Amizade, tolerância, compreensão, ética - cimento que concreta a base para erguer um relacionamento sólido, belo, duradouro.
Ética (do grego ethos: modo de ser, caráter, comportamento)
O conceito central da palavra ética vem ganhando força e representatividade como um componente a estar presente na vida de todos nós. Hoje, fala-se em ética no relacionamento social, ética nas empresas, ética na política... Busca-se aprimorar esse valor moral e torná-lo uma prática corriqueira nas atividades e no exercício das profissões. Mas, ainda há um bom caminho a percorrer para aprimoramento e aplicabilidade universal. Contudo, os primeiros passos começam já; seus frutos são múltiplos, aprovados e valorizados pela sociedade.
No âmbito corporativo, o profissional ético e a empresa ética, acabam por garantir espaço, notoriedade e destacar-se perante a concorrência. Há uma busca, pelos consumidores, por empresas que desfraldam a bandeira da ética. Felizmente, esse movimento vem se expandindo e tomando corpo.
Exemplos de empresas internacionais que evoluíram suas estruturas no campo ético, vêm, através de suas filiais no Brasil, plantando essa semente que tende a se expandir, tornar-se uma cultura e rapidamente ser implantado pelas demais empresas.
Ética é transparência honesta nos negócios. Numa empresa, deve estar presente desde a portaria de recepção, passando pelo processo produtivo, acabamento, embalagem, etc, até a expedição final. E, extramuros, estender-se ao marketing, às áreas de vendas, pós-venda, serviços, etc.
Exemplo de um fluxo ético na empresa:
Setor: | Comportamento ético |
Compras & Vendas | -Relacionamento com os clientes, fornecedores, stakeholders e público em geral -> Evitar mentir, superavaliar, prometer e não cumprir; -Com procedimentos éticos, desenvolver a relação “ganha-ganha” -> (ganha quem vende, ganha quem compra) |
Produtos | -Qualidade, respeito às especificações, normas técnicas, etc. Devem estar em consonância com regulamentos, e leis -> Não comercializar produtos vencidos, defeituosos, fora dos padrões, ineficazes; |
Preços | -Justos condizentes com o tipo de produto -> Preços honestos, sem ganância ou “supermargens” de lucratividade; |
Impostos | -Declaração e recolhimento dos impostos e tributos conforme disciplinam as leis. |
Quanto às atitudes aéticas, seus resultados são:
-Perda de reputação, clientes, empregados, investidores; -Pressões de entidades de classe e órgãos governamentais; |
Conclusão: -Impacto negativo nos resultados, perda de licitações, obstáculos à abertura de novos nichos de mercado, corrupção, sonegações... |
Ética, moral, cidadania, valores que fazem parte do mesmo contexto. Você, como um profissional de auto impacto, é imprescindível ter no seu DNA a ética como filosofia existencial. Quanto aos negócios corporativos, lembre-se, uma empresa somente será ética se todos os profissionais que a compõem também forem éticos!
Inácio Dantas
Temas relacionados (Boas atitudes):
Temas complementares (Cálculo de juros, Selic, Montante usando Excell):
Temas afins (Relacto. Social):
Nenhum comentário:
Postar um comentário