, deve ser
dada de forma clara, indubitável. Circulares, memorandos, e-mails são alguns
recursos para esse fim, e asseguram contra alegações de desconhecimento ou de
que o líder não “disse o que disse”...
7-Tenha a virtude da paciência nas
palavras e nas ações. Líder que, à dificuldade do liderado responde “se vira”,
“o problema é seu...”, ou, “eu já expliquei uma vez, não vou explicar duas...”,
se esquece que, além de prejudicar a produção, prejudica a empresa e a si
próprio.
8-Que resultado prático alguém consegue com a estupidez?
Usar o tacão verbal, a intimidação, a pressão, não faz parte do manual de
conduta do líder moderno. Ao contrário, o convencimento se faz pela palavra bem
expressada, pela educação, tranquilidade e consideração.
9-Prerrogativas. Simpatia, afinidades,
interesses outros entre líder e liderados que a estes permitam privilégios (ordens
de serviços mais fáceis, mais vantajosos...), podem desencadear protestos dos
não privilegiados. Há que evitar-se essa postura para não “contaminar” o
ambiente.
10-Prepotência. Não distribua ordens
prepotentemente, como se falasse a neófitos. Seus funcionários merecem
consideração. Faça-o com o sentimento que eles são parceiros, seu braço direito. Bem tratá-los é ser bem
tratado e, ao final do dia olhando o setor com alta produção refletir
sorridente: “missão cumprida”!
Inácio Dantas
Do livro “Ser Líder. Pequena bíblia do
Líder”
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