segunda-feira, 19 de março de 2012

Líder de equipe - Considerações importantes.




Líder de equipe

     Ao premiar um funcionário excelente, cria-se um motivador potencial que se irradia a todos os membros da equipe e, por extensão, a todos os funcionários da empresa, à busca pela excelência.  

      O trabalho do líder e equipe envolve comprometimento, dedicação e alta carga de responsabilidade. É uma carreira que pode ser breve ou longa, de fracasso ou sucesso, a depender do desenvolvimento do profissional - se ele está mais para a união ou mais para a dispersão.
      Candidato que pretende seguir e se destacar nessa laboriosa função não pode refrear seu ritmo nem subjugar seu currículo realizando trabalhos e comandos em níveis abaixo do seu potencial. É imperioso dar o melhor de si e buscar ser expoente. É dessa forma que aplana as divergências e pavimenta a estrada rumo às conquistas: suas, dos seus liderados e da empresa.

         Perspectivas a considerar

*   Motivar os funcionários a alcançar metas e objetivos. Prêmios, promoções, gratificações, etc, são formas de motivação. Funcionários motivados, produção ampliada.

*    Sensibilizar o funcionário menos capacitado do seu valor e importância na equipe é uma forma de incluí-lo, envolvê-lo e contar com sua participação e colaboração mais ativa.

*   Considerar os fornecedores tão importantes quanto os clientes. Tratá-los bem, pois são parceiros valiosos. Numa analogia, clientes dão lucro através das vendas, fornecedores dão lucro através das compras.

·*     Promover reuniões habituais com a diretoria, gerência, encarregados - e estes com os subalternos. A filosofia de trabalho da alta cúpula deve estar sempre enfatizada, irradiando por todo o quadro funcional.

       *     Incorporar-se aos objetivos estatutários da empresa (missão, objetivos, visão) que faz parte. Engajar-se nas suas metas de crescimento e desenvolvimento é “carteira assinada” para crescer e se desenvolver junto; líder deve estar comprometido com a empresa para que a empresa esteja comprometida com ele.

*         A carreira do líder pode ir de vento em popa, devagar como uma tartaruga ou nem decolar. Em todas essas situações ele é o piloto e tem o leme das decisões nas mãos. Pode decidir por melhores trajetos e seguir por eles ou pode ficar na estação, estagnado indefinidamente. Há que estudar, treinar, aperfeiçoar-se, escolher o melhor trajeto e seguir firme e determinado.

·*     Cérebro pensante de uma corporação, o líder é aquele que faz “acontecer”, que dá ao mercado o que o mercado não tem mas necessita ter: boa marca, bons produtos, bons serviços. Sob a sua batuta, equipes desenvolverão bens e serviços que serão absorvidos pela demanda. O tempo é breve e as ações devem ser céleres, enquanto a ideia está “fresca” e não há concorrência.

*     Há necessidade de mudanças na empresa? Cabe ao líder implementá-las de imediato. Mudança de rumo ou direção dos negócios estão afeitas ao cargo. Mudar quem ou o quê está ineficiente reduz custos e expande produtividade. Com isso melhora-se a eficiência produtiva e a saúde financeira da empresa.

     Com o senso da responsabilidade, o líder deve ater-se aos problemas graves da equipe e da empresa. Numa súbita emergência, e na falta de ideias próprias, ideias implementadas em outras empresas, com sucesso, podem servir de inspiração para resolver ou atenuar os seus problemas. Essas ideias podem ainda ser adaptadas e melhoradas, uma vez que cada empresa tem sua política interna e suas peculiaridades.

Inácio Dantas

Um comentário:

  1. Porfessor Inácio
    Achei muito interessante seu blog. Se puder colocar mais postagens de liderança eu ficaria contente de ler. Estou montando um treinamento para líderes na empresa em que trabalho e podemos trocar algum material.
    Alem disso também tenho um blog, fica o convite de leitura: http://atendimentoeentendimento.blogspot.com.br/

    Abraço,
    Marcos

    ResponderExcluir