segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Reputação: sua marca de vida.

Afaste-se de pessoas de má reputação, seja perspicaz. Não se associe a elas para que não suceda ao chover lucros cair prejuízos na sua cabeça...

Como é a sua reputação[1] na sociedade?
Como você se vê?
Como os outros o veem?
As respostas a essas perguntas são importantes para você se autoaquilatar e mensurar a quantas anda a sua reputação. Ver-se e ser visto como alguém acima de qualquer comentário desairoso é o que eleva o status do caráter humano. Às vezes você pensa que o seu conceito anda exemplar e, no entanto, está depreciado. E isso o faz perder pontos e ser ignorado pelos amigos, além de deixar escapar boas chances de trabalho e evolução na carreira. Por isso, a reputação deve ser impecável, qual um edifício vistoso com pintura nova e reluzente: todos que o veem o tem em boa conta, admiram e aprovam.

Reputação em baixa. Você deve ater-se às atitudes que causam o declínio de alguém que era destaque e de repente é excluído do posto. Considere que a reputação, ao ser enxovalhada, o mercado “fecha-se” para ele. Quem vai fazer negócios, assinar contratos, dar aval, atestado de idoneidade, indicar para cargos alguém de caráter dúbio e questionável? A má reputação é uma fazedora de desempregados – e de alijados do contexto social. Quem indica para ocupar um cargo numa empresa, por mais simples que seja a função, aquele que nem mesmo quem o indica confia...? 
A reputação de alguém, hoje, repercutirá amanhã. Se ela for ruim, será como uma caixa de pecados que, uma vez aberta contaminará todos à volta. Se for boa, receberá o aval de cidadão honorável e será convidado a projetos de grande magnitude.

Boa reputação. A boa reputação, efetivamente, é uma das qualidades para abrir portas e permitir a ascensão social. Mas, atenção, há uma ressalva: boa reputação, sozinha, não é garantia de sucesso. Mas ajuda. E muito. Bom nome na praça, bons referenciais, boa fama, decoro, responsabilidade, conceito social ímpar, tudo isso faz parte do currículo do profissional que pretende escrever uma história pontilhada de vitórias - para si e para a corporação que defende.  A outra qualidade, também de sumo valor, é a probidade, competência, zelo, senso empreendedor e estudo: e aí teremos um profissional pronto para ocupar espaço de destaque.

É vital conduta e reputação estarem em sincronia, uma ser reflexo da outra, sem ambiguidades. Ter “ficha limpa”, comportamento ímpar e ser respeitador das leis é o que credencia o profissional a postular, exitosamente, cargos melhores e remunerações maiores.



[1]“É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação.” (Friedrich Wilhelm Nietzsche)
"Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades". – (Epícuro)
“Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro” (Provérbios 22:1)


Prof. Inácio Dantas
Do livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional”
https://agbook.com.br/book/261707--Licoes_para_o_Autoaperfeicoamento_Profissional

Tags: Cartel, monopólio, duopsônio

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