Líder, importantes perspectivas a
considerar... (1)
(Líder e liderados...)
1-...Com habilidade, extrair do liderado todo potencial
que ele tem e carrear esse potencial para obter excelência na produção.
2-...Doutrinar os funcionários mais velhos que nunca é
tarde para aprender novas técnicas e sempre é tempo para ousar, quebrar
paradigmas e romper limites.
3-...Enfrentar o baixo conhecimento dos liderados como
um desafio. Pacientemente, orientá-los, aprimorá-los, e sempre dar respostas
inteligentes mesmo a perguntas banais.
4-...Estimular e valorizar o profissional, sobretudo se
for jovem e arrojado; dar um empuxo para ele decolar na carreira é injetar
“sangue novo” na equipe e assim agregar ao time um aliado potencial.
5-...Usar de calma e sabedoria contra aqueles que
discordam das ideias sugerindo outras, novas e melhores. Nem sempre quando o
líder expõe suas ideias há concordância total até nos pontos e vírgulas...
6-...Dentro de um setor, distribuir trabalhos e ordens
para toda a equipe de forma coordenada e racional afim de realizar objetivos e
atingir metas. Para isso há que estabelecer rotinas, criar e treinar funções e:
-enfrentar os problemas, mediá-los e propor soluções.
-estabelecer prioridades e implementá-las eficazmente.
-crises? Não esperar que aconteçam, mas antecipar-se aos acontecimentos.
-buscar o aumento de produtividade mantendo a mesma base instalada.
-unir profissionais de várias formações e integrá-los harmoniosamente no
mesmo projeto.
7-...Dentro da característica do setor, procurar
mesclar na equipe profissionais veteranos e a garotada recém-chegada, às vezes
até inexperiente. Fundir o poder da experiência com a força da juventude é uma
química que costuma produzir ótimos resultados.
8-...Agir com presteza com funcionário que não quer
“nada” e “não tá nem aí” para o trabalho. Este vive a navegar nas ondas do
comodismo, à espera de ser indenizado nos seus direitos trabalhistas. Em geral,
é do tipo que não produz e ainda “leva” mais uns dois que produzem para o mesmo
“barco”...
9-...Ter a medida do valor de um funcionário mais pelos
acertos constantes, menos pelos erros eventuais. É de bom-tom, antes de
condenar um trabalho malfeito, refletir o quanto ele já produziu com primor e o
quanto já colaborou. Se o resultado for negativo condenar veementemente; se for
positivo ser paciencioso e o reorientar como fazer benfeito.
10-...Manter conduta honrada, do tipo que aumenta com
uma lupa as qualidades e diminui para um microscópio os defeitos; que demoniza
os erros e santifica os acertos; que ensina quem não sabe e cobra qualidade de
quem tem. Esse perfil de líder, positivamente, é mentor de um time que faz as
barras do gráfico da lucratividade ascender ao topo!
Prof. Inácio Dantas
Extraído do livro (ebook) “Ser Líder. Pequena Bíblia do
Líder”
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