quarta-feira, 23 de julho de 2014

12 Dicas para um bom relacionamento no trabalho.


12 Dicas para um bom relacionamento no trabalho.

1-Treine seus funcionários que atendem o público. Funcionário treinado aumenta o movimento. O cumprimento e o sorriso são um excelente ‘cartão de boas vindas’, afinal seus clientes são o seu maior patrimônio.

2-Cultive a afetividade com os demais setores da sua empresa. Harmonia e entendimento para resolver coisas simples, são formas de tornar fáceis as coisas complexas.

3-Esteja permanentemente concentrado no seu trabalho para, ao ser questionado sobre algo, responder com desenvoltura.

4-Vai fazer um trabalho difícil? Muna-se de manuais, plantas, croquis, ferramentas apropriadas e, sobretudo, de mão de obra qualificada. Esquecer de um desses quesitos é arriscar transformar o difícil em impossível.

5-Ao fazer uma reunião evite falar de improviso. Previna-se e prepare antes uma pauta do que irá dizer. Assim você evitará assuntos dispersos e realizará uma reunião coesa e produtiva.

6-Trate decentemente todos os seus colegas quando estiver subindo as escadas rumo a cargos melhores na empresa. Deixa rastros de revolta quem sobe pisando nos outros.

7-Não tema os espinhos agudos do trabalho, são como nas flores, não ferem as pétalas. Aceite e enfrente-o, pois é um desígnio dos céus. E prefira sofrer trabalhando do que o sofrimento por não trabalhar.

8-Interesses pessoais à frente dos interesses da equipe, podem não resolver um e prejudicar o outro. Ao fazermos o individual, pensando no coletivo, o resultado é o progresso do todo. Esta receita vale para uma empresa, uma cidade, uma nação.

9-Não reclame que você vive infeliz. Bata palmas, empreenda um cântico de louvor e agradeça a Deus pela bênção do trabalho: Você é feliz e não sabe!

10-Ao dar uma ordem de trabalho não aceite ser contestado sem justa razão.  Seja impositivo e faça prevalecer sua palavra. Se você não demonstrar ‘pulso’ suas ordens não serão cumpridas e você perderá a autoridade e a liderança.

11-Não demita um empregado por não desenvolver bem uma tarefa. Dê-lhe uma segunda chance. Mude-o de função, de setor. Às vezes ele não tem aptidão para um determinado trabalho, mas pode ser excelente em outro.

12-Exerça seu comando com serenidade. Não o faça sob ‘pressão’ ou constantes ameaças. Não menospreze ou ofenda um funcionário. Valorize-o e ele será leal; enalteça-o e ele será seu aliado.

Inácio Dantas
(do livro ® “Dicas para um bom relacionamento no trabalho”)



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