domingo, 27 de junho de 2021

Inteligência: não a desperdice nas estradas vazias do nada...


BREVE REFLEXÃO PARA “USAR A MASSA CEREBRAL” EM PROL DE SUA EVOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO.

Inteligência: não a desperdice nas estradas vazias do nada...

“O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força.” (Provérbios 24:5)

É ainda mais sábio aquele que não empresta sua inteligência ou força à arquitetura de ideias inúteis ou obras que possam desagregar pessoas; antes, usa-as para somar e gerar coisas que sirvam à melhoria da sua própria vida e a dos demais.

Essa riqueza mental que você possui, metal-superprecioso chamado inteligência, é uma dádiva celestial para ser carreada aos feitios que promovam a paz, a integração, o bem- estar mundial. O intelecto humano deve ser usado para desvendar o desconhecido, lançar luz às dúvidas, criar, recriar, reformar, inovar... O homem não deve fazer da inteligência estradas esquinadas, íngremes, sem saídas. Ao contrário, deve preencher abismos, terraplanar montanhas, remover pedras e seguir reto e suave; deve alargá-las com a boa conduta e o correto proceder, pois outros virão e usufruirão do mesmo feito. E, à cada passo, deixar como legado um primor de obras que permitam a completude do semelhante.

O tempo é ágil, os pensamentos voláteis. Essas duas variáveis devem equacionar-se para um perfeito cociente. Perder instantes valiosos na produção de obras infrutíferas é ouro líquido que se esvai na lama e não mais recuperado.

Tenha por concepção que para um bon-vivant a inteligência e a força devem ser manuseadas para carpintar os mourões de um mundo melhor, pois é desse mundo que você e sua família felicitadamente compartilharão.

Ao usar a inteligência e a força para remover empecilhos e solidificar boas causas, com certeza seus dias terão o brilho da prosperidade. A inteligência é uma semente de ouro de mil quilates que pode ser semeada, e frutificada, a qualquer momento na terra-fértil da sua mente. Isso só depende de você.

 

Inácio Dantas

Do livro “Semeando dias Felizes!”

www.agbooks.com.br


domingo, 20 de junho de 2021

Dia 27 de junho, “Dia Nacional do Progresso”


Dia 27 de junho, “Dia Nacional do Progresso”

Você, peça central da máquina do progresso próprio.

É momento de “Ordem, Trabalho e Progresso”. As dificuldades impostas pela pandemia devem ser superadas com estratégias que resultem na proteção da saúde, continuidade da vida e subsistência. Algumas considerações para reflexão:

1.Evolução na carreira escolhida.

O mundo é uma máquina fantástica a produzir novidades, a transformar coisas e lapidar pessoas. É um processo cíclico, onde destrói-se e reconstrói-se, inventa-se e reinventa-se... O que é hoje, amanhã “já era” ou então se reciclou nos laboratórios da modernidade. Nessa roda-viva contínua, a todo instante novos profissionais despontam em todas as áreas e setores da economia em busca de trabalho – e de sucesso.

Esse é o mundo que vivemos. Você respira o oxigênio de um novo tempo. E, obviamente, é um dente dessa engrenagem bem azeitada, máquina que não para de girar e produzir riquezas.

Porém, há um quesito a avaliar: não basta você ser “mais um”. Há que ser aquele” que diz o que fazer e não que ouve o que é para ser feito”. Sim, você detém a pedra-filosofal da decisão, pois dita as ordens e coordena os trabalhos. Por isso não permita, em sua mente, haver mais interrogações que exclamações. É importante estar sempre conectado com as artes, ciências, novos produtos e serviços, tecnologia de ponta... Para isso aja, interaja, participe e seja aquele que projeta a máquina e não o que aperta os botões.

2.Potencial profissional.

A partir do momento que você considera que está na profissão certa, que é hábil e talentoso no que faz, que tem vivência e competência e que é importante no time da sua corporação, é certo pôr em prática esse potencial realizador gerando obras com excelência. A ideia de “produzir na exatidão do lhe pagam” está ultrapassada e não deve fazer parte do seu modo de ser. Sim, os paradigmas mundiais mudaram, há que extrapolar os feitos. Você deve exceder seu potencial, seja em quantidade ou qualidade, e a avaliação virá na esteira da meritocracia. Logo, o quantum irão lhe pagar será consequência.

3.Você, “o profissional certo na função e no local certo”.

Com a união da habilidade e o bom ferramental obtém-se a simbiose da perfeição da mão-de-obra. É nesse estágio que se produzem obras-primas e best-sellers. Imagine, ao contrário, um bisturi nas mãos de um carpinteiro, ou um mecânico de carros tentando uns passos de balé clássico...

4.Ao encontro do progresso.

Decodificar o mapa do tesouro para chegar ao baú das riquezas é um esforço que você empreenderá todos os dias. Porém, é imprescindível que a história desse esforço seja escrita com a tinta dos bons métodos, atitudes e comprometimento com o logotipo da empresa que defende e com os símbolos nobres da sociedade.

5.Reflexão.

Toda máquina para funcionar com perfeição há que ter todas as peças funcionando sincronicamente. A máquina são os negócios, os empreendimentos, fazedores do progresso, e você a peça central, o operador que irá transformar barras de aço em lingotes de ouro.

Inácio Dantas

Do livro “Você, Líder do seu Sucesso!” – www.agbook.com.br

 

 

sábado, 12 de junho de 2021

Comunicação & Internet: neste momento de pandemia, as redes sociais são opção de alavancar trabalho e estudo. Duas dicas importantes:


Comunicação & Internet: neste momento de pandemia, as redes sociais são opção de alavancar trabalho e estudo. Duas dicas importantes:

 

1.Comunicação: boas palavras fazem a diferença. 

Uma piada de mau gosto, um gesto insociável, uma frase mal formulada, podem ferir suscetibilidades e despertar reações de desaprovo. É reativo, instantâneo. A mente age negativamente quando o olhar vê o reprovável ou a audição capta frases indesejadas. Às vezes fazemos o impensado, ou o que dizemos, no trajeto da boca aos ouvidos alheios, toma um caminho no ar e acaba surtindo efeito diferente do desejado...

Você, no entanto, ao se expressar está imbuído de bons propósitos, de querer ser receptivo, agradável, brincalhão. Para o outro, ao contrário, sua fala e movimentos não passam de ironia, e daí aflorar respostas abruptas é um passo.

Cuidado. Ao perceber um ato-falho, desculpe-se. Cesse de imediato o mal-entendido. Explique-se, corrija-se e não deixe alongar-se o assunto. Faça-o compreender que foi uma questão de semântica, e não foi bem o que você disse o que ele ouviu...

A comunicação é a base das boas relações interpovos. Não há entendimento coeso quando a mensagem é falsa, dúbia, incerta, ininteligível. Há que ter o rótulo da unidade, da verdade, da clareza. Por isso, concatene as ideias: pense antes de agir ou falar e não aja nem fale antes de pensar. Evite palavras chulas quando o assunto é vital e não fale rebuscado em momentos de descontração.

Seja através da voz, da expressão corporal ou da cinestesia, bem se comunicar tem como efeito o entendimento, a equanimidade de ideias, a união de pessoas heterogêneas, e, enfim, a construção de projetos e a edificação do sucesso.

Ao falar, com a boca ou o corpo, comunique-se em alto nível, não o faça jogando palavras desconexas, qual folhas secas ao vento que se perdem sem rumo... Fale firme, com conteúdo, princípio, meio, fim. Ao comunicar-se, faça das palavras ouro na sua boca quando fala e pérolas nos ouvidos de quem o ouve!

 

2.Internet: use-a para investir no seu sucesso!

Com a expansão dos meios digitais, os relacionamentos interpessoais e interempresariais evoluíram, se modernizaram e se globalizaram. Sobretudo no âmbito das vendas e serviços. O que era há quinze, vinte anos atrás, caiu em desuso ou foi readequado e aperfeiçoado. Como exemplo dessa “readequação” há o “Jornal do Brasil” (JB) que deixou de ser publicado em papel para ser publicado e “entregue” digitalmente na tela do computador. Vários outros jornais e revistas, no Brasil e no mundo, também passaram a disponibilizar aos leitores, além da forma impressa a forma digital, numa dupla oferta de seus produtos/serviços. É a Internet mudando paradigmas. Dinâmica, ágil, barata - e em todo o planeta.

Com isso, em termos digitais, um novo canal foi aberto nas atividades e-commerce. Com o barateamento dos computadores/banda-larga, as vendas eletrônicas avançam e tomam espaços significativos. As negociações, através dos sites pontocom, crescem em progressão geométrica, numa combinação baixo custo & altas vendas.

Todavia, para que essa engenhosidade eletrônica funcione a seu favor, é imprescindível focar criteriosamente o perfil do elemento humano que fará parte da sua equipe. Exigir competência, disciplina, técnica, fidelidade, comprometimento é, com essas qualificações, estruturar uma equipe pronta para criar e inovar, realizar sólidos negócios e ouvir o tilintar da caixa registradora!

Aproveite a Internet, ela está “no ar” de domingo a domingo, ininterruptamente, e não tem botão “desliga’. O sucesso individual, ou de uma equipe, pode ter seu nascedouro na rede “www”. Olhe com olhar arguto esse nicho que cresce dia a dia. E não desperdice navegações fora do radar dos negócios, pois além de perder tempo você se afasta irreversivelmente da liderança do sucesso.

 

Inácio Dantas

Do livro “Você, líder do seu sucesso!” – https://bit.ly/2A9h0gA