Seis
erros que você, profissional, deve evitar
1.Trabalhar
em excesso. A ideia de levar serviço para casa e trocar o lazer pelo fazer
pode ser um indutor de melhor remuneração, mas certamente é também da fadiga
física e do estresse. Sua jornada de trabalho na empresa já o leva aos limites
das forças. Evite ao máximo a dupla jornada.
Dica: Mesmo que você adore trabalhar, seja racional e não faça
mais do que suas energias permitem. Ganhar dinheiro e perder saúde não é uma
combinação inteligente.
2.Irritar-se facilmente. Quando um colega
discorda dos seus métodos você perde a paciência, muda o humor e esbraveja. Com
isso perde a razão e diminui seu conceito profissional.
Dica: Evite reações automáticas. Controle a irritação. Reflita,
inspire fundo e avalie o que lhe é proposto. Há boas sugestões que podem se
somar às suas e propiciar trabalhos em alto nível.
3.Achar-se
o “sabe tudo”. Erro fatal. Recicle essa autoavaliação. Você pode saber
muito de muita coisa, mas não sabe tudo de tudo. De repente você pode ser
questionado e ter que se dobrar a perguntas sem respostas.
Dica: Aceite o saber dos outros. Interaja harmonicamente
procurando ensinar e aprender. Diálogo em alto nível traz melhoria nas relações
humanas e profissionais.
4.Desistir
sem lutar. Por medo de errar, ou por insegurança na própria capacidade, diz
“não” aos novos desafios que o farão pensar, agir e alterar sua rotina.
Dica: Cobre de si mesmo mais garra e ousadia. Se estiver dentro
das suas habilidades ouse, participe, tente. Jamais deixe-se vencer antes de
lutar.
5.Ter
desculpas prontas para possíveis erros. Preocupe-se em fazer correto e bem
feito os serviços que lhe compete. Não se preste a ser criativo nas desculpas e
sem criatividade no trabalho.
Dica: Sucessivas desculpas para sucessivos erros farão com que
percebam suas manobras e subterfúgios. Ligue-se no trabalho, dê toques de arte
e qualidade e melhore a confiança e o respeito superior.
6.Recuar, desistir das ações. Recuar nem
sempre é sinal de fraqueza; pode ser estratégia para reabastecer-se de energias
e novas ideias e voltar à luta ainda mais disposto e preparado.
Dica: Num momento crítico, quando você perceber que vai falhar
ou perder o controle, pare, recue e fortaleça-se. Ao retomar o passo estará
pronto para evoluir no serviço e na profissão.
Prof. Inácio Dantas
Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento
Profissional”
Nenhum comentário:
Postar um comentário