quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Líder homem & líder mulher? Competência, meritocracia



Líder & Competência. Dez reflexões:

1-Entre profissionais refinados, quando precisar dar broncas amargas procure antes dosar a língua no açúcar...
2-Líder calmo e equilibrado não se mede por ações pontuais, e sim pela temperança nos trabalhos do dia a dia.
3-Não é característica de um verdadeiro líder apropriar para si os lucros do sucesso e os prejuízos do fracasso dividir com os liderados...
4-Quando a empresa lucra com a sua liderança – ideias viáveis e trabalho competente -, a maior lucratividade é sua, pois o transforma num profissional vencedor!
5-Funcionário que discute com o líder sobre o melhor método de fazer um trabalho não deve ser advertido e sim elogiado, pois trabalha objetivando menor custo e  maior qualidade.
6-Pela quantidade de mercadorias vencidas, velhas e empoeiradas nos balcões e prateleiras de um estabelecimento, podemos calcular a “qualificação” do profissional - e o prejuízo no caixa...
7-A agenda de quem tem metas auspiciosas a construir é escrita com relações de honestidade e fidelidade, pois, reciprocamente, é assim que os opostos irão honesta e fielmente se relacionar conosco!
8-Líder não é como as nuvens, que aos ventos repentinos alteram sua forma, intensidade, direção... Ele mantém-se original, firme, constante. Por isso, comete um grande erro ofender os subordinados e humilhar-se aos superiores!
9-A unidade de um grupo, em ideias e ações, é o vetor principal para realizar exitosamente planos e metas. Para tanto, mantenha seriedade e motivação nas suas ordens e verá funcionários sérios, motivados e altamente produtivos.
10-Assim como entre os cascalhos encontram-se diamantes, no quadro funcional da mais simples empresa encontram-se profissionais geniais. Líderes que trocam conhecimento e experiências com eles ensinam e aprendem com louvor.

Prof. Inácio Dantas
Do livro “Ser líder. Pequena bíblia do líder”
Adquira em:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-940335387-ser-lider-pequena-biblia-do-lider-_JM

Líder deve "mandar" ou orientar funcionários e liderados?



Líder, oriente seus funcionários a:


1-Não faltar, não se ausentar:
E não negligenciar os compromissos trabalhistas. Assiduidade, comprometimento, dedicação, espírito solidário, qualidades que destacam e notabilizam o profissional.

2-Respeitar os colegas de trabalho:
Não se engrandecer com os subalternos nem se apequenar com os superiores. Relacionar-se profissionalmente, com equidade, educação, senso colaborativo, companheirismo.

3-Zelar pelos materiais, ferramentas e equipamentos da empresa:
Não desperdiçar tempo, energia, matéria-prima. Produzir nas formas e no cronograma estipulado. Evitar morosidade ou pressa que possa aumentar custos ou prejudicar a qualidade do produto final.

4-Respeitar o horário de trabalho:
Não atrasar-se na entrada, não antecipar-se na saída. Não abandonar o local de trabalho aleatoriamente ou sem o consentimento superior. Cumprir integralmente o tempo e as atribuições diárias estabelecidas.

5-Não relaxar, não se acomodar:
Buscar aperfeiçoamento contínuo da profissão. Contribuir ativamente na produtividade – qualidade e quantidade. Buscar a minimização de custos/despesas, maximização da produção e melhores margens operacionais.

6-Não desistir sem lutar:
Às vezes por medo de falhar, ou até por insegurança na própria capacidade, diz “não” aos novos desafios que o farão pensar, agir e melhorar as habilidades – e ganhos. Incuta-lhes o senso da “luta”, da garra, ousadia, esforço, determinação.

7-Não se considerarem um “sabe-tudo”
Erro fatal. Retire da mente deles essa autoavaliação. Eles podem até ter experiência de décadas, mas a prática sem a teoria não se completa. E você conhece sobejamente a cartilha teórica. O “tudo que eles sabem” traga como complemento para aperfeiçoar ainda mais os serviços/produtos/empresa.

8-A ter noras ideias e insights¹:
Apague da cabeça deles a imagem do professor “Pardal” e a tese que “invenção é coisa para gênios”. Oriente-os a aceitar a afirmação que, hoje e sempre, os cérebros humanos são dotados de inteligência e de potencial ilimitado, e que têm capacidade tanto para inventar coisas básicas, como um simples “clips² para prender papéis”, até máquinas complexas e sofisticadas capazes de salvar, prolongar e reavivar vidas...

9-Não julgarem-se incompetentes:
Eles produzem, em tempo compatível e com qualidade, mas não acreditam no seu potencial... Acham que seus conhecimentos são insuficientes para certos trabalhos, embora saibam que podem fazê-los eficientemente. Inseguros, têm medo do erro e serem penalizados. É aí que você, experiente, orienta, aclara dúvidas, deixa-os seguros para produzirem. Ampliar competências é de sua competência!

10-A dar sugestões criativas:
Participar do processo opinando e sugerindo é preciso. Há sempre espaço para melhorar o que não está bom, e o que está bom deixar excelente. Sugestões (Por que não?) para mudar de lugar “coisas afins” ou “estratégicas” para obter mais eficiência. Ex. Setores de maior trânsito de clientes colocar no fundo do estabelecimento; setores de laticínios e açougue ao lado das câmaras frias; na indústria, máquinas que torneiam peças grandes e pesadas instalar mais próximas do pátio de carga/descarga...


¹ insight (ideias que surgem qualquer hora do dia ou da noite).
² Em 1899 pelo norueguês Johan Vaaler.

     Prof. Inácio Dantas
     
     Do livro “Ser líder. Pequena bíblia do líder”

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Autoliderança: Você, líder do seu sucesso!



Autoliderança: Você, líder do seu sucesso!
A ideia da “autoliderança” é questão de sobrevivência neste mundo contemporâneo. Ter uma visão em 360 graus do que nos ocorre no dia a dia é ter, de pronto, possibilidade de montar estratégias para enfrentar e superar as adversidades. Deixar que acorram sem enfrentamento pode ser fatal ao desenvolvimento futuro, tanto do sucesso pessoal quanto da própria felicidade.
Por conseguinte,  a ideia é: desenvolva dentro de si a capacidade de liderar-se, ela é um passo à frente para liderar o entorno. “Ah, mas isso é difícil pra mim, não me sinto com capacidade...” pode pensar alguns. Mas, cabe aqui algumas indagações:  Você é pai (ou mãe)?; Têm familiares (ou pessoas) que dependem se si?; Exerce alguma atividade que “pessoas” vêm pedir sua opinião para decidirem o que fazer?... Se houver ao menos uma resposta “sim” você está “se liderando” e, sem perceber, ergue alicerces para liderar terceiros.
Pouco Estudo
É comum pessoas de pouco estudo acharem-se incapazes dessa tarefa. Às vezes até ajudam a liderar o sucesso alheio, mas o seu próprio fica estagnado, jogado na caixa do “impossível”...
Muito Estudo
Por outro lado, há também pessoas estudadas que “sabem tudo”, mas são apáticas com relação ao desenvolvimento de suas próprias aptidões e capacidades.


Autoconhecimento

   Preparar-se para liderar o próprio sucesso é tarefa que não se pode procrastinar ou transferir a “amigos” ou terceiros. Nessa empreitada urge desenvolver insights e buscar o estudo e subsídios para criar um corpo próprio de enfrentamento, e assim sair à frente e erguer, desde a planta e alicerces do conhecimento até o telhamento do seu edifício do sucesso.

Prof. Inácio Dantas
Do livro “Você, líder do seu Sucesso!”