segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Prioridades: Neste momento de pós-pandemia, priorizar a vida, a saúde e os negócios implica em economia de tempo, forças e recursos – e resulta em sucesso.

 

Prioridades: Neste momento de pós-pandemia, priorizar a vida, a saúde e os negócios implica em economia de tempo, forças e recursos – e resulta em sucesso.

 

As prioridades, sejam na vida pessoal, trabalho ou no cotidiano, devem ter preferência de executabilidade. Uma ação desencadeia outras ações, e devem seguir um roteiro lógico e funcional. Portanto, primeira regra rumo ao sucesso: jamais executar antes de priorizar!

 

Sem pressa... Não queira fazer as coisas apressadamente ou na mesma fração de tempo. Lembre-se, “a pressa é inimiga da perfeição”. Também não seja moroso nem deixe que “os dados rolem” ao bel-prazer. Executar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo? Atenção, há que ter destreza, disciplina e ação coordenada, num processo nem sempre possível ao elemento humano. Querer fazer tudo, de chofre, teoricamente é até possível imaginar, mas na prática difícil executar. Ou fazemos uma coisa por vez, benfeita, ou corremos o risco de fazer várias vezes imperfeitamente.

Não devemos confundir “urgência” com prioridade. Urgência é um aperto, uma necessidade imediata, enquanto prioridade é primazia, preferência. Logo, as prioridades devem ser postas no início da fila dos nossos projetos. Há que se ver o grau de importância de cada uma, enfileirá-las em ordem racional e exequível. E não só isso. Há que se acompanhar o desenrolar de cada etapa, fazer os ajustes necessários e colocar a segunda prioridade na sequência. Alguns exemplos a serem priorizados:

-Equipes de Trabalho – O elemento humano é o ativo mais importante da empresa. Ele deve ter prioridade total. Qualquer desatenção será sentida no aumento da folha de pagamento & redução dos lucros...;

-Produção – Prioridade número “1”. Matéria-prima, insumos, maquinário, mão de obra... Negligenciar a produção –qualidade e quantidade- é estragar insumos e perder clientes e faturamento;

-Clientes[1] – Desenvolver técnicas para o bom atendimento, ampliar, reter e fidelizar clientes. Clientes satisfeitos, vendas em ascensão;

 -Vendas e Despesas – Priorizar o aumento de vendas & redução de despesas. O aumento dos lucros é consequência da boa combinação desses dois fatores;

-Fornecedores[2] – A matéria-prima, ou as mercadorias, de acordo com os pedidos (volumes e preços), são essenciais para a empresa. Não exceder estoques sem a resposta no faturamento. Lembre-se, clientes podem lhe dar lucros pelas vendas; fornecedores podem lhe dar lucros pelas compras;

-Planejamento e estratégias – Planejar é estabelecer prioridades visando enfrentar o futuro. Estratégia é um conjunto de ações com a alocação de recursos para resolver desafios de médio/longo prazo. Priorizar esses quesitos é fortalecer a funcionalidade do departamento/empresa;

-Investimentos – É através dos investimentos (homens capacitados, máquinas modernas, tecnologia[3] de ponta, etc) que os negócios alavancam e a empresa compete em condições vantajosas com a concorrência;

-Segurança das Informações – Espionagem industrial e hackers existem. Priorizar segurança, e combatê-los prontamente, é não comprometer dados sigilosos da empresa.

-Imagem da Empresa – É inegável que a imagem (marca, logotipo, razão social etc) é o “carro-chefe” da corporação. Imagem ilibada é sinônimo de bons negócios. Cuidado com práticas aéticas, títulos em cartório, reclamações no Procon, nos jornais etc

Em função do grau de prioridade que se estabelece para cada ação, há, evidentemente, uma reação – ou um retorno. E um erro nessa interpretação pode atrapalhar a evolução do gráfico dos negócios.

Priorize ações em função do andamento dos seus trabalhos e diante da evolução do mercado e mesmo da concorrência. Just-in-time[4]? Pode ser um recurso a ser utilizado e trazer excelente retorno.

Olho clínico e decisão assertiva para atuar devem estar presentes nas decisões. Não tenha dúvida que outros estarão agindo assim com relação a você. Portanto, mantenha-se sempre desperto para manobras extramuros com movimentos que possam influir de alguma forma no seu processo interno.

E lembre-se sempre: a maior prioridade é a sua saúde. Não adianta bolsos cheios de dinheiro e corpo cheio de doença, lembre-se sempre disso!

Inácio Dantas

Baseado no livro “Lições para o Autoaperfeiçoamento Profissional” – www.agbook.com.br, ou www.amazon.com.br

 

 

 

 

 


 



[1]Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar”. (Sam Walton)

[2]“Os fornecedores e, principalmente, os fabricantes, têm poder de mercado porque têm informação sobre um produto ou um serviço que o cliente não tem e não pode ter, e da qual não precisa se puder confiar na marca. Isso explica a rentabilidade das marcas”. (Peter Drucker)

[3] “Tecnologia hoje é commodity. O que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios.” – (Mário Sergio Cortella)

[4]Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. Wikipédia

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