segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Líder, importantes perspectivas a considerar (2):


Líder, importantes perspectivas a considerar (2):
1-Ser firme no comando e fazer ver essa firmeza. Ao demonstrar fraqueza os oponentes podem se fortalecer e tentar assumir o controle.
2-Assim como o líder repreende um subalterno, de repente pode ser repreendido por um superior. É aí que ele entenderá por que temos dois ouvidos e uma língua...
3-Sensibilizar o funcionário menos capacitado do seu valor e importância na equipe é uma forma de incluí-lo, envolvê-lo e contar com sua participação e colaboração ativa.
4-Motivar os funcionários a alcançar (e ultrapassar) metas e objetivos. Prêmios, promoções, gratificações etc. são formas de motivação. Funcionários motivados, produção ampliada.
5-Não misturar negócios e amizade dentro da empresa no horário de trabalho. O lado profissional deve sempre sobrepor-se ao particular. Não dissociar esse fato pode fazer o líder perder a voz da liderança.
6-Promover reuniões habituais com a diretoria, gerência, encarregados - e estes com os subalternos. A filosofia de trabalho da alta cúpula deve ser sempre enfatizada, irradiando por todo o quadro funcional.
7-Um líder não deve refestelar-se em sua cadeira vendo o “tempo passar”, deixando suas atribuições para outro... Líder é autoridade e liderança é vital. O ‘descomando’ nada produz e pode prejudicar o que for produzido.
8-Se o líder é bacharel ou doutor, diante dos mais simples há que despir a toga da superioridade e nivelar-se a eles quando o momento assim exigir. É imperioso tê-los lado a lado, e não dispersos, rivalizando ideias e contestando ordens.
9-Há necessidade de mudanças na empresa? Cabe ao líder implementá-las de pronto. Mudança de rumo ou direção dos negócios estão afeitas ao cargo. Mudar quem ou o quê está ineficiente reduz custos e expande produtividade. Com isso agiliza-se, melhora-se a eficiência e fortalece-se a saúde financeira da empresa.
10-Cérebro pensante de uma corporação, o líder é aquele que faz “acontecer”, que dá ao mercado o que o mercado não tem mas necessita ter: boa marca, bons produtos, bons serviços. Sob a sua batuta, equipes desenvolverão bens e serviços que serão absorvidos pelos consumidores. O tempo é breve e as ações devem ser céleres, enquanto é alta a demanda e baixa a concorrência.
Prof. Inácio Dantas
(do livro "Ser Líder. Pequena bíblia do Líder" - www.amazon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário