sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Líder: 10 ideias para reduzir custos/despesas e aumentar lucros com a mesma base instalada:


Líder: 10 ideias para reduzir custos/despesas e aumentar lucros com a mesma base instalada:
1-Ideias para agilizar e racionalizar produção/estoques (Kanban, “produção-puxada”, “Just in time” etc.)...
2-Ideias para a produção de produtos ecologicamente corretos (O selo “verde”, a nova “febre” da demanda/consumo mundial).
3-Ideias para novos procedimentos (planejamento tributário) para reduzir a carga de impostos dentro da lei (“Elisão Fiscal”, economia de impostos dentro das Leis.)...
4-Ideias para substituir equipamentos obsoletos por modernos e ágeis (automação, robótica, nanotecnologia etc), reduzindo o manuseio humano e aumentando a eficiência produtiva.
5-Ideias de gestão para inovar produtos (embalagens, designers, propaganda/marketing etc.), não só investindo dinheiro, mas também investindo em tecnologia e talentos.
6-Ideias para a substituição de insumos (mudança de fornecedores?) por outros de menor custo e maior prazo de pagamentos, mantendo a mesma base instalada e qualidade do produto final.
7-Ideias para prospectar novos potenciais compradores (poder de compra da população), nichos de mercado (alta concentração de renda e baixa oferta de bens; exportação), aumento do market-share...
8-Ideias para minorar o desgaste humano e dos equipamentos e aumentar a relação utilização/vida útil dos ativos... (Pessoal capacitado na manipulação do ferramental/equipamentos com eficiente setor de manutenção e reposição de peças).
9-Ideias para melhorar a qualidade da mão-de-obra gerando aumento da produtividade, reduzindo “rebarbas”, “sucatas”, horas-extras, adicional-noturno etc (treinamento e capacitação do pessoal da área produtiva e administrativa/financeira)
10-Ideias para redução/economia/reutilização de água (água de reuso), energia elétrica (solar, eólica, gás metano ou gasolixo), combustível, mão-de-obra capacitada, material de consumo (uso racional), estocagem, aluguéis, seguros, juros financeiros etc...
Inácio Dantas
Do livro “Ser Líder. Pequena bíblia do Líder” – www.agbooks.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário