Prioridades: Neste momento de pós-pandemia, priorizar a vida, a saúde e os negócios implica em economia de tempo, forças e recursos – e resulta em sucesso.
As prioridades, sejam na
vida pessoal, trabalho ou no cotidiano, devem ter preferência de
executabilidade. Uma ação desencadeia outras ações, e devem seguir um roteiro
lógico e funcional. Portanto, primeira regra rumo ao sucesso: jamais executar
antes de priorizar!
Sem pressa... Não
queira fazer as coisas apressadamente ou na mesma fração de tempo. Lembre-se,
“a pressa é inimiga da perfeição”. Também não seja moroso nem deixe que “os
dados rolem” ao bel-prazer. Executar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo?
Atenção, há que ter destreza, disciplina e ação coordenada, num processo nem
sempre possível ao elemento humano. Querer fazer tudo, de chofre, teoricamente é até possível imaginar, mas na
prática difícil executar. Ou fazemos uma coisa por vez, benfeita, ou corremos o
risco de fazer várias vezes imperfeitamente.
Não devemos confundir
“urgência” com prioridade. Urgência é um aperto, uma necessidade imediata,
enquanto prioridade é primazia, preferência. Logo, as prioridades devem ser postas
no início da fila dos nossos projetos. Há que se ver o grau de importância de
cada uma, enfileirá-las em ordem racional e exequível. E não só isso. Há que se
acompanhar o desenrolar de cada etapa, fazer os ajustes necessários e colocar a
segunda prioridade na sequência. Alguns exemplos a serem priorizados:
-Equipes de Trabalho – O elemento humano é o ativo mais importante
da empresa. Ele deve ter prioridade total. Qualquer desatenção será sentida no
aumento da folha de pagamento & redução dos lucros...;
-Produção – Prioridade número “1”. Matéria-prima, insumos,
maquinário, mão de obra... Negligenciar a produção –qualidade e quantidade- é
estragar insumos e perder clientes e faturamento;
-Clientes[1]
– Desenvolver técnicas para o bom atendimento, ampliar, reter e fidelizar
clientes. Clientes satisfeitos, vendas em ascensão;
-Vendas
e Despesas – Priorizar o aumento de vendas & redução de despesas. O
aumento dos lucros é consequência da boa combinação desses dois fatores;
-Fornecedores[2]
– A matéria-prima, ou as mercadorias, de acordo com os pedidos (volumes e
preços), são essenciais para a empresa. Não exceder estoques sem a resposta no
faturamento. Lembre-se, clientes podem lhe dar lucros pelas vendas;
fornecedores podem lhe dar lucros pelas compras;
-Planejamento e estratégias – Planejar é estabelecer prioridades
visando enfrentar o futuro. Estratégia é um conjunto de ações com a alocação de
recursos para resolver desafios de médio/longo prazo. Priorizar esses quesitos
é fortalecer a funcionalidade do departamento/empresa;
-Investimentos – É através dos investimentos (homens capacitados,
máquinas modernas, tecnologia[3]
de ponta, etc) que os negócios alavancam e a empresa compete em condições
vantajosas com a concorrência;
-Segurança das Informações – Espionagem industrial e hackers existem. Priorizar segurança, e
combatê-los prontamente, é não comprometer dados sigilosos da empresa.
-Imagem da Empresa – É inegável que a imagem (marca, logotipo, razão
social etc) é o “carro-chefe” da corporação. Imagem ilibada é sinônimo de bons
negócios. Cuidado com práticas aéticas, títulos em cartório, reclamações no
Procon, nos jornais etc
Em função do grau de prioridade que se estabelece para cada ação, há, evidentemente, uma
reação – ou um retorno. E um erro nessa interpretação pode atrapalhar a evolução
do gráfico dos negócios.
Priorize ações em função do
andamento dos seus trabalhos e diante da evolução do mercado e mesmo da
concorrência. Just-in-time[4]?
Pode ser um recurso a ser utilizado e trazer excelente retorno.
Olho clínico e decisão
assertiva para atuar devem estar presentes nas decisões. Não tenha dúvida que
outros estarão agindo assim com relação a você. Portanto, mantenha-se sempre
desperto para manobras extramuros com movimentos que possam influir de alguma
forma no seu processo interno.
E lembre-se sempre: a maior
prioridade é a sua saúde. Não adianta bolsos cheios de dinheiro e corpo cheio
de doença, lembre-se sempre disso!
Inácio Dantas
Baseado no livro “Lições
para o Autoaperfeiçoamento Profissional” – www.agbook.com.br,
ou www.amazon.com.br
[1]“Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir
todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro
lugar”. (Sam Walton)
[2]“Os
fornecedores e, principalmente, os fabricantes, têm poder de mercado porque têm
informação sobre um produto ou um serviço que o cliente não tem e não pode ter,
e da qual não precisa se puder confiar na marca. Isso explica a rentabilidade
das marcas”. (Peter Drucker)
[3] “Tecnologia hoje é commodity. O que faz a diferença
são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais
no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e
renovação constante aos negócios.” – (Mário Sergio Cortella)
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