Eficiência, eficácia - Disciplinas a serviço dos lucros.
Nesse momento de retomada da economia, dos negócios, trabalho/renda, é importante
ter disciplina nas ações para maximizar resultados. Dispersar forças e
desperdiçar materiais compromete o resultado final. Atenção!
Disciplina é sinônimo de eficiência e eficácia; ambos
são sinônimos de produtividade. Logo, não há boa produtividade com
indisciplina, seja em que segmento da vida for. Isso é inconteste.
Empresas onde líderes ordenam e liderados desobedecem
são empresas fadadas ao insucesso. Como pode um ambiente de trabalho manter-se coeso
e produtivo se ali se instalar uma Torre
de Babel? Há que todos falarem o mesmo idioma, haver sinergia entre os
pares, obediência às regras, respeito à hierarquia, aos colegas e disciplina
operacional. Ressalte-se que esses quesitos, além de serem impulsores de
faturamento e lucros, são itens que integram o padrão ISO, pois permitem
aumentar o grau de segurança e reduzir, em contraponto, o número de acidentes
de trabalho.
Seja do pedido do cliente à execução do serviço, do
início do processo da matéria-prima ao produto final, da portaria de descarga
ao depósito e do depósito às prateleiras de vendas, há um caminho lógico e
racional a ser percorrido; e esse caminho é reto e plano, sem desvios ou
ressaltos. Esse é o “percurso da eficiência”, ou seja, os bens e insumos chegam
mais rápido à área de processamento e vendas.
A disciplina
constante é qual uma mola-mestra incansável, que se retrai e se expande
empurrando para a frente os negócios. Qualquer entrave na flexibilidade dessa
mola, lá na ponta, imprevistos poderão ocorrer. E esses imprevistos resumem-se
em produtos mal acabados, com defeito, excesso de sobras e desperdícios;
mercadorias empoeiradas, vencidas, danificadas ou mal expostas na área de
vendas; serviços executados com atraso, baixa qualidade ou imperfeição, etc. E
daí decorrem trocas, substituição de peças e componentes, refazimento de
serviços gerando perda de clientes, altas de custos, prejuízos... Essas
práticas empresário algum pretende registrar nos seus negócios, pois é um
retrocesso na escala produtiva e nos lucros.
Devemos
considerar a disciplina como um item a estar presente na empresa como parte
integrante do produto final. Ela é um facilitador indispensável para os
desafios do dia a dia e para aqueles que buscam o primor e a plena eficiência
dos trabalhos. Discipline, pois, e discipline-se!
(Cresça profissionalmente dentro da empresa. Destaque-se. Recicle-se,
atitudes e conhecimentos se necessário e alcance a eficiência e a eficácia[1].
Tenha espírito solidário e colaborativo. Adicione obediência, probidade, colaboração,
caráter impoluto. Com essas qualificações você melhorará o seu currículo, e,
junto, a sua vida.)
Prof. Inácio Dantas
[1] Peter Drucker, o pai da Administração moderna, define
os termos da seguinte forma:
"A eficiência consiste em fazer certo
as coisas: geralmente está ligada ao nível operacional, como realizar as
operações com menos recursos – menos tempo, menor orçamento, menos pessoas,
menos matéria-prima, etc… Já a eficácia consiste em fazer as coisas
certas: geralmente está relacionada ao nível gerencial".
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