Líder, alguns fatores a considerar para melhorar vendas e lucros:


1.Preço. O fator que determina alguém comprar numa loja e não em outra, considerando que as marcas e qualidades dos produtos sejam iguais (“ceteris paribus”) é indiscutivelmente a função preço.
2.Custo instalado. Procurar reduzir os custos-fixos¹ e estabilizar os custos variáveis. Esse decréscimo nos custos transfere para os preços de vendas sem prejuízo das margens de lucratividade (“mark-up”).
3.Entrega em domicílio. Há sempre um público que prefere a comodidade de deixar o carro em casa e optar pela entrega (compras através da Internet (E-commerce)). É um canal de vendas que vem num crescente nos último anos.
4.Promoções & ofertas. Fazer promoções (“queima de estoques” etc) constantes ou ofertas (tipo “leve 3 pague 2”) ou mesmo sorteio de bens de pequeno valor é um importante atrativo para aumentar a frequência (fluxo) da loja.
5.Lado Social. Ofertar para os clientes, quando viável, e de forma gratuita (mensal, quinzenal, etc.), cursos de culinária, confeitaria, artesanato etc. Com isso motiva, fideliza a clientela e promove a integração social na comunidade.
6.Atendimento. Há algo pior do que ser mal atendido, ficar longos minutos em filas intermináveis, enfrentando empregados mal-humorados e destreinados? Ter um atendimento superior ao concorrente é conquistar para si os clientes dele...
7.Contingências². Resolver contingências é usar a expertise no lugar da impulsividade, a lógica no lugar da intuição, a coragem no lugar do medo. Em verdade, na calmaria qualquer um conduz as velas; nas tormentas somente o bom velejador...!
8.Oferta & Demanda. Criar novos produtos, renovar os velhos, dar um novo visual às embalagens... Aumentar a oferta, sobretudo de itens essenciais é essencial para agregar vendas/lucros. Há um conceito do economista clássicoJean Baptiste Say (França) que diz “a oferta cria a sua própria demanda”...
9-“Energia” na liderança. Preguiça, desinteresse? Preguiça é interpretado como “aversão ao trabalho”; desinteresse, por  sua vez, é “o abandono dos interesses próprios e de outrem”. Efeito desses dois males: o currículo de um profissional é avaliado com uma lupa – e um currículo comportamental tem as “portas fechadas” irremediavelmente...
10-Loja “certa no lugar certo”. Não basta montar balcões modernos, dispor de empregados uniformizados, encher de mercadorias as prateleiras, loja bonita, estacionamento, boa propaganda/marketing... O lugar onde ela está instalada é o ponto “x”. Avenidas largas, fácil acesso, massa populacional e poder aquisitivo, distância da concorrência, estacionamento espaçoso, valor do investimento etc. são fatores altamente relevantes a considerar.
¹ Custos = considerar Custo + Despesas (Custos Fixas, variáveis, diretos, indiretos; Despesas Fixas e Variáveis).  Leia “Contabilidade Introdução e Intermediária”, do mesmo Autor, no tópico “Custos” onde há exemplos e demonstração do “Ponto de Equilíbrio Contábil”
² Contingência: evento que pode ou não suceder ou existir; duvidoso, incerto.

 Obs: Aumentar ou Diminuir lucros, com relação às Vendas:
a) Aumentar os Lucros reduzindo as vendas: Crescer mais que proporcionalmente as margens brutas sobre as vendas do que a margem dos custos/despesas sobre as vendas;
b) Diminuir os lucros aumentando as vendas: a operação inversa da letra a)
Prof. Inácio Dantas
extraído do livro do Autor (Ebook) "Ser Líder. Pequena Bíblia do Líder" -www.amazon.com.br