sexta-feira, 29 de abril de 2011

Direitos, limites, perseverança: armas para vitórias exponenciais.



    Não queira “levar vantagem” em tudo.
    Tampouco gaste seu tempo orquestrando formas para esse fim. “Passar a perna” nos outros é querer colher o fruto sem ter plantada a semente.
    Não “puxe o bife maior para o seu prato”. Aceite que sua parte é suficiente quando vier na proporção do que você investiu de si. Lembre-se que do outro lado tem alguém que quer dividir com eqüidade. E quando a divisão é equânime não há discórdias e todos saem satisfeitos.
    Na vida, toda disputa deve ser realizada com lisura, regras claras e em condições de igualdade. Quando um se apropria da parte do outro o resultado é a desavença.
     Viva bem, sossegado, em paz.
     Respeite os limites dos outros e os seus limites serão respeitados!

>> 

    Reflita consigo:
    Obtenho equilíbrio e boas realizações, quando:
·         Meu desejo de vencer desperta minha força para competir.
·         As palavras que saem da minha boca expressam o sentimento do meu coração: paz, amor, bem-aventurança.
·         A treva dos conflitos se desfaz ao clarão da minha presença.
·         O sorriso de minh´alma ilumina de alegria o universo ao meu redor.
·         Ouço conselhos verdadeiros que me fazem progredir e ensurdeço às falsidades e às propostas do malfazer.
·         Desprezo a inveja, a cobiça e busco alcançar as estrelas construindo meus próprios degraus.
·         Abro as janelas à conciliação para não escancarar as portas à desavença.

>> 

    Tenha perseverança e alcance o apogeu!
    Muitos daqueles que hoje convivem com o prestígio, o reconhecimento e se deleitam nas glórias do sucesso, tiveram dissabores ao longo das suas trajetórias. Mas, perseverantes, as enfrentaram uma a uma e seguiram, como um barqueiro ao mar velejando entre os turbilhões, que supera-se e dobra os traiçoeiros braços das tormentas. E nesta vida para se conquistar é assim: devemos tentar sempre; desistir, jamais.
    Então, transforme-se num guerreiro tenaz. Não desista ante os empecilhos e eles serão vencidos, pois a perseverança é a mãe de todas as conquistas.
    E o que é perseverar?
    É manter-se firme, constante, não mudar de opinião, não esvanecer; é insistir e persistir; é acreditar e lutar, pois quem luta acreditando em si é um eterno vencedor!

   Inácio Dantas
    Do livro © “Novas Lições de Sabedoria

   Temas relacionados (Qual o preço da paz?):

   Temas complementares (Educação, sabedoria...)

   Temas afins (Autoajuda):

domingo, 24 de abril de 2011

Problemas de relações - Doze "dicas" para um bom relacionamento social (X)



1-Se você é doutor, dispa a toga da superioridade e nivele-se aos seus comandados quando o momento assim convier. Tenha-os ao seu lado, e não dispersos rivalizando suas idéias.


2-Leia, instrua-se. O ensinamento que contém um livro pode ser o alicerce para edificar sua vida!

3-Seja partidário do bem-fazer. As pessoas que se unem para o bem, mais que um ato de civismo, estão assentando tijolos para construir um mundo melhor.

4- Você tem um grande amigo? Ore por ele. Um grande amigo é um ombro de apoio nas dificuldades. Ele é como um farol iluminando o mar em noite escura, indicando o caminho seguro à nau perdida!

5-Profissionalmente, não maldiga o fato de ‘começar por baixo’. Lembre-se que grandes executivos do mundo já foram office-boys.

6-Não reclame que você não tem o que em outros sobra. Se você quer ter, edifique as vigas do seu querer. Não espere, vá ao encontro de. Respire, inspire, transpire e construa!

7-O amor é um sentimento que todos nós devemos semear. Cultive-o e verá que ele volta qual uma pétala arremessada contra o vento!

8-Num momento de raiva, reflita bem antes de expressar um pensamento. Às vezes palavras erradas ferem mais que um punhal.

9-Não ouça pessoas negativas, que reclamam da vida, que trazem a voz do desânimo. Você tem um compromisso com a felicidade, com o sucesso. Ouça pessoas positivistas, que trazem palavras de elevação, de incentivo e são exemplos de luta e vitória.

10-Abra a mão do bel-prazer e construa o mínimo para si e sua família. Não deixe o tempo passar em ‘brancas nuvens’. Quem não se preocupa em edificar na sua juventude, que construções terá ao envelhecer?

11-Se você está apto, devidamente preparado para uma prova ou competição, não entre temeroso, com receio de falhar.  Entre disposto, firme, confiante, ou o seu maior adversário será você mesmo!

12-Persevere em busca da vitória, você é capaz. A maior glória de um homem é vencer usando sua própria capacidade!

     Inácio Dantas
     (do livro ® “300 Sugestões para você se Relacionar melhor”) 

     Temas relacionados (Mark-Up “Lucro por dentro”):

     Temas complementares (Amizade):

   Temas afins (Relacto entre casais):

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ética – Valor moral: boa conduta, bom comportamento.



    Amizade, tolerância, compreensão, ética - cimento que concreta a base para erguer um relacionamento sólido, belo, duradouro.


     Ética (do grego ethos: modo de ser, caráter, comportamento)

     O conceito central da palavra ética vem ganhando força e representatividade como um componente a estar presente na vida de todos nós. Hoje, fala-se em ética no relacionamento social, ética nas empresas, ética na política... Busca-se aprimorar esse valor moral e torná-lo uma prática corriqueira nas atividades e no exercício das profissões. Mas, ainda há um bom caminho a percorrer para aprimoramento e aplicabilidade universal. Contudo, os primeiros passos começam já; seus frutos são múltiplos, aprovados e valorizados pela sociedade.
    No âmbito corporativo, o profissional ético e a empresa ética, acabam por garantir espaço, notoriedade e destacar-se perante a concorrência. Há uma busca, pelos consumidores, por empresas que desfraldam a bandeira da ética. Felizmente, esse movimento vem se expandindo e tomando corpo.
     Exemplos de empresas internacionais que evoluíram suas estruturas no campo ético, vêm, através de suas filiais no Brasil, plantando essa semente que tende a se expandir, tornar-se uma cultura e rapidamente ser implantado pelas demais empresas.
     Ética é transparência honesta nos negócios. Numa empresa, deve estar presente desde a portaria de recepção, passando pelo processo produtivo, acabamento, embalagem, etc, até a expedição final. E, extramuros, estender-se ao marketing, às áreas de vendas, pós-venda, serviços, etc.
    Exemplo de um fluxo ético na empresa:

 Setor:
 Comportamento ético

  Compras
 & Vendas

-Relacionamento com os clientes, fornecedores, stakeholders e público em geral -> Evitar mentir, superavaliar, prometer e não cumprir;
-Com procedimentos éticos, desenvolver a relação “ganha-ganha” -> (ganha quem vende, ganha quem compra)

 Produtos
-Qualidade, respeito às especificações, normas técnicas, etc. Devem estar em consonância com regulamentos, e leis -> Não comercializar produtos vencidos, defeituosos, fora dos padrões, ineficazes;

 Preços

-Justos condizentes com o tipo de produto -> Preços honestos, sem ganância ou “supermargens” de lucratividade;


 Impostos

-Declaração e recolhimento dos impostos e tributos conforme disciplinam as leis.


    Quanto às atitudes aéticas, seus resultados são:

 -Perda de reputação, clientes, empregados, investidores;
 -Pressões de entidades de classe e órgãos governamentais;
 Conclusão:
 -Impacto negativo nos resultados, perda de licitações, obstáculos à abertura de novos nichos de mercado, corrupção, sonegações...

     Ética, moral, cidadania, valores que fazem parte do mesmo contexto. Você, como um profissional de auto impacto, é imprescindível ter no seu DNA a ética como filosofia existencial. Quanto aos negócios corporativos, lembre-se, uma empresa somente será ética se todos os profissionais que a compõem também forem éticos!

      Inácio Dantas

      Temas relacionados (Boas atitudes):

      Temas complementares (Cálculo de juros, Selic, Montante usando Excell):

      Temas afins (Relacto. Social):

terça-feira, 5 de abril de 2011

Motivações, sucesso pessoal. Doze reflexões para motivá-lo no trabalho.



1-Ninguém é líder porque alguém diz que ele é; e nem deixará de ser porque alguém diz que não será... Proficiência, visão lógica, perfil democrático, estudo e desenvolvimento da capacitação é o que poderá – ou não – guindá-lo ao posto máximo.

2-Quando você repreender um funcionário por erro, faça-o de forma educada. Se o ofender, ele pode até não dar o “troco” pra você na hora, mas certamente dará o “troco” depois no trabalho...

3-De Office boy a empresário, de peão de fábrica a industrial, de empregado a líder é, sim, possível. Para tanto o profissional deve estar imbuído do sonho de crescer e chegar ao topo da carreira. Transformar sonhos em realidade é uma das qualidades do profissional de alto impacto!

4-Líder experiente não se enerva nem quando reclama nem quando ouve reclamações. Mantém-se sempre frio, equilibrado, tranquilo.

5-Um líder, tenha os problemas que tiver, ao cumprimentar um funcionário não deve abrir a mão e fechar a cara.

6-Líder, tenha em mente que criar um novo produto significa, além do produto, agregar vendas de itens complementares. “A oferta de um produto cria demanda por outros produtos” (Jean Baptiste Say)

7-A inflexibilidade de alguns líderes de ousar, criar e produzir por outros métodos, faz muitas empresas soçobrarem no prejuízo.

8-Não cabe ao líder tergiversar nas explicações. Quando a pergunta é vital a resposta deve ser direta e conclusiva.

9-É vã a ideia “o que eu sei não ensino para ninguém...”. Informações guardadas no caixa-forte do egoísmo com o tempo envelhecem e ficam obsoletas.

10-Antes de liderar pessoas pense que você, como líder, lidera almas e corações. E aquele que lidera com altruísmo, bondade, justiça, faz parceria com Deus. E então, acaso quer parceiro melhor?

11-Líder, não perca a altivez e o pulso firme! Se precisar adular um funcionário para fazer um serviço é sinal que perdeu a voz de comando.

12-Em momentos em que o erro pode ser fatal, pare, abra sua valise de opções e reflita: se tiver certeza, decida; se pairar dúvidas, desista!

     Inácio Dantas
     (do livro © “Motivado para o Sucesso!”)

     Temas relacionados (Como calcular juros, Selic, financtos):

     Temas complementares (Bons resultados):

     Temas afins (Pensamento positivo):