segunda-feira, 27 de abril de 2015

Flexibilidade: trabalho coordenado, relacionamento amigável - êxito humano e material.



Uma das grandes qualidades de um líder é a flexibilidade. Na dose certa, na hora certa. É primordial ser flexível nas divergências, nas opiniões, na implementação de uma ideia que pode ter variadas aplicações. Negativas de propostas, de sugestões ou ideias, sem uma análise prévia abalizada, devem ser refutadas, assim como concordâncias simplesmente para agradar os outros não é conduta recomendável. Há que ter-se flexibilidade para ouvir e falar, propor ou divergir, aceitar ou recusar, tendo sempre como referencial o bom senso e a visão real da viabilidade econômica ou social, momentânea ou futura. É também importante ter afabilidade no trato, ser maleável e cordato. E, inegavelmente, nos dias de hoje são qualidades que destacam e referendam o profissional.
Você, que objetiva o êxito, seu e da sua empresa, deve ser flexível no entendimento e ter a amizade como bastião. Não pense em resistir, marcar posição e não ceder. Mudanças são fundamentais para dinamizar o processo existencial e mesmo a rotina corporativa. É impossível alcançar o êxito com rispidez, displicência, imprudência ou deixar que a inflexibilidade conturbe as inter-relações. Embora o provérbio diga que “negócios são negócios, amizades à parte”, não se deve destruir a amizade para construir lucros. Nem se perder lucros para privilegiar amizades. Pense que o êxito é uma soma de pequenas ações, humanas e materiais, corretas, firmes e bem coordenadas.

Reflexão:
Ser flexível é não ter “sim” e “não” gravados na ponta da língua. É ter “jogo de cintura” para aceitar ou refutar quando necessário; é ouvir ideias, mesmo contrárias quando factíveis, e é não ficar solitário, mas fazer parte do todo numa voz uníssona.

Prof. Inácio Dantas
Extraído do livro “Você, Líder do seu Sucesso!”
www.amazon.com.br


Um comentário: