quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Intelectualidade: ferramenta do profissional vencedor.



Intelecto é entendimento, inteligência. Há que buscar-se ininterruptamente esses valores, armazená-los no crânio, aperfeiçoá-los e fazer deles uma ferramenta para transformações e conquista do sucesso!

     Todo profissional deve evoluir intelectualmente, ter conteúdo, embasamento, coisas a dizer que modifiquem opiniões, alterem padrões e renovem conceitos existentes. E profissionais nesse nível serão sempre ouvidos, consultados e tidos como exemplo de referência top.
     O intercâmbio de informações entre pessoas cultas e obstinadas pelo saber enriquece a inteligência e transformam-nas em pedra-mais-que-preciosa. A intelectualidade é uma fortaleza onde o dragão da dificuldade é facilmente vencido pela lança da sabedoria.
     Ninguém é um planeta isolado, vagando sem órbita, desprendido dos umbrais do grande sistema. Todos nós estamos atrelados à evolução que determina o espaço a ser ocupado. E os melhores espaços estão destinados àqueles que fazem da fonte da intelectualidade sua geradora de luz; uma luz portentosa que há de acompanhá-los ao longo da vida.
    A mente humana é fantástica. É capaz de criar, armazenar e gerenciar bilhões de informações. Nosso intelecto, ilimitado, deve ser usado para nos impulsionar ao ápice das realizações. Logo, quando usamos o poder da intelectualidade para gerar coisas novas, dignas e louváveis, indiscutivelmente o resultado é pródigo de lucros e êxitos.
    Sob o âmbito profissional, sua intelectualidade deve ser carreada para fora da sua sala ou do seu setor. Não deve ficar limitada ao seu teclado de computador, à sua bancada, ou à ponta da sua chave-de-fenda. E também deve estar exposta, seja nos livros, nas artes, nas salas de aula... A matéria-prima da mente humana é a inteligência, a intelectualidade, as ideias. São bens intangíveis, geradores de riquezas imensuráveis.
     Você pode até não ter frequentado um banco de faculdade, mas sua intelectualidade pode ser fantástica. Aliás, ela é definida como um “entendimento, inteligência, faculdade de compreender. Conjunto das faculdades intelectuais.” (Michaellis). Obviamente que, com a soma dos conhecimentos escolares e livrescos, o intelecto é despertado e aumenta sua abrangência e potencial. Por isso, você não deve abster-se da leitura e da aprendizagem, seja de que fonte provenha, pois esse exercício constante o credenciará a impactar ainda mais sua intelectualidade e ela lhe dará como retorno conquistas, realizações, sucesso.

     Inácio Dantas
     
     Temas relacionados (todos nascem para liderar):

     Temas complementares (Transformar sonhos em realidade):

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Motivado para o sucesso (II). Doze perspectivas para liderar com sucesso!



1-A doação pela bondade, pela compreensão, pela aceitação das fragilidades humanas, aliada ao comando eficiente, faz do líder um ser que extrapola o profissional e invade o honorável.

2-Líder deve ficar de olho-vivo com os recém-formados: excesso de teoria prejudica a prática...

3-Funcionário altamente capaz é aquele que entendeu o serviço antes mesmo do líder explicar qual é.

4-Líder que teme trabalhos errados não tem coragem de dar ordens para ninguém.

5-A coroa real de todo líder é a experiência, a solicitude, a humildade, o respeito e consideração aos seus liderados.

6-Líder deve, com humildade, usar seus conhecimentos, experiência e intelectualidade. Líder que se julga super-homem não tarda e cai por terra derrotado pela criptonita do orgulho!

7-O poder sem o conhecimento é vão. É fundamental, ao mandar fazer, saber como, quando e o que é para ser feito.

8-Ao elogiar um “peão” por um trabalho benfeito, cuidado para não “encher a bola” dele em demasia. De repente ele pode achar-se o “tal” e pleitear o “impleiteável”... 

9-Terno bem cortado, fina gravata, nem sempre veste um executivo capaz. E, muitas vezes, uma capa suja de graxa veste um gênio!

10-Ao advertir um subalterno equilibre o peso das palavras com o peso dos erros. Líder que exagera na bronca enfraquece a razão.

11-Funcionário que discute com o líder sobre o melhor método de fazer um trabalho não deve ser advertido e sim elogiado, pois trabalha objetivando o menor custo e a maior qualidade.

12-Estruture-se para empreender com êxito. Tenha inclinação e bons conhecimentos da área a ser explorada. Acrescente ainda: definir projetos, metas e objetivos, comprometer-se e concentrar o foco no que faz, ter bom benchmarking (busca das melhores práticas para um desempenho superior) e, principalmente, ter perseverança. Com esses atributos você será sempre uma luz, jamais um refletor!

     Inácio Dantas

     Temas relacionados (Elasticidade preço da demanda):

     Temas complementares (Todos nascem para ser líderes):