Dez atitudes que deve tomar
um profissional de alto impacto:
1-Prosseguir nos estudos. Abandonar a
ociosidade. Usar como lema “o mundo evolui e prospera e eu faço parte do
mundo”. O sucesso resulta da busca incessante do conhecimento e de um bom
projeto para si, da não acomodação, da persistência e da paixão pelo que faz;
2-De Office boy a empresário, de peão de
fábrica a industrial, de empregado a executivo, é, sim, possível. Para tanto o
profissional deve estar imbuído do sonho de crescer e chegar ao topo da
carreira. Transformar sonhos em realidade é uma das qualidades do profissional
de alto impacto;
3-Priorizar as pessoas, sobretudo as
capazes e que se coadunam com você nos mesmos propósitos e objetivos. União,
parceria, dois vetores que alavancam a carreira e os negócios;
4-Não deu certo um caminho, opte por
outro. O importante é prosseguir, rumo às suas metas. Um empreendimento pode
não prosperar num determinado método e deslanchar em outro. Ter esse feeling e ajustar as velas para melhores
ventos é o que diferencia o profissional do aprendiz;
5-Reinvente-se. Use os erros do passado
como lições para um futuro de aprimoramento e acertos. Aprenda o que não sabe e
reforce o saber. Concentre suas forças e seu potencial no que lhe trará
benefícios e prazer pessoal. Não perca tempo demasiado em “noitadas”, “baladas”
e ações infrutíferas.
6-Dê alma e coração aos seus negócios e
cresça como empreendedor. Não faça as coisas “por fazer”, sem emoção e
capricho. Se você pretende pintar uma obra-prima comece escolhendo a melhor
tela e as melhores tintas e pincéis.
Supere-se, surpreenda e sucesso!
7-Quando à frente de um empreendimento,
esteja atento à produção/comercialização, fluxo de caixa, capital de giro,
custos/despesas, preços, margem operacional, vendas e lucros. É fundamental
tomar as rédeas para não desandar o ritmo do negócio;
8-Estruturar-se para empreender com êxito.
Planejar previamente, ter certa independência e conhecimento da área a ser
explorada. Acrescente ainda: definir projetos, metas e objetivos,
comprometer-se e concentrar o foco no que faz, ter bom benchmarking (busca das melhores práticas para um desempenho
superior) e, principalmente, ter perseverança e competência;
9-Usar de diálogo respeitoso e educado.
Expressões tipo “por favor”, “dá licença”, “obrigado” devem ser corriqueiras no
trato com os colegas. Empatia com a equipe provém da boa educação, humildade,
fineza no trato.
10-Ética, coerência, integridade, inter-relacionamento saudável com a
equipe; você, membro do corpo de funcionários, engajado com a missão e
objetivos: crescimento da empresa, crescimento pessoal.
Inácio Dantas
(do livro “Gestão
e Liderança Descomplicada” www.amazon.com.br)
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