Líder, oriente seus funcionários
a:
1-Não faltar, não se ausentar:
E não negligenciar os compromissos trabalhistas. Assiduidade,
comprometimento, dedicação, espírito solidário, qualidades que destacam e
notabilizam o profissional.
2-Respeitar os colegas de trabalho:
Não se engrandecer com os subalternos nem se apequenar com os superiores.
Relacionar-se profissionalmente, com equidade, educação, senso colaborativo,
companheirismo.
3-Zelar pelos materiais,
ferramentas e equipamentos da empresa:
Não desperdiçar tempo, energia, matéria-prima. Produzir nas formas e no
cronograma estipulado. Evitar morosidade ou pressa que possa aumentar custos ou
prejudicar a qualidade do produto final.
4-Respeitar o horário de trabalho:
Não atrasar-se na entrada, não antecipar-se na saída. Não abandonar o
local de trabalho aleatoriamente ou sem o consentimento superior. Cumprir
integralmente o tempo e as atribuições diárias estabelecidas.
5-Não relaxar, não se acomodar:
Buscar aperfeiçoamento contínuo da profissão. Contribuir ativamente na
produtividade – qualidade e quantidade. Buscar a minimização de
custos/despesas, maximização da produção e melhores margens operacionais.
6-Não desistir sem lutar:
Às vezes por medo de falhar, ou até por insegurança na própria
capacidade, diz “não” aos novos desafios que o farão pensar, agir e melhorar as
habilidades – e ganhos. Incuta-lhes o senso da “luta”, da garra, ousadia,
esforço, determinação.
7-Não se considerarem um
“sabe-tudo”
Erro fatal. Retire da mente deles essa autoavaliação. Eles podem até ter
experiência de décadas, mas a prática sem a teoria não se completa. E você
conhece sobejamente a cartilha teórica. O “tudo que eles sabem” traga como
complemento para aperfeiçoar ainda mais os serviços/produtos/empresa.
8-A ter noras ideias e insights¹:
Apague da cabeça deles a imagem do professor “Pardal” e a tese que
“invenção é coisa para gênios”. Oriente-os a aceitar a afirmação que, hoje e
sempre, os cérebros humanos são dotados de inteligência e de potencial
ilimitado, e que têm capacidade tanto para inventar coisas básicas, como um
simples “clips² para prender papéis”, até máquinas complexas e sofisticadas
capazes de salvar, prolongar e reavivar vidas...
9-Não julgarem-se incompetentes:
Eles produzem, em tempo compatível e com qualidade, mas não acreditam no
seu potencial... Acham que seus conhecimentos são insuficientes para certos
trabalhos, embora saibam que podem fazê-los eficientemente. Inseguros, têm medo
do erro e serem penalizados. É aí que você, experiente, orienta, aclara
dúvidas, deixa-os seguros para produzirem. Ampliar competências é de sua
competência!
10-A dar sugestões criativas:
Participar do processo opinando e sugerindo é preciso. Há sempre espaço
para melhorar o que não está bom, e o que está bom deixar excelente. Sugestões
(Por que não?) para mudar de lugar “coisas afins” ou “estratégicas” para obter
mais eficiência. Ex. Setores de maior trânsito de clientes colocar no fundo do
estabelecimento; setores de laticínios e açougue ao lado das câmaras frias; na
indústria, máquinas que torneiam peças grandes e pesadas instalar mais próximas
do pátio de carga/descarga...
¹ insight (ideias que surgem
qualquer hora do dia ou da noite).
² Em 1899 pelo norueguês Johan Vaaler.
Prof. Inácio Dantas
Do livro “Ser líder. Pequena bíblia do líder”
Nenhum comentário:
Postar um comentário