quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Líder deve "mandar" ou orientar funcionários e liderados?



Líder, oriente seus funcionários a:


1-Não faltar, não se ausentar:
E não negligenciar os compromissos trabalhistas. Assiduidade, comprometimento, dedicação, espírito solidário, qualidades que destacam e notabilizam o profissional.

2-Respeitar os colegas de trabalho:
Não se engrandecer com os subalternos nem se apequenar com os superiores. Relacionar-se profissionalmente, com equidade, educação, senso colaborativo, companheirismo.

3-Zelar pelos materiais, ferramentas e equipamentos da empresa:
Não desperdiçar tempo, energia, matéria-prima. Produzir nas formas e no cronograma estipulado. Evitar morosidade ou pressa que possa aumentar custos ou prejudicar a qualidade do produto final.

4-Respeitar o horário de trabalho:
Não atrasar-se na entrada, não antecipar-se na saída. Não abandonar o local de trabalho aleatoriamente ou sem o consentimento superior. Cumprir integralmente o tempo e as atribuições diárias estabelecidas.

5-Não relaxar, não se acomodar:
Buscar aperfeiçoamento contínuo da profissão. Contribuir ativamente na produtividade – qualidade e quantidade. Buscar a minimização de custos/despesas, maximização da produção e melhores margens operacionais.

6-Não desistir sem lutar:
Às vezes por medo de falhar, ou até por insegurança na própria capacidade, diz “não” aos novos desafios que o farão pensar, agir e melhorar as habilidades – e ganhos. Incuta-lhes o senso da “luta”, da garra, ousadia, esforço, determinação.

7-Não se considerarem um “sabe-tudo”
Erro fatal. Retire da mente deles essa autoavaliação. Eles podem até ter experiência de décadas, mas a prática sem a teoria não se completa. E você conhece sobejamente a cartilha teórica. O “tudo que eles sabem” traga como complemento para aperfeiçoar ainda mais os serviços/produtos/empresa.

8-A ter noras ideias e insights¹:
Apague da cabeça deles a imagem do professor “Pardal” e a tese que “invenção é coisa para gênios”. Oriente-os a aceitar a afirmação que, hoje e sempre, os cérebros humanos são dotados de inteligência e de potencial ilimitado, e que têm capacidade tanto para inventar coisas básicas, como um simples “clips² para prender papéis”, até máquinas complexas e sofisticadas capazes de salvar, prolongar e reavivar vidas...

9-Não julgarem-se incompetentes:
Eles produzem, em tempo compatível e com qualidade, mas não acreditam no seu potencial... Acham que seus conhecimentos são insuficientes para certos trabalhos, embora saibam que podem fazê-los eficientemente. Inseguros, têm medo do erro e serem penalizados. É aí que você, experiente, orienta, aclara dúvidas, deixa-os seguros para produzirem. Ampliar competências é de sua competência!

10-A dar sugestões criativas:
Participar do processo opinando e sugerindo é preciso. Há sempre espaço para melhorar o que não está bom, e o que está bom deixar excelente. Sugestões (Por que não?) para mudar de lugar “coisas afins” ou “estratégicas” para obter mais eficiência. Ex. Setores de maior trânsito de clientes colocar no fundo do estabelecimento; setores de laticínios e açougue ao lado das câmaras frias; na indústria, máquinas que torneiam peças grandes e pesadas instalar mais próximas do pátio de carga/descarga...


¹ insight (ideias que surgem qualquer hora do dia ou da noite).
² Em 1899 pelo norueguês Johan Vaaler.

     Prof. Inácio Dantas
     
     Do livro “Ser líder. Pequena bíblia do líder”

Nenhum comentário:

Postar um comentário