domingo, 18 de março de 2018

Olhando o mundo com os óculos do sucesso.




O olhar do profissional, líder do seu sucesso, que faz acontecer, que cria, transforma, produz, deve ser abrangente, trezentos e sessenta graus, perscrutando o horizonte dos negócios - lucros, bons salários, evolução qualitativa de vida.
As empresas não querem somente o profissional competente. O incompetente, aliás, tem os dias contados... Elas querem o profissional metacompetente, aquele que transcende as próprias metas, que se desdobra e faz mais que o trivial – “extrametas”. Esse é o que tem o olhar aguçado, que vê com brilho o futuro, que prepara o palco do sucesso onde há de ser aplaudido.
E aonde deve estar o seu olhar? Em em que direção? Sua visão deve estar à frente da concorrência - antecipar-se aos problemas e propor soluções; sugerir rotinas mais eficientes, aumentar a produção, minimizar sobras, aparas, etc. -, e em direção á planilha de vendas e lucros.
Logo, ponha os óculos do sucesso e mova-se. Para que ficar “amassando o barro da mesmice”, preso nas algemas do “sempre igual”? Não pense “esse serviço está sendo feito errado, mas não tenho nada com isso”... Você é um agente agregador de riquezas intramuros da empresa. Abra o olhar da mente e foque novas alternativas para velhas rotas. Recrie formas mais eficientes de fazer coisas que há décadas se faz do mesmo jeito; opine sobre novos equipamentos que reduzem o tempo de produção e o custo de mão-de-obra; sugira novos fornecedores de mercadorias ou matérias-primas, que tenham prazos maiores de pagamento, entrega mais rápida, menos custos e que apresentem a mesma qualidade. Participe mais ativamente das reuniões. Discuta. Proponha. Discorde, se for o caso, e explique o porquê. Não aceite erros banais em setores que vão refletir no seu setor. Seja guardião da bandeira que você defende. Ajude a ascender os números da rentabilidade e os números do seu holerite também ascenderão. É causa e efeito. Faça, não um dia de sucesso, mas os trezentos e sessenta e cinco dias do ano. Você tem sabedoria, aplique-a. Olhe a vida com os óculos do sucesso, bem perto, sobre a palma das mãos.


Reflexão: 
Desvie o olhar se seus olhos, de repente, mirarem em direção a alvos que sinalizem o fracasso. Vista os óculos e amplie a visão: seu foco deve ter a direção do sucesso. Deixe para os adversários, concorrentes e inimigos o privilégio da derrota...

Prof. Inácio Dantas
Do livro “Você, líder do seu sucesso!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário