Afaste-se de pessoas de má reputação, seja perspicaz. Não se
associe a elas para que não suceda ao chover lucros cair prejuízos na sua cabeça...
Como é a sua
reputação[1]
na sociedade?
Como você se vê?
Como os outros o
veem?
As respostas a essas
perguntas são importantes para você se autoaquilatar e mensurar a quantas anda
a sua reputação. Ver-se e ser visto como alguém acima de qualquer comentário
desairoso é o que eleva o status do caráter humano. Às vezes você pensa que o seu
conceito anda exemplar e, no entanto, está depreciado. E isso o faz perder
pontos e ser ignorado pelos amigos, além de deixar escapar boas chances de
trabalho e evolução na carreira. Por isso, a reputação deve ser impecável, qual
um edifício vistoso com pintura nova e reluzente: todos que o veem o tem em boa
conta, admiram e aprovam.
Reputação em baixa. Você deve ater-se às
atitudes que causam o declínio de alguém que era destaque e de repente é
excluído do posto. Considere que a reputação, ao ser enxovalhada, o mercado
“fecha-se” para ele. Quem vai fazer negócios, assinar contratos, dar aval,
atestado de idoneidade, indicar para cargos alguém de caráter dúbio e
questionável? A má reputação é uma fazedora de desempregados – e de alijados do
contexto social. Quem indica para ocupar um cargo numa empresa, por mais
simples que seja a função, aquele que nem mesmo quem o indica confia...?
A reputação de
alguém, hoje, repercutirá amanhã. Se ela for ruim, será como uma caixa de
pecados que, uma vez aberta contaminará todos à volta. Se for boa, receberá o
aval de cidadão honorável e será convidado a projetos de grande magnitude.
Boa reputação. A boa reputação, efetivamente, é uma das
qualidades para abrir portas e permitir a ascensão social. Mas, atenção, há uma
ressalva: boa reputação, sozinha, não é garantia de sucesso. Mas ajuda. E
muito. Bom nome na praça, bons referenciais, boa fama, decoro,
responsabilidade, conceito social ímpar, tudo isso faz parte do currículo do
profissional que pretende escrever uma história pontilhada de vitórias - para
si e para a corporação que defende. A
outra qualidade, também de sumo valor, é a probidade, competência, zelo, senso
empreendedor e estudo: e aí teremos um profissional pronto para ocupar espaço
de destaque.
É vital conduta e
reputação estarem em sincronia, uma ser reflexo da outra, sem ambiguidades. Ter
“ficha limpa”, comportamento ímpar e ser respeitador das leis é o que credencia
o profissional a postular, exitosamente, cargos melhores e remunerações
maiores.
[1]“É
mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação.”
(Friedrich Wilhelm Nietzsche)
"Os grandes
navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades". – (Epícuro)
“Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é
melhor do que a riqueza e o ouro” (Provérbios 22:1)
Prof. Inácio Dantas
Do livro “Lições para
o Autoaperfeiçoamento Profissional”
https://agbook.com.br/book/261707--Licoes_para_o_Autoaperfeicoamento_Profissional
Tags: Cartel, monopólio, duopsônio
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