segunda-feira, 23 de julho de 2018

Motivação pessoal: ative essa energia que pode levá-lo a grandes realizações.



Motivação pessoal: ative essa energia que pode levá-lo a grandes realizações.

1.Define-se motivação como “espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento” (Michaelis)
O primeiro impulso para motivar-se para a vitória é estar motivado consigo mesmo. Quando estamos em altoastral, felizes, de bem com a vida, irradiamos boas emanações que contagiam todos à volta. A expressão no semblante, as ideias pensadas, as palavras que dizemos, os movimentos físicos tudo vem carregado de simbolismos positivos cuja boa-energia é detectada e assimilada pelos nossos opostos. Com isso, há uma imediata empatia entre nós e eles, que repercutem no senso de humor, no estado de espírito e até no estreitamento de amizades e objetivos.
Seja em casa, no trabalho, ou em local público, as pessoas reagem ao ver-nos em função de uma reação cognitiva, ou seja, se estamos agressivos irradiamos agressividade, se estamos tristes irradiamos tristeza, se estamos alegres irradiamos alegria. Por isso, é fundamental você estar alegre, tranquilo, senso de humor receptivo, motivação a mil.

Relacionamento. Relacione-se com astral positivista - cara, sorriso, voz –, mostrando viver a vida com matizes multicoloridos e não em preto-e-branco. E mais. Mantenha o pensamento elevado, com objetivos reais, pois são motivadores em potencial para a realização das mais complexas obras. O que pensa e o que produz um profissional que se dirige ao seu trabalho sem motivação, de “pneus arreados e faróis baixos”, querendo logo que o dia acabe pois sua disposição é nula? Com certeza seu cansaço será rápido, sua paciência “zero” e sua produtividade abaixo do padrão.

2.Motivação, força íntima rumo às realizações.
Não é unicamente o salário percebido o indutor da motivação. Ele é um componente. Faz-se necessário, paralelamente, algo que motive o seu “eu” interior, como a autorrealização, a satisfação íntima, o contentamento, a alegria, o sentir-se prestigiado no grupo, a percepção que seu trabalho está agregando resultados ou propiciando melhorias às pessoas e que há um reconhecimento notório do valor e da importância do que faz. Esse conjunto de fatores eleva a autoestima e nos leva à busca da superação, a produzir cada vez mais, com melhor qualidade e e maior quantidade.

3.Energize suas motivações.
Qual o tempo de duração e o tamanho da motivação? Ela pode ser breve qual um lampejo ou ter duração atemporal; pode ser do tamanho de cada um ou ser infinito quanto os seus sonhos. Seja como for, enquanto você sentir a efervescência pulsante da motivação dentro de si, busque o melhor, o ótimo, o espetacular.
Evite rebaixar o status da qualidade do que faz. Não aceite o “quebra-galho”, o “mais ou menos”, nem se satisfaça meramente com a praticidade das coisas, tipo “garibada”, ou “do jeito que tá, tá bom...”, ou ainda recorrer ao expediente de “fazer um puxadinho”, coisas com qualidade duvidosa, unicamente para reduzir gasto e abreviar tempo. Vá na contramão dessas alternativas. Pense e aja assim: “para os outros que seja como eles querem; para mim, não, que seja como eu quero: o melhor!”.

Prof. Inácio Dantas
Do livro “Semeando Dias Felizes”

domingo, 15 de julho de 2018

A cada ação uma reação: o que damos para a vida, da vida recebemos.



A cada ação uma reação: o que damos para a vida, da vida recebemos.

Quantas vezes laboramos o dia inteiro, extenuadamente, “fazendo por fazer” nossas obrigações, “nervos à flor da pele”, desejando que as horas voem para que, quem sabe ao nascer de um novo sol as coisas mudem e tudo melhore? Com esse desejo lembrado nos esquecemos de algo precioso: o dia que perdemos. E um dia perdido é um dia a menos vivido, um dia desperdiçado, uma conta a menos no fio do pequeno rosário de nossas vidas.
Da vida recebemos o que damos a ela. Se dermos paz recebemos sossego, se dermos sorrisos recebemos alegria, se dermos trabalho recebemos riquezas. Nossos atos, palavras e estado de espírito é matéria-prima que amalgamam-se e constroem o suave transcurso dos nossos dias. E para nós termos o melhor, devemos dar o melhor de nós.
Viver num ritmo desordenado, frenético, atropelando tudo à frente e polemizando por questões vãs, é aquecer o termômetro do nervosismo e empanar o brilho do dia. E ao repetirmos diuturnamente esse gesto acabamos por abreviar sensivelmente nossa qualidade de vida.
“Cabeça fresca”, “ideias airadas”, “nervos em repouso”, conversar e interagir pacienciosamente para resolver discórdias, com equilíbrio e bom trato são formas de deslindar diferenças e permitir-se saborear a boa convivência. E assim fazer com que cada minuto seja ótimo, as horas excelentes, os dias espetaculares.
Ação e reação. A vida pode ser mil hastes, com espinhos longos, agudos, encurvados - ou das rosas imitar o frescor, aroma, beleza e cor; pode ser o joio a contaminar os grãos de trigo - ou ser o fermento para os pães dos nossos dias. A escolha é sua, é nossa, mas, lembre-se sempre, faça da sua vida uma companheira, jamais uma adversária!

Reflexão:
Amigos, cuidem bem dessa preciosidade chamada vida. Ela é única, frágil, efêmera, irrenovável. Deguste saborosamente cada dia da sua hospedagem por aqui. Seja e faça seus semelhantes felizes!

Prof. Inácio Dantas
Do livro “Semeando dias felizes!”
Brasil:

domingo, 8 de julho de 2018

Hora do Líder engendrar novas ideias na área corporativa:

ser líder. pequena bíblia do líder.



A copa do mundo acabou. Hora do Líder engendrar novas ideias na área corporativa:

1-Ideias para a produção de produtos ecologicamente corretos (O selo “verde”, a nova “febre” da demanda/consumo mundial).
2-Ideias para agilizar e racionalizar produção/estoques (Kanban, “produção-puxada”, “Just in time” etc.)...
3-Ideias para minorar o desgaste humano e dos equipamentos e aumentar a relação utilização/vida útil dos ativos... (Pessoal capacitado na manipulação do ferramental/equipamentos com eficiente setor de manutenção e reposição de peças).
4-Ideias para novos procedimentos (planejamento tributário) para reduzir a carga de impostos dentro da lei (“Elisão Fiscal”, economia de impostos dentro das Leis.)...
5-Ideias para prospectar novos potenciais compradores (poder de compra da população), nichos de mercado (alta concentração de renda e baixa oferta de bens; exportação), aumento do market-share...
6-Ideias de gestão para inovar produtos (embalagens, designers, propaganda/marketing etc.), não só investindo dinheiro, mas também investindo em tecnologia e em talentos.
7-Ideias para melhorar a qualidade da mão-de-obra gerando aumento da produtividade, reduzindo “rebarbas”, “sucatas”, horas-extras, adicional-noturno etc (treinamento e capacitação do pessoal da área produtiva e administrativa/financeira)
8-Ideias para substituir equipamentos obsoletos por modernos e ágeis (automação, robótica nanotecnologia etc), reduzindo o manuseio humano e aumentando a eficiência produtiva.
9-Ideias para redução/economia/reutilização de água (água de reuso), energia elétrica (solar, eólica, gás metano ou gasolixo), combustível, mão-de-obra capacitada, material de consumo (uso racional), estocagem, aluguéis, seguros, juros financeiros etc...
10-Ideias para a substituição de insumos (mudança de fornecedores?) por outros de menor custo e maior prazo de pagamentos, mantendo a mesma base instalada e qualidade do produto final.

Prof. Inácio Dantas

Do livro “Ser Líder. Pequena bíblia do Líder”